domingo, dezembro 31, 2006

Gloria a Deus

Caros Amigos
O Pensar Cristo foi para mim, ao longo do ano, uma casa de oração. Possibilitou-me um crescimento na intimidade para com Deus e para com os outros. Nem sempre foi tarefa fácil partilhar. Exigiu alguma entrega. No entanto, estou feliz, porque esta obra, que é Dele, foi levada até ao fim. Espero que tenha dado muitos frutos e que continue a dar. E o Caminho continua. Certamente que haverá quedas e resurgimentos. E Ele estará sempre comigo a meu lado. E eu, estarei com Ele? Nem sempre, calculo eu. Este é o desafio da santidade, de "sermos perfeitos como é o Pai". É um desafio de uma vida inteira, pois dia a dia, lutamos pela santidade. Hoje, os santos do nosso tempo podemos ser nós. Peço graça ao Senhor, para que seja um deles.
Abraço em Cristo e desejo-vos um ano cheio da presença de Deus
PBP

sábado, dezembro 30, 2006

31 de Dezembro

Há pilares que te seguram nesta vida. Há uns mais altos, outros mais grossos, outros estrategicamente melhor colocados. No meio de tantos pilares que aguentam a tua estrutura, é bom que não te esqueças do pilar principal, o pilar mestre que não pode faltar para a tua vida não vir abaixo. Quando de repente te falta um dos pilares, a tua estrutura abana e fica mais frágil. Tens medo, por um momento pensas o pior e que tudo vai cair. Mas se te conheceres bem, sabes qual é o único pilar que é indespensável para continuares de pé. Ganhas confiança na vida. Valorizas os outros pilares à mesma, mas se um te falta, não dramatizas e não o choras mais do que ele valia. Às vezes, os pilares abrem pequenas fendas ou até grandes rachas, mas tal não quer dizer que tudo vai cair. Tens sempre matéria prima para os reparar, segurar e fortalecer. E se um cai, sempre podes construir mais pilares. O importante é que o pilar principal não caia, e para isso tens de o cultivar sempre que puderes, com a tua Fé, Oração e Obras. Só o Amor cimenta bem a estrutura da tua vida. Lembra-te de Deus como o pilar mestre da tua vida, e a tenda que te abriga não cairá enquanto fizeres d'Ele o teu centro.
AVC

30 de Dezembro

Por vezes, é tão fácil criticar os outros. Contudo, Cristo, suspenso no madeiro, não repreendeu a multidão que O ofendia. Não nos esqueçamos igualmente, que a medida que tomarmos para julgar os homens, também será aplicada connosco próprios. Perdoar...perdoar é esquecer a falta passada. Não nos esqueçamos do exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo
PBP

sexta-feira, dezembro 29, 2006

29 de Dezembro

Quando "passares" este ano, não te limites a arrumá-lo numa gaveta do teu armário de memórias. O ano não "passou" à História! Só se quiseres. Depende apenas de ti relembrar os momentos importantes deste ano e fazê-los presentes neste ano que aí vem. O ano que aí vem não é um ano novo... é um ano que tem mais de velho que de novo! E o "velho" aqui é a experiência que adquiriste na tua vida até agora, que faz parte do Caminho e ajuda-nos a entender melhor por onde ir. "Ano novo, vida nova"? Só em sonhos. Mas ainda bem que sonhas, porque assim podes aproveitar este pretexto para mudar alguma coisa que sonhaste. Não queiras é mudar tudo, não dá! E precisavas mesmo deste pretexto? Ups, isso agora não interessa. Todos os pretextos são óptimos! Vamos agarrar este pretexto e mudar uma coisa por Jesus. É uma maneira de "passarmos" o ano com Ele!
AVC

28 de Dezembro

Qual é a origem da obsessão? Amar significa, muitas das vezes, excedermo-nos. É dar ao outro mais do que a simples tolerância e aceitação nos pede. É ter imaginação para inovar. É darmo-nos cada vez mais. Podemos exigir ao outro que nos ame assim? Não podemos exigir de nós tanto, quanto mais do outro... se o fizermos, temos de afastar a expectativa que o outro vai retribuir da mesma forma. Se calhar até retribui à sua maneira, mas as nossas expectativas cegam-nos e não nos deixam ver que o outro nos ama, de outra forma. Há milhões de formas de demonstrar o amor por outra pessoa. Não podemos exigir do outro que acerte logo em cheio na nossa maneira de o fazer. Não é justo para o outro e não é bom para nós. Isso seria querermos quase amarmo-nos ao espelho. O outro não passa dum espelho daquilo que gostamos de dar. E o amor não pode ser instrumentalizado. Nem pode ser comparado assim. É sinal de obsessão. Se estiveres com atenção e aberto ao amor do outro, surpreendes-te sempre. E descobres que Deus nos ama também através dessa pessoa!
AVC

quinta-feira, dezembro 28, 2006

27 de Dezembro

"É preciso que Ele cresça e eu decresça." Palavras de São João Baptista, aquele de quem foi dito: "voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas". Imagino a simplicidade de vida deste Santo. Sejamos simples, como foi o Senhor.
PBP

quarta-feira, dezembro 27, 2006

26 de Dezembro

"Eu quisera, Senhor, receber-Vos com aquela pureza, humildade e devoção, com que Vos recebeu a Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e o fervor dos santos. Amém."
PBP

terça-feira, dezembro 26, 2006

25 de Dezembro

Nasceu Jesus! Os Anjos do Céu entoam um cantico de louvor, e os magos O adoram. Há maior felicidade que a humanidade pode ter!? Jesus quis nascer na pobreza extrema. Na verdade, a verdadeira riqueza não é exterior mas sim interior. Veio para dar a luz a todos os homens. Veio, ainda que soubesse que muitos O iriam rejeitar e até maltratá-Lo. Veio por ti, por mim, por cada homem. Veio libertar o homem da escravidão do pecado, para que podessemos ser filhos de Deus.
PBP

24 de Dezembro

Os Magos chegam a Jerusalém. E lá a estrela desaparece. Levados diante de Herodes, dizem que procuram o Rei dos Judeus, que acabou de nascer. Herodes fica perturbado e com ele, toda a Jerusalém. Herodes, consultando os princípes dos sacerdotes e escribas, indica aos magos que é em Belém de Judá que nasceu o Menino. Pediu-lhes para que o avisassem quando encontrassem o Menino, para que ele fosse também adorá-Lo. Herodes assim o pedia, para matar Jesus. Mais tarde, José e a família tiveram que fugir, para que Herodes não matasse o Menino.
Hoje, concerteza que também existem outros Herodes. Um grande mistério este, de alguém querer matar "o Caminho, a Verdade e a Vida". Peçamos a Deus, luz divina para estes e que os seus Anjos da Guarda levem-os até junto de Deus.
PBP

sábado, dezembro 23, 2006

23 de Dezembro

Quando eu dou um presente a alguém, estou a dizer que estou presente na vida dessa pessoa, se bem que não é preciso dar algo material para estar presente na vida de alguém. E Jesus? Vamos celebrar os 2006 anos (supomos nós que seja esta data) que Ele veio à Terra. Que Lhe posso dar? Eu? Os outros? Ele é o verdadeiro aniversariante, e muitos trocam os presentes e...se esquecem Dele. Ele tem sede de almas. Ofereçamos todo o nosso ser, com virtudes e defeitos; ofereçamos todo o bem que fizemos e digamos-Lhe que O queremos e que O amamos. Peçamos a Sua graça, para que por nós, Ele chegue a outros, para que também estejam na verdade. Queiramos ser mais perfeitos, corrigindo algum defeito que nós tenhamos. E assim o nosso presente é sincero, e sobe até ao Céu, como a oferta de Abel subiu ao Céu.
PBP

quinta-feira, dezembro 21, 2006

22 de Dezembro

"Só Deus pode criar, mas tu podes valorizar o que Ele criou.
Só Deus pode dar a vida, mas tu podes transmiti-la e respeitá-la.
Só Deus pode dar saúde, mas tu podes orientar e guiar.
Só Deus pode dar fé, mas tu podes dar testemunho.
Só Deus pode infundir a esperança, mas tu podes restituir a confiança.
Só Deus pode dar o amor, mas tu podes ensinar o teu irmão a amar.
Só Deus pode dar a alegria, mas tu podes sorrir para todos.
Só Deus pode dar a paz, mas tu podes semear a união.
Só Deus pode dar força, mas tu podes apoiar quem está desanimado.
Só Deus é o caminho, mas tu podes indicá-lo aos outros.
Só Deus é a luz, mas tu podes restituir aos outros à vontade de viver.
Só Deus pode fazer Milagres, mas tu podes ser aquele que trouxe cinco pães e dois peixes.
Só Deus pode fazer o impossível, mas tu poderás fazer sempre o possível.
Só Deus se basta a si mesmo, mas Ele preferiu contar contigo."
PBP

quarta-feira, dezembro 20, 2006

21 de Dezembro

O Evangelho de hoje, dia 21, conta-nos a chegada de Maria a casa de sua prima Isabel.
Para que foi Maria a casa de Isabel?
Dar-lhe a noticia de que era mãe do Salvador, do Filho de Deus? Não, Maria foi a casa de Isabel, para ajudar a sua prima de idade avançada e que estava grávida.
Para isso dispôs-se a fazer uma longa viagem a pé, para ir, com certeza, cozinhar, limpar, tomar conta da casa de sua prima.
Ela, a cheia de graça, como o Anjo lhe tinha dito, tem como primeira missão ajudar os outros, e no trabalho mais simples que lhe é apresentado.
"Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra."
Só que a Palavra do Senhor, para Maria, como Ela a entendia, não era apenas ser Mãe do Salvador, era também ser irmã de todos, Mãe de todos e por isso mesmo entregar-se aos outros em tudo o que eles precisassem.
E eu, e tu, também queremos viver segundo a Sua palavra?
Em tudo, ou só naquilo que nos agrada?
Estamos dispostos a abrir mão dos nossos comodismos, do nosso bem estar, ou olhamos para o lado e dizemos para nós próprios: Isto não é comigo!
Estamos dispostos a enfrentar o gozo, a incompreensão, a abandonarmos o nosso "politicamente correcto", dando a cara de Cristão, ou vamos tentando convencer-nos, que assim é melhor, não fazer muitas ondas, porque "não temos o direito de incomodar os outros com a nossa Fé"!
Estamos dispostos a viver Jesus Cristo em nós, como Maria, ou apenas a seguir Jesus Cristo a uma distância que nos acalme a consciência!
Neste Natal quero, perdoem-me a expressão, ficar "grávido" da Sua Palavra, para que Ela cresça em mim, para se dar aos outros.

Aliás, neste Natal, desejo que todos fiquemos assim!
[Este postal foi escrito pelo convidado especial para hoje, ao qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, caro Joaquim Mexia!]

20 de Dezembro

S. Lucas, 6, 27-33
"Mas digo-vos a vós, que Me ouvis: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; abençoai os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa fase, oferece-lhe também a outra. Ao que te tirar o manto, não o impeças de levar também a túnica. Dá a todo aquele que te pede; e ao que leva o que é teu, não lhe tornes a pedir. O que quereis que vos façam os homens, fazei-o vós também a eles. Se vós amais os que vos amam, que mérito tendes?"
PBP

terça-feira, dezembro 19, 2006

19 de Dezembro

Costuma-se dizer que do amor ao ódio vai um passo, e vice-versa. Discordo, discordo muito. É certo que tanto o amor como o ódio agarram, juntam duas pessoas. Num ódio, às vezes, quase "precisamos" de magoar o outro todos os dias ou frequentemente. Na realidade, são estes os nossos ódios de estimação, tal como temos animais de estimação que cuidamos todos os dias. No sentido em que tanto o amor como o ódio juntam duas pessoas, podemos reconhecer que é mais ou menos parecido. Mas, para transformar um amor num ódio ou vice-versa, é preciso algo grave ter acontecido, muito grave mesmo. O amor, numa relação, é feito de sentimento, uma pequena parte, e feito grande parte de gestos, de amor construído. Como vai toda essa construção por água abaixo de repente, de maneira a que o outro nos odeie ou nós odiarmos o outro? Bem, ou a relação ainda não era muito forte, ou algo de muito grave aconteceu. Não tenhas demasiado medo de passares a odiar quem amas. Isso acontece pouco. Preocupa-te antes em arranjar "amores de estimação"!
AVC

domingo, dezembro 17, 2006

18 de Dezembro

O

-
A Malu começou e pediu que a Xana, continuasse e depois passasse:
-
Há uma estrela no Céu
A brilhar o meu caminho:
Jesus Cristo que nasceu
Num lugar tão pobrezinho.
-
Esta pequena bola azul
Vai tomar o seu lugar
Levar-nos a Norte ou a Sul
Onde O formos encontrar!
-
De Blog em Blog vai passar
Levando consigo esta canção
Para cada um lhe juntar
Um pedaço do seu coração.
-
Xana, agora é contigo
Que Jesus quer brincar,
Apanha a bola, vou-ta chutar
Para o Portinho de Abrigo!
-
A Xana continuou e passou para o Joaquim:
-
Que bom é dizer:”Jesus,
Contigo eu quero brincar!”
Dás-me tanto Dessa Luz,
estendo as mãos pr’á agarrar!”
-
Que bom é depois passar
Essa Luz a um amigo
e dizer-lhe, a cantar,
“Toma, Jesus tá contigo!”
-
Vejo amigos em redor
tão importantes pr’a mim
"Vou passar-Te, meu Senhor
para o Bom Joaquim.
-
Que bom é passar-Te assim
E Tu sorris, adoras isto!
"Abre os braços, Joaquim,
sente Aquele abraço em Cristo!
-
O Joaquim continuou e passou para quem está escrito no fim:
-
Recebo-Te assim, Jesus,
Bem dentro do coração
O Teu amor me conduz
Vem dá-me a Tua mão.
-
Quero brincar e saltar
Com a bolinha, Senhor,
Amar, amar, só amar
Viver sempre do Teu amor.
-
Ser Santo como Tu,
Como o Espírito quiser,
Com a Xana e a Malu,
E quem connosco vier.
-
Tenho que Te dar, Senhor,
É para isso que eu existo,
Passar-Te ao Pedro, ao António,
Pra que brilhes no Pensar Cristo.
-
Refrão:
Este blog tem uma bolinha azul,
ó tem, tem, tem......
-
António, Pedro, agora recebei-O e enchei o Pensar Cristo da Sua presença, como sempre fazeis.
-
Felizes por ter brinquedo,
Com esta bolinha brincarás!
Obrigado meu bom Jesus
Pelos amigos que nos dás!
-
Da Malu que inventou o jogo
À Xana que o jogou,
Logo vem o Joaquim
Que a bola nos passou!
-
Todos são bons amigos,
Por seguirem esta Luz...
Muito carinho deles sentimos,
Neste Caminho que nos seduz...
-
Este blog tem uma bolinha azul,
ó tem, tem, tem......
-
Querida Gota de Chuva,
Nossa boa companheira:
toma a bola que te mandamos,
entra nesta brincadeira!
-
Um beijinho às amigas
E um abraço aos senhores,
Nesta quadra nos despedimos,
num sorriso de mil cores!!!
-
Refrão:
Este blog tem uma bolinha azul,
ó tem, tem, tem......
-
Gota de Chuva, agarra esta simpática bola azul! E abraça-a no Amor de Cristo, como fazes connosco! Com um bei-jo
-

AVC
PBP

sábado, dezembro 16, 2006

17 de Dezembro

O ar é invísivel. Mas enche-te os pulmões e sabes que, por isso, o ar existe. E o coração, quem é que te enche o coração? Os teus amigos, que são todos aqueles que te querem bem. Não precisas de os ver sempre, às vezes basta-te só lembrar deles e ficas logo com um ânimo diferente. Consegues ver Deus nos teus amigos? Em todos, ou só nalguns? O que falta no teu olhar para veres Deus neles cada vez melhor? Reconheces Deus como Aquele que é o teu melhor Amigo? Já começaste a preparar a chegada d'Ele? Desculpa tantas perguntas... são as perguntas que me proponho a fazer neste dia, pensei que me pudesses acompanhar! Tem um óptimo dia, envolvido na Paz e no Amor de Cristo.
AVC

16 de Dezembro

Há dias em que é difícil encontrar-te. E eu que já só esperava alegrias, dons, consolações. Há dias em que o ruído interior fala mais alto que o próprio silêncio. E eu que julgava já te saber ouvir, já te conhecer. Há dias em que a liberdade nos foge e nos desencontramos de nós próprios. E eu que jurava que jamais te negaria.
E é por isso que aqui estou, Senhor. A minha sede de ti é tão grande! Tu bem sabes que te amo, mas ainda assim, isso parece não chegar. Falta conhecer-te, Senhor. E conhecer-me. Mas, de verdade, nunca te conhecerei completamente. Serás sempre um caminho, e eu, um viajante. Será que algum dia me cansarei de caminhar?...Diz-me que não, Senhor! Aonde iria eu, então?
Ainda há pouco estava deitado na areia e comecei a ouvir passos. Mas quando me levantei, vislumbrei apenas alguém ao longe. Deixei-me estar com o ouvido colado na areia, sentido aquela palpitação. Não será assim a areia como o Espírito, que exponencia o som na distância? Porque não estão os meus ouvidos sempre encostados à areia duma praia para que eu possa ouvir a tua voz em permanência?
Porque para além dos sons da areia, existem na praia os sons do mar. E que voz será essa, a do mar? Talvez a voz a da história – e a história pertence-te. Talvez a memória daquele barco onde ensinavas os discípulos, na Galileia. Talvez uma imagem daquele que caminha sobre as águas, tal é a leveza do seu espírito.
E eu, Mestre? Onde poderei enquadrar-me, entre as ondas da tua história e os desígnios arenosos do espírito? Algures numa prancha de surf? Mas quem nunca fez apenas imagina, representa, iconiza...
Na verdade, falta-me por vezes a coragem de surfar a tua história por medo de cair e mergulhar nas profundezas do oceano. Chego a não me aproximar para não me salpicar!...
De que tenho medo então?
Tenho medo de ir e de não mais voltar. Quantos naufragaram... Será que me pedes algo tão ousado?
Hoje sinto-me um marinheiro em terra, Senhor. Mas amanhã, quando trouxeres o nosso barco de volta, serei bem capaz de ficar pelo cais... Contudo, fazes-me acreditar que há bem mais barcos que marés. A maré só enche e vaza: assim é o espírito humano. Mas os barcos podem ter vários tamanhos e destinos diversos: e assim é a tua proposta.
Que eu nunca deixe de recomeçar, Senhor! Só no teu olhar posso (re)ver-me. Nesses teus olhos que têm cor de mundo no primeiro dia.

Sempre,
João
[Este postal foi escrito pelo convidado especial para hoje, ao qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, caro João Labareda!]

quinta-feira, dezembro 14, 2006

15 de Dezembro

Pegadas na Areia

Uma noite tive um sonho!
Sonhei que andava a passear,
na praia com o Senhor.
Vi que ficavam dois pares de pegadas na areia,
duas minhas e outras do Senhor.

A certa altura na minha vida,
eu olhar, para as pegadas na areia.
Reparei que nos momentos mais dificeis,
havia apenas umas pegadas na areia.

Senhor, Tu disseste,
que ficarias sempre a meu lado...

Reparei que nas dificuldades,
havia apenas umas pegadas na areia.
Não compreendo porque me deixaste sozinho,
quando eu mais precisei de Ti.

Senhor respondeu-me:
Meu querido filho...

Nunca te deixaria só
principalmente nos momentos mais dificeis.
Quando viste na areia apenas um par de pegadas,
foi quando Eu te peguei ao colo.
PBP

quarta-feira, dezembro 13, 2006

14 de Dezembro

Sempre que fazemos o Sinal da Cruz, ligamos sempre a Deus. "O Papa Pio IX apelou aos cristãos de recorrerem a este sinal o maior número de vezes possível. Para os encorajar, quis enriquecer a prática do Sinal da Cruz com uma indulgência duplamente religiosa. É que o Sinal da Cruz é a arma de precisão contra o demónio. Instruídos imediata e directamente pelos Apóstolos, os primeiros cristãos sabiam-no."
PBP

terça-feira, dezembro 12, 2006

13 de Dezembro

Lembras-te da última vez que encontraste um grande amigo que não vias há muito tempo? Por qualquer razão, por esquecimento, zanga, ou simplesmente por falta de oportunidade, deixaste de o ver e de lhe falar. Pois, se finalmente combinam encontrar-se, o teu coração prepara o reencontro com carinho (ou não fosse um amigo tão importante), e no dia antes do grande momento, o coração até bate mais depressa com a ansiedade. Não faz mal, é normal. Preparas a sua chegada à tua vida, e por isso ele se sente ainda melhor acolhido do que estava à espera. Que bom! A espera serve muitas vezes para valorizar o momento querido, e também para o preparar. Isto acontece às vezes, e podemos aproveitar o Advento para fazer o mesmo com Jesus, que chega no Natal. Depois de chegar é que reparamos que afinal Ele sempre esteve connosco. Na vida, no pensamento e no coração. Viva os momentos de reencontro! Tem um bom reencontro com os teus amigos, e principalmente com Jesus!
AVC

segunda-feira, dezembro 11, 2006

12 de Dezembro

“Pavão?!?!?”


Entrou um homem a passo lento pela porta do lado direito do Jardim da Estrela, para quem vem da Basílica da Estrela, e resolveu sentar-se no segundo banco do lado direito a contar do repuxo onde podemos beber água. Estava triste, de cabisbaixo, com a cabeça e os braços apoiados sobre os joelhos. Parecia mesmo desconsolado!
Sem que ele desse por isso um pavão que se empoleirou no banco pergunta:
- O que tens?
Ele respondeu:
- Olha, tive há bocado uma conversa e repreenderam-me pelo facto de ser uma pessoa muito racional e que às vezes devia facilitar certas coisas e não pensar tanto! Fiquei triste...
- O pavão respondeu:
- Fixe! Isso é mesmo fixe! Isso quer dizer que és muito humano! E isso é bom! Na verdade vocês, humanos, diferem de nós, animais, pelo facto de serem racionais..então, se te chamaram de “muito racional” significa que és muito humano!
O pavão fez uma pausa e continuou:
- É bom que não leves a vida numa leviandade desmedida e parar para pensar/discernir não é ser racional! Mas há uma coisa importante.. não deves intelectualizar a vida .. muitas vezes o nosso coração está mais certo que a nossa cabeça. Deves dar oportunidades ao coração.. ele tem tanto direito de falar como a cabeça e muitas vezes tem mais razão que a própria razão...
Num rasgo de lucidez depois de absorver o que o pavão lhe disse o homem, entusiasmado, levantou a cabeça e exclamou admirado:
- Pavão?!?!?
Às vezes marcamos certas pessoas e achamos que só elas nos podem dar conselhos e todas as outras não têm nada a dar.
Aqui o pavão deu um “senhor conselho” ao homem.




Nuno Alarcão
12/12/2006

11 de Dezembro

Acordar com Jesus. Tomar banho com Jesus. Tomar o pequeno-almoço com Jesus. Dar um beijo aos pais com Jesus. Dizer olá ao nosso amor, com Jesus. Trabalhar e estudar com Jesus. Almoçar e jantar com Jesus. Ver os meus amigos e levar Jesus. Passear o cão, com Jesus. Ver as estrelas, procurando Jesus. Deitar e dormir, sempre com Jesus. Querido amigo, passa um bom dia, com Jesus!
AVC

sábado, dezembro 09, 2006

10 de Dezembro

Natal! Preparamos para um grande acontecimento! Vai nascer o Menino Jesus. Em Belém, ninguém abriu a porta para nascer o Salvador do Mundo. Só restava um estábulo. Deus, Todo Poderoso, nasceu na pobreza extrema. O seu aquecimento era fornecido pelos animais presentes. O seu berço, era apenas umas palhinhas. Assim nasceu Deus Filho. Sendo Rei, nasceu pobre. É que a riqueza está mais no interior do que no exterior.

Acolhemos Cristo no nosso coração! Deixemos Ele entrar em nós, que deseja muito morar em cada coração humano.
PBP

sexta-feira, dezembro 08, 2006

9 de Dezembro

As pessoas precisam desesperadamente de calor. Agora no Inverno, isso é uma realidade ainda mais evidente. Mas o calor de que falo é diferente. Falo de um calor nas relações, uma disposição na vida perante os outros que nos aqueça, e que aqueça os outros. Esse calor que buscamos é a Amizade. A Amizade pode ser levada a cabo em qualquer relação da vida, podemos ser amigos até de quem não conhecemos. Através de sorrisos, de palavras, de gestos, de oração interior, ou apenas de uma disposição de não magoar, mesmo que achemos que alguém merece. Tantas religiões no Mundo, tantas culturas, tantas pessoas tão diferentes... penso que o que nos pode unir mais facilmente é a amizade. Todos procuramos um calor que sem dúvida se encontra nos amigos. Precisamos dos amigos para sermos felizes. Se tivermos a oportunidade de conhecer o nosso melhor Amigo, que é Deus, então, podemo-nos considerar muito sortudos. A amizade cristã é uma óptima proposta de amizade, na sua essência patrocinadora de Paz e de entendimento. Vamos ser amigos a sério? Neste Advento, sejamos verdadeiros amigos, preparando a chegada d'Aquele Amigo que nunca nos falta.
AVC

8 de Dezembro

Hoje é o dia da Imaculada Conceição. A Igreja festeja neste dia a pureza, a ausência de mancha de pecado (Imaculada, isto é, sem mancha) da Nossa Mãe do Céu. Por ela, Deus Filho se fez homem e veio ao mundo para nos salvar. "Cristo caiu, para que os homens se levantassem."

Peçamos a intercessão de Nossa Senhora por nós, pelas pessoas com quem convivemos, etc, assim como rezamos na "Consagração a Nossa Senhora".
PBP

quinta-feira, dezembro 07, 2006

7 de Dezembro

Dar um presente é dizer a quem o recebe que, com aquilo que damos, nos queremos fazer presentes na sua vida, agora e no futuro. Deus dá-se de presente a nós no Natal, fazendo-se Jesus. Aceitas este presente na tua vida? Fazes por notar a Sua presença entre nós?
AVC

terça-feira, dezembro 05, 2006

6 de Dezembro

Não tenhas pena de ti, nem sejas queixinhas. A vida corre-te bem, é só uma questão de a encarares com alegria! Olha à volta. O que te falta? Falta-te tudo? Não me cheira. Faltam-te coisas importantes? Talvez, uma ou outra. Mas não te esqueças que "só Deus basta". Desde que cultives uma boa amizade com Deus, honesta e em Amor, não tens razão de queixa. E sabes viver na tua pequenez! Passas a dar valor às coisas que te parecem pequeninas, mas que afinal são as mais importantes. Passas também a dar graças por tudo o que tens, em vez de te queixares do que não tens. Se calhar até nem precisas daquilo que não tens, já pensaste nisso? Não tens de ter tudo. Deus é tudo. Não queiras "ter" Deus, nem O queiras "agarrar". Deus é Grande demais para O conseguirmos agarrar. Em vez disso, dá-te ao Seu Amor e pede-Lhe que Ele te agarre. Ele sim, Ele te terá!
Senhor, agarra-nos porque só assim seremos Felizes! Perdoa as vezes que nos queixamos de barriga cheia! Louvor a Vós, Rei da eterna Glória, louvor a Vós!
AVC

segunda-feira, dezembro 04, 2006

5 de Dezembro

No Advento, entre outras coisas, preparamo-nos para receber Jesus Menino. Mas este Advento é especial. Este Advento que chegou pede-nos para olharmos com um olhar especial para Nossa Senhora. Temos Maria, grávida de Jesus apesar de ser virgem, e Isabel, grávida de João Baptista apesar de ter uma idade já avançada. Ambas as gravidezes complicadas e fora do normal. Tanto uma Mãe como a outra, decidiram ter aqueles filhos. Há coisa mais bonita? As grávidas têm um carinho especial pelos seus filhos, desde a barriga até à idade adulta. Nesta altura em que a vida é feita de decisões mais fáceis, contemplemos aquelas que decidiram ter os seus Filhos, educá-los, e vê-los crescer como Santos. Jesus, então, é o maior dos Santos, é Deus Filho, que se fez Homem de corpo frágil, como nós. E se Maria decidisse não O ter, o que seria de nós? Mães de Portugal, já viram quantos Santos ficarão por nascer se decidirem pelo caminho aparentemente mais fácil? Neste Advento, vamos prestar atenção à gravidez de Maria e à vida de Jesus e João Baptista. E quando vier aquele referendo que nos "dá" o poder de escolhermos aquilo que não devia sequer ser perguntado, votemos como acharmos que Jesus gostaria que votássemos.
AVC

domingo, dezembro 03, 2006

4 de Dezembro

Era uma vez um Santo. Vamos chamar-lhe Santo Humilde. O Humilde era uma pessoa muito normal, como qualquer um de nós. Ele estudava, trabalhava, tinha namorada, Família, e alguns vícios sem grande importância, normal das pessoas da Terra. Só que, para além disso, ainda arranjava tempo para se preocupar com quem fosse na rua e precisasse de ajuda, ou apenas bocadinho de atenção. Mas nem precisava disso para ser Santo, já era Santo só pelo Caminho que fazia com os pais, irmãos, namorada, amigos. Já era Santo só pela maneira como entregava os estudos e o trabalho a Deus, antes e depois de cada momento. Deus, que estava mesmo muito contente com a sua disponibilidade e abertura à Missão de servir os outros no Seu Amor, abordou-o e lhe disse que pedisse algo, que Ele lhe concederia.
Como é grande o Amor de Deus por nós, não bastava dar-lhe o Céu, que é a recompensa maior... Deus quis recompensá-lo ainda em vida, com qualquer coisa que o Humilde pedisse! O Santo pediu a Deus coisas para os outros, como Amor, Paz e Felicidade. O costume, afinal é o que desejamos a todos os nossos amigos. E este Santo era amigo de todas as pessoas do Mundo, mesmo não conhecendo o Mundo inteiro! Deus disse-lhe que tudo isso já era possível, desde que os homens, com a liberdade de O escolher ou não, se abrissem ao Seu Amor em cada passo das suas vida. Disse-lhe que pedisse uma outra coisa, que fosse para si próprio. O Santo pensou, pensou... e pediu que fosse Santo, mas que fizesse o Bem sem dar por isso. Então, assim foi.
Deus deu ao Santo Humilde uma sombra milagrosa. Por onde quer que passasse o Humilde, a sua sombra curava os doentes, tornava os campos férteis e cultiváveis, enchia as pessoas de ânimo e confiança. O Humilde continuou a fazer aquilo que sempre fizera: dar a atenção do costume, que fazia as pessoas ficarem mais animadas e consoladas. Só que agora, as pessoas ficavam muito mais animadas, extremamente felizes e cheias de força para enfrentar a vida na base do Amor de Deus! O Santo achava estranho e não sabia o porquê de tanta alegria, já que fazia o mesmo que sempre, ou pouco mais. Nem ele nem as pessoas se apercebiam que era a sua sombra a causadora de tantos milagres. Mas mesmo não percebendo nada, dava graças a Deus, são tantas as maravilhas do Seu Reino...
Viveu e morreu feliz, o Humilde. Quando chegou ao Céu, Deus explicou-lhe que tinha feito actuar o Espírito Santo através da sua sombra. Porque o Humilde se dispôs a isso. O Santo Humilde percebeu tudo e alegrou-se. Louvou a Deus, repetindo vezes sem conta: "Como Tu és bom, meu Pai e meu Melhor Amigo..."
AVC

3 de Dezembro

Quando vamos à Missa, "há a possibilidade de assistir e de participar"! Já experimentei as duas, admito. Mas quando participamos nela, saimos de lá com vontade de amar o próximo...como Ele nos amou. De facto, "é na Eucarístia que a Igreja renasce todos os dias."
PBP

sexta-feira, dezembro 01, 2006

2 de Dezembro

Aonde cai a nossa semente? No caminho, sobre o pedregulho, entre os espinhos ou em terra fértil? Que alegria é, quando recebemos a palavra de Deus em nosso coração e damos muito fruto. Sejamos dóceis à graça do Senhor...sejamos instrumentos nas Suas mãos e Ele frutificará por meio de nós.
PBP

1 de Dezembro

Um pai ama demasiado o seu filho. Deu-lhe a melhor educação possível, foi o melhor pai possível. E eis que o filho por vezes vira as costas ao pai, e o pai, que o ama e o quer muito, fica triste. O pai fica triste porque nos vê afastar do "Caminho, da Verdade e da Vida". Esta é a noção de que eu tenho de pecado. Um Deus que nos deu tudo, deu-nos a vida, quis que nós tivessemos a possibilidade de O escolher,... deu-Se a Si mesmo, na cruz, por nós. E entretanto, misteriosamente, somos capazes de Lhe dizer não... Ora por egoísmos, ora pela soberba, etc, afastamos da verdade. "Vergonha só para pecar", disse uma vez a mãe de São Josemaria a ele. E ele nunca mais o esqueceu. Peço a Deus para que nós, que queremos tê-Lo em nosso coração, não nos esqueçamos também desta verdade.
PBP