terça-feira, novembro 21, 2006

21 de Novembro

O Caminho até Deus é longo e cheio de perigos. Se não nos distrairmos e encararmos os obstáculos de frente, fica bem mais fácil. O Caminho é longo, e por isso damos passos de Razão. Pela Razão chegamos a Deus, mas não basta. Já vemos. Começamos o Caminho, sabendo que vai ser difícil. Alguém nos cativa e convida para irmos com ele. Vamos. Pessoas novas chegam, pessoas antigas vão. Mas nós, continuamos sempre o Caminho, confiando cada vez mais n'Aquele que veio ao Mundo para nos mostrar o Caminho, para além da Verdade e da Vida. Passo após passo, descoberta lógica e racional após descoberta lógica e racional, chegamos a um ponto onde o caminho é interrompido por uma tremenda fenda na terra, de alguns metros de largura. Do outro lado, felizmente, vemos que o Caminho de Razão continua. Mas precisamos de dar um salto: o salto da Fé. Saltamos, pois, com convicção e Esperança. Caímos em terreno mole e continuamos o Caminho, que ainda é longo. Só que muito mais agradável e bonito. Aliás, o Caminho vai ficando cada vez mais belo à medida que andamos na direcção do Pai. Parece que a cada metro que caminhas, vês mais maravilhas do Reino de Deus. Do Reino de Deus! Estamos a chegar! São estes os verdes prados que nos prometeram... que lindos! E Deus ali, de braços abertos pronto a receber-nos, pois esteve ansioso pela nossa presença desde que começámos a Caminhar.
AVC

8 Comments:

Blogger Mike said...

Engraçado falares na razão... no meio de uma aula de Cristianismo e Cultura, no meio de uma imensa dissertação entre Razão e Fé, o Pe. JS vira-se e conclui: "Chega-se a um tal ponto de incompreensão que das duas uma: ou estamos a viver uma perfeita estupidez e o mundo não faz sentido, ou é Verdade! E então, a Fé torna-se Certeza e é, também, razão!"

A razão é um poderoso instrumento. É aquele que nos permite manter sempre os pés bem assentes no chão, a não nos perdermos do essencial.

Gostei do "salto"! O Salto, para mim, é Fé, é acreditar e deixar-se levar! O trampolim, esse, é Razão! Tem de ser firme, estar bem "colado ao chão"!

Gostei mesmo Sr. António! És a segunda pessoa esta semana que me vem falar de saltos :p (vide almasemaspas.blogspot.com)

Um grande abraço

9:58 da manhã  
Blogger J said...

Porque o salto da fé é essencial para chegarmos a Deus, o caminho é longo, mas Ele espera-nos, mesmo sabendo o tempo que vamos demorar a percorrê-lo.

Rezo para que Ele nos acompanhe e para que todos juntos continuemos a fazer este caminho, porque somos amigos do Senhor, e até Ele chegaremos se o percorremos até ao fim.

( posso gostar cada dia que passa mais deste blog? é o que sinto )

Um grande beijinho

11:58 da manhã  
Blogger Maria João said...

Deus caminha sempre connosco. E como diz a estória "Pegadas na Areia", quando só vemos um par de pegadas, essas são de Deus que nos carrega aos ombros.

12:13 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Só um inspirado consegue dizer estas coisas de forma tão perfeita.

Beijocas

6:32 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike, o seu a seu dono. Imaginei este Caminho a partir da expressão "salto da fé" usada pelo Papa Bento XVI (na altura ainda Joseph Ratzinger) na sua "Introdução ao Cristianismo". É incrível como pegar em apenas duas palavras desta pessoa espectacular, dá para descascar na nossa imaginação muita coisa. E ainda sobra! Um abraço,

AVC

10:12 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Joana, que querida! Obrigado, a sério. Eu também gosto cada vez mais de estar aqui, com visitas como a tua. Visitas não, porque já és da casa. Um beijinho e obrigado por rezares por isso! É mesmo importante. E é óptimo sentirmo-nos acompanhados neste nosso Caminho :)

AVC

10:14 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Maria João, obrigado pela tua visita e deixa-me dizer que gosto muito do teu blog. Obrigado por nos lembrares que Deus nos acompanha sempre. Realmente é fantástico ver como Alguém nos quer tanto junto de Si, que até nos acompanha de forma a que nos possamos dar mais a Ele! É só querermos! Um beijinho e obrigado pelas tuas palavras,

AVC

10:17 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Querida Gota de Chuva, e se eu te dissesse que a tua simpatia me inspira muito? Obrigado pelo exagero e parabéns pelo teu novo blog, que visito tanto como o antigo, ou seja... muitas vezes! Estás mesmo de parabéns porque está mesmo bom e acolhedor. Beijinhos!

AVC

10:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home