sexta-feira, dezembro 29, 2006

28 de Dezembro

Qual é a origem da obsessão? Amar significa, muitas das vezes, excedermo-nos. É dar ao outro mais do que a simples tolerância e aceitação nos pede. É ter imaginação para inovar. É darmo-nos cada vez mais. Podemos exigir ao outro que nos ame assim? Não podemos exigir de nós tanto, quanto mais do outro... se o fizermos, temos de afastar a expectativa que o outro vai retribuir da mesma forma. Se calhar até retribui à sua maneira, mas as nossas expectativas cegam-nos e não nos deixam ver que o outro nos ama, de outra forma. Há milhões de formas de demonstrar o amor por outra pessoa. Não podemos exigir do outro que acerte logo em cheio na nossa maneira de o fazer. Não é justo para o outro e não é bom para nós. Isso seria querermos quase amarmo-nos ao espelho. O outro não passa dum espelho daquilo que gostamos de dar. E o amor não pode ser instrumentalizado. Nem pode ser comparado assim. É sinal de obsessão. Se estiveres com atenção e aberto ao amor do outro, surpreendes-te sempre. E descobres que Deus nos ama também através dessa pessoa!
AVC

2 Comments:

Blogger J said...

António,

O Amor de Deus por cada um de nós foi sempre das coisas que mais confusão me fez, um Amor sem limites, sem segundas intenções, um amor sem nada esperar, um amor de entrega, de serviço, de confinça, um amor de Pai que nos aceita como somos e que nos ama incondicionalmente, haverá algo melhor?

Claro que nós como simples seres humanos e limitados não compreendemos este Amor de Deus, e tentamos muitas vezes impor aos outros a nossa forma de amar, o que está errado.

Deus ama-nos através dos outros é mesmo verdade.

Obrigado pelo post, fez me pensar.

2:18 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado Joana! Um beijinho!

1:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home