domingo, dezembro 03, 2006

3 de Dezembro

Quando vamos à Missa, "há a possibilidade de assistir e de participar"! Já experimentei as duas, admito. Mas quando participamos nela, saimos de lá com vontade de amar o próximo...como Ele nos amou. De facto, "é na Eucarístia que a Igreja renasce todos os dias."
PBP

13 Comments:

Blogger Mike said...

Será que nos acontece sempre isso PBP? A mim, claramente, não! Mas sim... é esse o caminho!

12:59 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike
Umas vezes com mais evidência, outras com menos evidência. Assim o sinto. No entanto, sempre que comungo, sinto uma paz, um sossego, que assim só o sinto na comunhão. Não me espanta nada. Ao comungar, recebo Ele próprio, que é Amor, e dá-me força e animo para amar e caminhar.
Um grande abraço em Cristo
PBP

8:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gosto muito de ler-te sobre a Eucaristia, PBP. Sempre tens algo mais a acrescentar-Lhe. De facto, a Eucaristia, parecendo, nunca é igual. É sempre uma experiência nova e renovada.

Um beijinho.

11:50 da tarde  
Blogger Mike said...

PBP, não leves a mal... mas, de facto, as evidências valem o que valem.

Ao comungar, recebo Ele próprio, que é Amor, e dá-me força e animo para amar e caminhar.

A isto chama-se Fé... quanto ao que sentes ou não quando comungas, fala da tua relação com Deus, não da relação genérica do homem com Deus.

Enfim, tocaste no meu calcanhar de Aquiles. Quando me vêm com os "quentinhos" e "calorzinhos" no coração, eu fico nervoso. Acredito que a Verdade da Euraristia é uma procura de uma Vida e sim, no limite, permitir-nos-à ter uma sensibilidade de O sentir... sempre!

Não sei se percebeste o que quer que seja do que eu disse, mas percebo que adoptes essa postura mais "poliíticamente correcta". Só acredito é que não se converte com "discursos bonitos", estes só chamam, atraiem. Os Grandes exemplos, feitos também de pecados e quedas, esses sim, convertem e à séria.

Numa de desabafo!

11:26 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike
Na Eucarístia é o próprio Deus que se dá. É o renovamento da sacrifício da cruz. É sacramento, e como sacramento, é fonte de graças, graças que nos faz intimidar com Deus.

Sim, primeiro do que tudo, falo na primeira pessoa...Mas será que os outros não sentem o mesmo!?...E esta? Eu às vezes sinto-O tão dentro de mim quando o recebo na Missa...Não sei explicar bem...É mais um mistério para mim. Só o consigo referir a paz que sinto dentro de mim. Será que é exagero da minha parte? Isso só Ele o sabe. Mas eu creio que não.

Quanto ao "discurso politicamente correcto", não é comigo. Soa-me um tanto a falso, algo que eu procuro não o ser. Sim, as obras convertem mais que grandes e bonitos discursos.

É verdade que há grandes exemplos, feitos de pecados e quedas, que convertem. No entanto, não nos esqueçamos de Nossa Senhora, ela que é um grande exemplo, sem pecados.

Deus não nos pede coisas impossíveis. Ele sabe que podemos ser tentados, mas também dá-nos graça para vencermos. No entanto, infelizmente, várias são as vezes que caio. Mais outro mistério!
Obrigado pelo desabafo e pela reflexão.
Abraço em Cristo
PBP

11:15 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike, percebo o que dizes, mas estou com o Pi. Quantas vezes não sentimos só depois? E quantas vezes não perdemos oportunidades para sentir? E quantas partes do meu coração são duras e não se deixam tocar pelo Amor de Deus? Inventei agora um futuro provérbio: "Água Viva em coração duro, só nos lava se deixarmos." :P
Vamos deixar Deus conquistar-nos. E sentir, sentir muito! Só assim nos apaixonamos ainda mais por Ele.

AVC

11:48 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mais, os exemplos convertem. Mas as palavras também, e tão à séria como os exemplos. Melhor ainda é quando são palavras que nos falam de exemplos. Olha para o "teu" Santo Inácio. Converteu-se a ler a Bíblia (A Palavra de Deus) e vida de Santos. Por alguns exemplos, mas sempre com "palavras". Já falámos sobre isto. Acho que as palavras são injustamente muito desvalorizadas hoje em dia. Aqui, no PensarCristo, por exemplo, só podemos escrever palavras. Escrito numa palavra, despeço-me com um... abraço!

AVC

11:52 da tarde  
Blogger Mike said...

Eh lá, tanto comentário. Antes era um de cada vez, agora tenho os dois ao mesmo tempo. Um luxo, é o que vos digo.

Vamos lá ver se me explico melhor:

1 - Eu sinto uma Certeza constante que não explico. Não é física! E quando se torna física, desconfio. Na grande maioria das vezes são sensações que consigo reproduzir pela minha vontade. É difícil explicar, mas tenho uma profunda convicção que Deus é muito mais.

2 - Não PBP... garanto-te! Os outros não sentem o mesmo nem da mesma forma.

3 - O discurso "políticamente correcto" estava entre aspas por não ser uma crítica. Eu percebo que, tendo a responsabilidade de falar sobre a Verdade, assumindo a humildade de não a saber, se opte por um discurso mais catequético e menos "na primeira pessoa". "Políticamente correcto" no sentido de sensato, acho que era mais isto...

4 - Sim PBP, Nossa Senhora não pecou. Mas a sua vida não foram só maravilhas, e houve cada bofetada. Imagina o que é ser mãe de Jesus, ter de amá-Lo como a Deus e não perceber o que Ele diz. Não fala de quedas nem de pecados, mas fala de sofrimento. Era essa a linha, com quedas e pecados eu queria dizer "vidas humanas", foi um exagero meu, desculpa!

5 - Mr. Tony... LOL

6 - Quanto ao "meu" Santo Inácio, acho que já o conheço o suficiente para te garantir que foram muito, mas muito mais que palavras. Sim, a Palavra... mas Esta aliada a uma vida muito pobre aliada à mais dura experiência da precaridade desta vida ("estava de cama", digamos...)

7 - Aqui no Pensar Cristo... se não te conhecesse, caro Watered Tony, não me tocaria tanto. Daí a importância de procurar conhecer mais e mais as viadas dos Santos... perceber a Vida atrás das histórias bonitas.

PBP, a conclusão é só uma. Os Sacramentos são os "supra" instrumentos para a Santidade. Mas não são instrumentos "fáceis" de utilizar. Espero que não penses que foi de alguma forma "contra ti"...

Peço todos os dias, a possibilidade de um dia poder ter a sensibilidade para... por isso, por ser uma luta constante, me irrito tão facilmente com os "facilitismos" (e não, não estou a falar de ti, mas acho que compreendes).

Um grande Abraço para ambos ;)

10:45 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike
Pois é, tens razão quando dizes que "os outros não sentem o mesmo nem da mesma forma".

Eu tenho um lema, que é: Nada é linear! Percebo aquilo que queres dizer neste sentido. Os Sacramentos podem levar-nos muito perto de Deus. Mas percebo-te quando dizes que "não são instrumentos "fáceis" de utilizar." Penso que um exemplo concreto, é a tal questão de assistir ou participar na Eucaristia.

Muito sinceramente, sempre tentei escrever na "primeira pessoa", pois há passagens da Bíblia que ainda não entendo, e peço luz a Deus para que me ilumine. Prefiro não me pronunciar do que favorecer algo que eu não perceba ou algo que eu não sinta, ainda que seja catequético. Portanto, Deus me livre de dizer alguma asneira neste blog que é Dele...Entretanto, estamos a pensar em Cristo.
Abraço em Cristo
PBP

10:53 da tarde  
Blogger Mike said...

Sinceramente te digo que se é para dizeres asneiras, que as digas aqui... com tanta gente que por cá passa, de certeza que alguém te corrigiria/ajudaria, o que sempre é melhor do que deixares de dormir por causa disso...

Todo o sentido deste blog, para mim, está nisso mesmo. Na convicção de que estamos todos para o mesmo. Faz-nos sentir acompanhados e isso, não sendo essencial, é tão bom ;)

Agradeço isso!

Um grande abraço

10:33 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike, o PBP não disse nenhuma asneira aqui, concordo com tudo o que ele disse. O PBP, que conheço muito bem, tem toda a competência para falar da Verdade, como aliás tem demonstrado aqui pelas palavras e na vida com o seu exemplo. Só Deus sabe onde é o melhor sítio para cada um de nós dizer o que diz, e só Deus nos pode julgar. Só Ele pode dizer o que é "asneira" ou não. Não julguemos nós por Ele, a probabilidade de sermos injustos é imensa.

Devo dizer-te que há coisas que me entristecem, que me desanimam muito e me fazem com que não me apeteça continuar a abrir com tudo aquilo que sinto e sei. Riscos de quem se tenta entregar. Quando não concordamos, há maneiras mais simpáticas de abordar o assunto, com o cuidado de não magoar quem se dispõe a abrir o seu coração.

Não sei se TODOS sentimos o que o PBP sente na Comunhão, embora eu o sinta muitas vezes. Mas sei que na Comunhão Espiritual, todos dizemos desejar ardentemente sentir isso, com "o espírito e o fervor dos Santos".

Um abraço na esperança que não nos leves a mal, tal como o PBP e eu não te levamos.


AVC

12:55 da tarde  
Blogger Mike said...

O QUE É QUE SE PASSA CONTIGO HOJE???

Não foi nada disso que eu disse. Eu não disse que ele dizia asneiras... caramba António! Ele disse que "Deus me livre de dizer alguma asneira neste blog que é Dele" e eu respondi, fosse esse o caso, então este seria o melhor espaço para o fazer, porque "com tanta gente que por cá passa, de certeza que alguém te corrigiria/ajudaria, o que sempre é melhor do que deixares de dormir por causa disso".

Nunca pus em causa a competência de ninguém em falar do que quer que seja... questiono, por vezes, a forma! Acho que isso já estava esclarecido.

3:00 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike
Isso chama-se caridade fraterna. O blog, que é Dele, é espaço para a comunhão daqueles que querem ser seus amigos. Sim, percebo o queres dizer. Só não quero é induzir ninguém em erro.

Acho que mais tarde, possivelmente no CUPAV, eu, o António e tu, estaremos a rir destes últimos comments.Imagino...=)

Peço que rezas por mim, que já tenho em conta na minha oração,os leitores do Pensar Cristo.
Um grande abraço em Cristo
PBP

11:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home