terça-feira, janeiro 02, 2007

Pensar Cristo

Meu Amigo que nos lês:
Para começar, peço-te desculpa por te tratar por "tu" desde o princípio. Foi apenas uma maneira de te mostrar como queria e podíamos ser cúmplices. E fomos, e somos! Pelo menos assim o sinto. Graças a Deus e graças a ti.
O "Pensar Cristo" foi este projecto que vês e que começou há exactamente um ano com o Pedro e eu próprio. Pretendiamos lançar um desafio diário a quem por aqui passasse e nos lesse. Sim, porque a oração é muitas vezes um desafio. Todos os dias uma oração, todos os dias um pensamento por Cristo. Deus é Amor, e "Pensar o Amor" é por vezes difícil. O Amor é tão mais fácil de sentir... Mas pronto, missão para um ano, missão comprida, missão cumprida!
Percebi melhor que preciso que Deus tenha lugar na minha vida diária, mesmo nos dias que à partida não me apetecia ou não dava jeito escrever. Percebi que não vale a pena ter preguiça para rezar, às vezes é só um não nos querermos confrontar. Confrontar-nos é bom, mas mesmo que não queiramos, não precisamos de fugir à oração. Uma excelente oração pode ser simplesmente fazeres companhia a Jesus, sem mais nada, apenas estando ao Seu lado, respirando e saboreando o mesmo ar.
Depois da oração, que nos alimenta, porque não levar Cristo no trabalho e no estudo? Porque não fazê-Lo presente entre os nossos amigos? Porque não ir ao encontro d'Ele no desconhecido que precisa sempre de nós? Penso que assim se transforma uma vida de oração na oração que é a vida. Todos somos chamados à Santidade, muitas vezes repetimos ao longo deste ano de 2006 que passou. Mas não é nada impossível, está mesmo à mão de nos semearmos... e de nos cultivarmos!
O Caminho. Este Caminho de Santidade é feito de pequenos passos que damos todos os dias, se quisermos, e de grandes saltos que às vezes damos. Um Amor que se constrói na Fé e na Razão. Uma inecessante busca da nossa autenticidade, daquilo que somos e daquilo que queremos ser. É um pesquisar de onde vimos e um permanente querer a Deus, notando que Ele nos acompanha. É ir à Missa e fazer a Missa estender-se por toda a semana, não a restringindo apenas àquela hora de Domingo. É perdoar e saber pedir perdão, humildemente. É comungar Jesus com o Mundo inteiro, abraçando o Seu Corpo com o nosso, que por momentos se torna Sacrário. É saborear as maravilhas do Mundo sem esquecer que o Céu anseia por nós. O Céu espera-nos, por isso esperemos também o Céu. E esperar não é ficar de braços cruzados, é lutar por isso! Lutar com Paz, e pela Paz. Com Fé, Esperança e Caridade. Cumprindo os Mandamentos e agindo em consciência e sentindo.
Não é assim tão difícil, nós somos naturalmente bons e conseguimos chegar lá. Felizmente, temos a Igreja que nos ajuda a perceber melhor o Caminho. Não percas muito tempo a duvidar da Igreja, se te apetece duvidar não precisas da Igreja para isso. A Igreja é Santa, o que nos poupa a muitas dúvidas. Os Santos às vezes erram, claro, mas sabemos que o seu Caminho vai dar a Deus. És membro da Igreja, fazes parte de um corpo Santo. Como vês, também dentro da Igreja és chamado a ser Santo!
Meu Amigo, racionalizar o Caminho é bom, mas não deve ser em demasia, para não deixares de sentir, que é tão bom. Consola conhecer e perceber Jesus, mas consola ainda mais sentir Jesus. Para isso tens de te abrir a Ele. Digo-te que o encontro muitas vezes em ti. Sim, em ti! E também nas maravilhas da criação, que é como que a impressão digital de Deus no meio de nós. Como tantas vezes me ouviste repetir, em cada pedacinho de criação, há um recado de Amor de Deus para nós! No silêncio e nos sorrisos, no barulho e nas tristezas, encontramo-Lo sempre se tivermos a graça de estarmos atentos.
"O viajante que transpõe a montanha, seguindo a direcção de uma estrela, se se deixar absorver em demasia pelos problemas da sua escalada, arrisca-se a esquecer a estrela que o guia."
Antoine de Saint-Exupéry, Carta a um Refém
Este foi o projecto "Pensar Cristo", que acaba hoje e aqui. Muitos agradecimentos são devidos e gostava de posteriormente os personalizar. Os comentários que aqui nos deixaram são autênticas pérolas de sabedoria e amizade. Também as pessoas que convidámos aqui merecem a nossa oração e o meu aplauso agradecido, deste que vos admira. Mas o meu agradecimento agora é para ti, meu grande amigo Pedro. Um Caminho que fizemos aqui e que continuamos a fazer na vida a sério. Sem a tua presença, este lugar seria muito menos mágico! Obrigado por tudo, a ti que tantos tesouros devo, sendo o maior o de esta Amizade em Cristo que tanto prezo.
Obrigado agora, outra vez a ti meu amigo que me lês agora. Rezo por ti, que Deus te abençoe nos teus projectos e sonhos. Quanto a mim, outros projectos virão e estou certo que me encontrarás noutros recantos da Internet, e espero que também na vida, que é ainda melhor! É um prazer "Pensar Cristo" contigo!
Um abraço apertado para ti, querido amigo que levo em (c)oração,
António
Deixo o meu e-mail para quem quiser contactar: antvcruz@hotmail.com

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AMEN

1:15 da manhã  
Blogger Mike said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:19 da tarde  
Blogger J said...

António, e Pedro,

Foi com enorme supresa que li e reli este post, as palavras do António entravam com tristeza dentro do meu ser. Gostava tanto que o Pensar Cristo continuasse,mas sei que essa é a minha vontade, e não a d´Ele. Não sei qual é a vontade d´Ele em relação a tudo isto, mas tenho a certeza que se orgulha do vosso trabalho, e de todo o caminho que percorreram ao longo deste ano, tenho a certeza que olha para este blog, com um grande sorriso, porque sabe que o talento que vos deu foi posto a render.

Mesmo que em parte não compreenda a vossa vontade, talvez porque gosto tanto deste cantinho do Senhor que sei que vou ter saudades, da minha leitura diária, rezo por cada um para que Deus vos faça Pensar Cristo de outras maneiras, que vos faça alargar este vosso projecto de levar Cristo ao coração de cada um como conseguiram e conseguem fazer.

Aproveito a ocasião, para vos deixar um Obrigado pelas palavras, pelas orações, mas principalmente pela presença de Cristo no vosso blog, que se deve à vossa Confiança n´Ele, e porque ambos Lhe deram a mão, e confiaram. Obrigado António, Obrigado Pedro e Obrigado Senhor, porque os puseste no meu caminho e me fizeste crescer com Eles na Tua Fé.

Um grande beijinho para os dois

1:47 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike
Pois é, apesar de estarmos presentes numa Missa no CUPAV, nunca nos conhecemos pessoalmente. Se não nos conhecermos antes, tenho quase a certeza de que nos conheceremos na peregrinaçao universitária. Continuarei a Pensar Cristo, ora neste blog, ora no teu,...sobretudo na vida.
Um abraço em Cristo deste que também caminha para Ele

Cara J
A Missão Pensar Cristo foi cumprida. Continuarei presente na Internet, pensando Nele, porque "só Ele tem palavras de vida eterna". Também quero pensar e ser como Ele na vida, que nem sempre é fácil. Obrigado também pelo teu blog, cujas palavras me fazem pensar Nele.
Um grande beijinho

Carissímo António
A nossa amizade já vem de longa data, e ultimamente tem crescido muito. E tem crescido muito, porque caminhamos lado a lado, para Ele. Espera aí...eu já vi este texto em algum lado..Claro!

..."Para onde vamos, sabemos nós-temos as nossas missões! Em tudo vamos continuar como nesta peregrinação, CAMINHANDO lado a lado com os nossos amigos, família, todos! Para Deus!" ...
O Tigre da Malásia
Fátima, 6/11/2005

Faltam-me as palavras. Obrigado pela tua amizade, amizade esta consolidada em Cristo, pelo teu exemplo, pelas tuas palavras, pela tua coragem "em não ficares à superfície e ires até ao fundo do mar", dando a mim e a outros, muitas oportunidades de O conhecer. Obrigado por tudo, António. Obrigado por seres instrumento Dele na minha vida.

Que durante 2007, eu continue a caminhar contigo até Ele, com humildade("a humildade é o aroma de todas as virtudes"), e com uma grande alegria, própria de quem se sabe que é filho muito amado e querido de Deus.

Um grande abraço
Pedro B Pinto/Pi

Aproveito a ocasião para também deixar o meu contacto: pedrojbp@gmail.com

8:59 da tarde  
Blogger xana said...

"Não; não pares.
É graça divina começar bem.
Graça maior persistir na caminhada certa.
Manter o ritmo...
Mas a graça das graças é não desistir,
podendo ou não podendo chegar até ao fim..."
D. Helder da Câmara

vá lá... fazem falta...

10:07 da tarde  
Blogger Tiago Madeira said...

Obrigado por todos os toques de Deus que fui recebendo através de vocês.
Abraço em Cristo,
Tiago M.

10:40 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Ai...
Estava absorta a ler mais estas palavras lindas inspiradas pela graça do Espírito Santo, que em ti António, tanto gosta de te tocar...até que percebi que era um A-Deus e o meu semblante modificou.

Este é o meu blog favorito desta grande internet. E basta percorreu os posts de todos estes meses e perceber a quantidade de reflexões maravilhosas e tocantes que nos deixaram. Tenho a certeza que vos ocupou tempo ao mesmo tempo que vos ajudou a rezar...a mim tb ajudou.
Mas gostava sinceramente que continuar com este espaço lindo ainda fizesse parte dos vossos planos e vontade...que isso não fosse tido como nenhuma espécie de obrigação pelo q nos habituaram, de deixar cá um pedacinho da vossa alma todos os dias, mas que continuassem a cá vir porque não semana a semana, ou simplesmente quando vos apetecesse. Assim tipo por durante mais um ano :P, ok...um mês, outro...assim um de cada vez, assim tipo, sempre, bem simplesmente mais ;)

Seja como for...
este meu comentário é grande, porque caso as nossas palavras não vos fizerem mudar de ideias, quero agradecer-vos pelo tanto de bom que me deram neste espaço. Foi aqui que eu mais O encontrei...sim, aqui, nas vossas palavras simples tão transbordantes dEle em situações da nossa vida de todos os dias. Um obrigada muito grande. Não vos esqueço.
Sabem que são os meus mouros preferidos :P

e esses mails vão funcionar :)

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

António e Pi

Palavras para quê...tudo o que é bom dura pouco. Acima de tudo queria agradecer-vos a oportunidade que me deram de nos ultimos 3 meses participar mensalmente no vosso blog.

Apesar de os meus comentários serem fora do contexto quero que saibam que durante estes 3 meses conseguiram humanizar-me com os vossos "posts".

Gostaria também de pedir desculpa a todos os participantes da bancada do 'Pensar Cristo' pelos meus comentários.

(Hoje estou um pouco desinspirado...faltam-me as palavras...enfim.)

Mais uma vez muito obrigado, um bom ano para todos vós!

Ao pi e ao cruz...aquele abraço eterno,

Ultima e derradeira boa acção.

TP

1:53 da tarde  
Blogger Maria João said...

Gostava que continuassem...

Mas, pronto, que DEus vos abençoe e muito obrigado pelas mensagens que nos deixaram a pensar em Cristo.

beijos em Cristo

2:48 da tarde  
Blogger  said...

pena... muita pena...
A gente se ve po aí!
abraço

2:16 da manhã  
Blogger caminante said...

Dos cosas quiero decirte:
1)Gracis por todo lo bueno que has dejado enm este año. Pena que cierres una de las pocas ventanas por la que entra Luz en este mundo de Internet.
2)Este Poema de Alberto Cortez resume lo que va por mi alma en estos momentos. Dios te bendiga.

"Cuando un amigo se va
queda un espacio vacío
que no lo puede llenar
la llegada de otro amigo.

Cuando un amigo se va
queda un tizón encendido
que no se puede apagar
ni con las aguas de un río.

Cuando un amigo se va
una estrella se ha perdido
la que ilumina el lugar
donde hay un niño dormido.

Cuando un amigo se va
se detienen los caminos
y se empieza a revelar
el duende manso del vino.

Cuando un amigo se va
queda un terreno baldío
que quiere el tiempo llenar
con las piedras del hastío.

Cuando un amigo se va
se queda un árbol caído
que ya no vuelve a brotar
porque el viento lo ha vencido.

Cuando un amigo se va
queda un espacio vacío
que no lo puede llenar
la llegada de otro amigo".

Un fortísimo abrazo.

9:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bela ideia...abraço a todos





jose morais -futuro jesuita

7:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home