quinta-feira, novembro 23, 2006

23 de Novembro

Hoje proponho-te que olhes à volta e prestes atenção a quem vês que mais precisa da tua oração. Às vezes, quando apanho o eléctrico para casa, o eléctrico passa numa rua onde há bastante prostituição e droga. Faz-me impressão, mas às vezes apanho aquele eléctrico de propósito. Obriga-me a confrontar-me comigo próprio. Afinal, todos temos as nossas dependências, todos nós somos escravos de algumas coisas. No fim, conto as prostitutas e os drogados, e vou o resto do caminho a rezar uma Avé-Maria por cada um. Ver estes casos extremos, ajuda-me a querer libertar-me das minhas pequenas grandes correntes e querer ser melhor para Deus. Se quero chegar a Deus com mais de mim, tenho de voar! E ninguém voa com correntes a prendê-lo aos vícios da Terra...

Não tenhas medo de te confrontar nem te acomodes no teu mundo bonito. Só vendo situações extremas de outras vidas é que podes sentir como tens sorte de ter essa tua vida, que aí sim, fica ainda mais bonita. Dás-lhe mais valor, e podes agradecer a Deus ainda melhor. E as outras vidas que te chocam, também têm a sua beleza. Em todas as vidas, Deus ama cada um de nós por igual, mas de uma forma única.

Reza comigo: Obrigado Senhor pela minha vida. Peço-te pelas vidas daqueles que mais carecem. Peço-Te para que no Céu, todos nos encontremos conTigo. Nada queremos mais do que amar-Te cada vez mais e sentir o Teu imenso Amor em nós.


AVC

30 Comments:

Blogger Era uma vez... said...

Ahhh grande António!! Por acaso é algo que eu costumo fazer: quando eu vou pela rua rezo por aqueles que precisam!!

"Nada queremos mais do que amar-Te cada vez mais e sentir o Teu imenso Amor em nós." - Adorei esta parte! E já escrevi esta oração num papel para ver se decoro para rezar com frequÊncia!

Grd beijinho

10:56 da manhã  
Blogger Mike said...

Imensas vezes, mais do que os comums "porquês" e "para quês", sou inundado com outra pergunta: como?

Rezar e confiar, sem dúvida, sempre! Mas, não é que consiga explicar muito bem, e muito à imagem do jovem rico, quero mais. Sinto como presunção o dizer que sou chamado a mais, mas preciso de mais (provavelmente porque a Fé ainda não chegou lá...).

Nesses momentos lembro-me também de mim. A pobreza que me rodeia é também um espelho do que se passa cá dentro. Por isso sinto o que escreveste de uma forma muito particular... o confrontar-me com o que me rodeia é, para mim, um reconhecer-me em cada um daqueles a quem gosto de apelidar de "pobres de espírito"... então percebo os grandes santos e a sua perfeita noção do quão pecadores eram. Então sorrio e penso em todas as imagens bonitas de mim mesmo aplicada a todos eles...

Pois António, se calhar não rezo, como tu, Avé-Marias por cada um deles... mas gosto de pensar no meu sorriso como uma oração. Fala-me de Esperança ;)

E então... confio!

11:48 da manhã  
Blogger J said...

António,

Passo por ruas como essa, olho, entristeco-me e penso na minha vida, na sorte que tenho, fico confusa, porque eles e não eu?aceito a condição humana, revolvo-me por dentro,encontro outros vicios, diferentes dos deles, mas meus, entristeco-me de novo, olho para outros, encontro um sorriso, e Vejo-O, mesmo no meio deles, mesmo no meio da tristeza, da pobreza, Ele está sempre lá.Rezo.
Peço-Lhe que me ajude a aceitar e a fazer o possivel e o impossvel para alterar a vida dessas pessoas, mesmo que seja so com um sorriso, que tantas vezes vale tanto.

Reza contigo: Obrigado Senhor pela minha vida. Peço-te pelas vidas daqueles que mais carecem. Peço-Te para que no Céu, todos nos encontemos conTigo. Nada queremos mais do que amar-Te cada vez mais e sentir o Teu imenso Amor em nós.

Obrigado

Um grande beijinho

12:27 da tarde  
Blogger Fátima F said...

As situações por que passamos, as pessoas que os nossos olhos encontram...são incontáveis durante o dia as realidades que vemos e que se transformam em oportunidades de oração, e nos ajudam a engrandecer a alma através delas.

Obrigada por nos ajudares a lembrar isso. São muito importantes as tuas palavras, acredita. :)

12:42 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Inês-que-é-muitas-vezes, és uma loba boa! Queres ver?

-Inês, porque és tão querida?
-É para vos amar melhor,meus amigos!

HAHAHA :D

Beijinhos e obrigado,


AVC

2:09 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Teresa! É tão bom ver-te por aqui :)
Óptimo Teresa, fico contente! Fica sabendo que também foste uma coisa óptima que me apareceu à frente neste dia! Um beijinho e saudades,

AVC

2:11 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike, sorrir pode ser uma óptima oração. Força nessa confiança. Dá-me gosto ler o que escreveste aqui, ainda cá volto com mais tempo. Um grande abraço,

AVC

3:26 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Cara Joana, vejo nas tuas palavras um exemplo: não deixar de sentir, mas lá porque se sente e às vezes impressiona e entristece, nunca deixar de tentar. E depois, a ideia de deixarmos um sorriso por alguém por quem passamos. Podemos não conseguir mudar a vida de uma pessoa num dia, nem temos de o fazer. Mas podemos mudar um dia da sua vida, e às vezes basta fazê-la sorrir. Obrigado Joana, é sempre óptimo ler o que escreves. Um beijinho,

AVC

3:31 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

"são incontáveis durante o dia as realidades que vemos e que se transformam em oportunidades de oração, e nos ajudam a engrandecer a alma através delas"

Querida Gota de Chuva, disseste tudo. Tudo é oportunidade para nos abrirmos mais um pouco a Deus. Fazer de cada momento um momento de entrega e Amor. Obrigado por este momento que aqui nos entregas. São também as tuas óptimas palavras de consolo. Um beijinho,

AVC

3:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Qual o teu número da porta?

5:37 da tarde  
Blogger joaquim said...

Um dia fui confrontado e confrontei aqueles para quem falava com o seguinte:
Falava-se da paz e do amor aos irmãos e eu perguntava-me no intimo e depois transferi a pergunta para os outros se, estando na Missa e na altura do "abraço da paz" e sabendo que ao nosso lado, estava, por exemplo, uma prostituta, (não estou a condenar ninguém), ou alguém que não nos fosse agradável, se então o "nosso abraço da paz" seria dado a essa pessoa, e com que sentimentos.
Realmente a vida dos outros tem que ser oração para nós, sejam quais forem os motivos, sobretudo por que neles temos de ver Cristo, que "veio para os pecadores e não para os justos".
Obrigado António, por me teres feito recordar tudo isto, (que devia ser memória permanente), sobretudo porque sou fraco e esqueço muito o que "não me agrada".
Abraço em Cristo

6:30 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

=)
=)
=)

Sorrisos, muitos sorrisos, mas não mereço tal elogios!

7:27 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Olá anónima(o), sê bem-vinda(o)! Um abraço em Cristo,

AVC

8:53 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

Só queria dizer uma coisa... não devemos só olhar para os que têm coisas más na vida até porque Deus nos deu a liberdade para alguma coisa!A única coisa que acho é que não devemos só olhar para as vidas más dos outros para rezarmos por eles porque também os que parecem teer vidas boas precisam de ajuda e são também uma óptima fonte de exemplo mas visto do sentido oposto!
Rezo sempre por todos: Por todos os que conheço, os que não conheço e vou conhecer e por todos os que precisam!É assim que deve ser(julgo eu)!
Não estou feliz por saber que há quem esteja pior que eu tal como fico feliz por quem está melhor!Rezo por aqueles que realmente parecem precisar tanto como por aqueles que parecem não precisar e acho que a única situação em que rezo uma Avé-Maria em especial por "alguém" é quando vou na estrada e passa por mim um carro funerário com alguém lá dentro!Rezo uma Avé-Maria por quem morreu e por toda a sua família!É só!!!
Beijinhos em Cristo

11:27 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Amigo Joaquim, obrigado eu pelo teu comentário que vejo sempre em boa hora! Ainda bem que lembras o "abraço da Paz"... às vezes dou por mim a fugir como posso das velhinhas que picam na cara. Mas depois penso, "que palermice". Como faria Jesus? Volto atrás e compenso com um beijinho ou dois, junto com um sorriso mais atencioso. Se Jesus faria assim ou bem melhor, porque não hei eu de O imitar? A "Paz de Cristo" deve ser mesmo isso... a Paz como se Cristo estivesse no nosso lugar. E já agora, uma paz que continue fora de portas da igreja! Obrigado Joaquim e mando-te aqui um valente abraço,

António

12:34 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês-que-és-muitas-vezes,
Mereces tudo e mais algum sorriso. E um abraço, que vai daqui pelo correio,

AVC

12:36 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês-perto-de-mim,
Tudo o que dizes é óptimo e aprecio. Força! Mas...

"Não estou feliz por saber que há quem esteja pior que eu tal como fico feliz por quem está melhor"

Eu também não fico Feliz por saber que haja quem esteja pior, antes pelo contrário! Mas sinto-me sortudo e responsável por Deus me ter dado a possibilidade de O amar fazendo coisas diferentes. Se calhar não tenho de procurar comida todos os dias para sobreviver, e assim tenho tempo para O servir e Amar noutras coisas que sejam precisas. No entanto não quero perder a consciência que a minha luta diária podia ser a de arranjar o que comer todos os dias e oferecer a Deus o sofrimento da fome sempre que a passasse. E quem o faz, não é menos cristão por isso! Deus quis que tivessemos sortes diferentes, apesar de nos amar por igual. O jejum na Quaresma, por exemplo, pode ajudar-nos a confrontarmo-nos com essa realidade e a estabelecer pontos de contacto entre o nosso horizonte do dia-a-dia e o horizonte daqueles que carecem de cuidados humanos. Um beijinho e obrigado!

AVC

12:44 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Tenho que discordar quando dizes que Deus nos Ama de igual forma mas que nos Deu sortes diferentes!Deus não faz diferenças!Apenas os homens o fazem e por isso fizeram escolhas indevidas o que levou a muitos seres humanos a nascerem em condições desumanas!Mas foi tudo escolha dos homens e não de Deus!Por isso quando digo que me sinto mal com aqueles que sofrem e têm uma vida má é tudo porque sei que essas pessoas fizeram más escolhas porque também já as gerações anteriores o tinham feito e essas pessoas se calhar não tiverem melhores escolhas a fazer nas suas vidas!É triste mas é verdade e é também assim que penso!Mas entendo perfeitamente quando dizes para que dê Graças a Deus pela vida que tenho e pelas escolhas que fiz porque realmente o facto de ter nascido em Portugal, filha de uns pais lutadores que fizeram tudo por mim e me deram uma boa educação é de Louvar a Deus!Não nasci na Somália e morro á fome ou nem no Brasil e vim para Portugal prostituir-me!Que Deus nos continue a abençoar por estas tãos boas vidas e possa ajudar aqueles que não a têm!Beijinhos grandes

10:11 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês-perto-de-mim:
"Deus quis que tivessemos sortes diferentes, apesar de nos amar por igual." É o que penso, e quer dizer que Deus deu a cada um aquilo que cada um precisa, e que são instrumentos diferentes para que cada um seja Santo. Deus ama-nos por igual, infinitamente a cada um de nós. Mas também sabe que somos todos diferentes no interior, mesmo os irmãos mais gémeos do mundo. Temos todos Caminhos próprios e diferentes, apesar de alguns terem a mesma base. Cada um de nós precisa de coisas diferentes, e no Seu Amor igual por cada um de nós, Deus dá coisas diferentes consoante aquilo que precisamos. E tudo o que Deus nos dá são instrumentos que, bem usados, nos fazem chegar à Santidade.

Quanto à segunda ideia que escreveste... todos erramos, todos os nossos pais erraram. Não acredito que os casos da Somália e do Brasil sejam apenos fruto do homem. Num sítio e noutro, há estatísticas que mostram que o seu índice de Felicidade são bem superiores ao de muitos países com PIB per capita maior. Nesses sítios, e com os instrumentos que Deus lhes dá, há verdadeira alegria e verdadeiros Caminhos de Santidade. Têm o que precisam para ser Santos, tal como nós. Têm oportunidades diferentes, erros iguais e são amados de forma igual. Um beijinho!


AVC

2:37 da tarde  
Blogger Mike said...

Parem e leiam o que ambos escreveram COM CALMA... a Verdade nenhum de nós sabe ;)

António, como é que enquadras o "vende tudo o que tens e distribui-o pelos pobres", com a "sorte de ter nascido onde nasci". Engraçado, acabamos por agradecer tudo o que temos, quando Jesus nos diz para nos libertarmos de tudo isso (indiferença face às coisas... não resisti :p)

Inês... eu acredito que já tudo está escrito e que Deus nos conhece e se nos dá vida é porque há um caminho que nos faz Feliz (A TODOS, até a quem nasce na Somália...)! Percebo o que queres dizer e acho que de certa forma concordo. O principal, parece-me, é que a Verdadeira proposta de Cristo nos fala de Liberdade. E esta Liberdade vem também de perceber que os "moldes" nos quais nos encaixamos (toda esta componente histórica, estereótipos, ...) não nos podem limitar, devemos usarmo-nos das coisas tanto quanto nos ajudem, e deixarmo-nos delas tanto quanto nos afastem do fim para o qual somos criados: Louvar, Reverenciar e Servir a Deus!

Santo Inácio RULAAAAAA!

3:13 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

Querido AVC, concordo quando dizes que Deus nos dá a cada um em especial os elementos necessários para sermos Santos e também concordo quando dizes que há pessoas na Somália tão ou mais felizes que em países ricos!Mas isso são casos extremos!A grande parte as pessoas que morre á fome na Somália não são propriamente felizes!Faz parte da nossa pekenina condição de ser humanos não conseguirmos ser felizes quando nos falta alguma coisa material principalmente quando se trata de comida e água!Mas como disse é bem possível que haja muita gente feliz na Somália só não acredito que seja a maior parte!Talvez nem nós que sabemos mais ou menos o que é o amor de Deus conseguiríamos ser felizes nestas situações!Mas mais uma vez, como disse até posso concordar mais ou menos com isso!Agora discordo de todo quando dizes que não tem a ver com escolhas dos homens do passado!É claro que tem e não quero com isto dizer que seja apenas isso mas é o que acho!É a tal liberdade de que fala o Mike!E para variar Mike adorei o que escreveste e concordo inteiramente!Sem tirar nem pôr!Mas pronto... gostei que tentasses fazer-nos ver aquilo que cada um escreveu porque faz-me lembrar alguém que fez o mesmo num post anterior!(não sei quem fui!!! :p ) Beijinhos em Cristo para os dois

11:12 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike,

"vende tudo o que tens e distribui-o pelos pobres"

É daquelas coisas que não podemos levar à letra. Mas mesmo levando à letra, a sorte que tenho é a de poder Servir a Deus (porque é disso que se trata) com a educação que tive a sorte de ter. Sorte ou azar. Se tenho muito, muito me é pedido. Se tenho pouco, não me é pedido tanto. Substituo aqui talvez a palavra sorte por responsabilidade. Embora quanto maior a responsabilidade, maior a sorte de podermos dar mais do que temos. E tudo o que temos que dar não é nem tem de ser convertido em dinheiro. Um abraço,

AVC

10:57 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mas claro que nos temos de libertar de algumas coisas... só que sem esquecer que essas coisas foram essenciais para a nossa formação enquanto... missionários que O seguem!

AVC

10:59 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês, eu não disse nada disso, desculpa. Se quiseres lê outra vez. Mas também não vale a pena dar muita importância a este assunto! Acho que há coisas mais urgentes que esperam por nós, e também com mais calma. Um beijinho!

AVC

11:02 da tarde  
Blogger Mike said...

"Se tenho muito, muito me é pedido. Se tenho pouco, não me é pedido tanto."

Discordo em absoluto. Não existem vidas de primeira e de segunda, e o que te é pedido não depende do que tens, depende da vida que Deus te deu e que é igual para todos.

Também não acho que "vende tudo o que tens, destribui-o pelos pobres e segue-Me" seja num sentido figurado. Aliás António, esta história não é uma parábola, é um relato de algo que aconteceu.

Enfim, neste ponto estamos num claro e completo desacordo (de base mesmo)!

9:45 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

É isso mesmo!!Para a frente é que é o caminho!Beijinhos em Cristo

11:15 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Mike, não se trata de vidas de primeira ou de segunda. Para Deus, a nossa vida vale exactamente o mesmo que a do afegão, a do mendigo, ou a do Bill Gates. Tanto o Bill Gates como o mendigo são chamados a ser Santos, e ambos têm todas as oportunidades necessárias para o serem. Só que são diferentes, e não é pedido ao Bill Gates o mesmo que é pedido a um mendigo. A justa medida daquilo que se tem é aquilo que é pedido para render em favor do Reino de Deus. Um abração!

AVC

1:26 da tarde  
Blogger Mike said...

"Ora portantos", concordemos então que as "justas medidas" não são comparáveis e que a tua frase acima foi, de facto, redundante!

Eu, ao contrário de ti Mr. Tony, sou um rapaz das matemáticas (apesar de ter estudado uma ciência dita humana... lol)! E matemáticamente é muito simples, dado que analisas tudo de uma forma relativa, ou seja, não analisas o quanto dás em bruto, mas sempre tendo por base o quanto poderias (tu!) dar.

E dar 5% de ti a Deus é igual a um afegão dar 5% dele e é igual ao Mr. Gates dar 5% dele. Em termos absolutos, se calhar, para ti é disponibilizares uma tarde a ajudar alguém que acredites que precisa, para um afegão é entrar numa Igreja, para o Mr. Gates é doar uns quantos dos seus milhões para a Caridade. Em absoluto não são comparáveis (os milhões batem tudo...), mas, numa análise relativa são iguais.

Acho que já percebi o que querias dizer (como vês, you're not easy at all as well)...

Aquele abraço (não... o outro... sim, esse!)

2:58 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Sim, grande Mike, estamos mais uma vez de acordo... passado 30 comentários! :P
O que dizes está certo e é compatível com o que eu disse. Óptimo! Um abraço,

AVC

7:55 da tarde  
Blogger Mike said...

Gostei do tom científico com que dizes: O que dizes está certo e é compatível com o que eu disse....

9:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home