terça-feira, novembro 14, 2006

15 de Novembro

Caro amigo cristão, tenta imaginar a seguinte cena.
Há ambiente natalício, com lareira, bolos, chá quentinho, crianças a correr escada abaixo, escada acima. Uma família grande, todos felizes. A tradição diz que os presentes devem ser abertos no dia 25 de manhã, em Família. Está bem, esperamos! As crianças estão ansiosas por abrir os presentes que estão perto dos seus sapatinhos, mas aguentam a ansiedade que têm e brincam para enganar o tempo. A pouco e pouco, vão-se deitando todas as pessoas da Família, inclusive as crianças, que são as primeiras. Deitam-se com o pensamento sonhador dividido entre as histórias de Natal que ouviram, uma oração ao Menino Jesus, outra ao Anjo da Guarda, e aquilo que vão receber no dia seguinte.
No dia seguinte, as crianças são as primeiras a acordar. O sol ainda mal se vê, mas a claridade já faz os pequeninos saltarem da cama e vestirem a correr os seus robes minúsculos e correr para a sala, onde estão os presentes todos. Vêm aqueles embrulhos todos, que parecem gritar "Abre-me, amigo! Vem ver o que escondo dentro de mim! Anda, é para ti!". Passado um bocadinho, a Maria pequenina e o Pedrinho foram à cozinha buscar um bocadinho de leite do dia anterior, que tinha ficado de fora do frigorífico. O Domingos, o João e a Teresa, foram aos quartos dos pais e dos avós acordá-los... afinal, queriam era abrir os presentes! A Isabelinha foi à casa de banho porque estava aflita para fazer chichi e tinha deixado as fraldas só a semana passada... não queria fazer no pijama, ainda por cima logo naquele dia! Ficou o pequeno Manuel sozinho na sala, com os presentes.
Olhou para o maior deles todos, era dos seus pais. Tinha um embrulho muito bonito, estampado a encarnado e verde com desenhos animados, e a forma e o conteúdo do presente intrigava-o, e de que maneira! O Manuel queria abrir os presentes com a Família lá, mas estavam a demorar tanto... "Arghhhh, não aguento!" Manuel rasgou o presente e, de repente, viu lá dentro um grande carro telecomandado. "Yupee, lindo, era mesmo o que eu queria!!" Agarrou no carro e foi à cama dos pais acordá-los.
- Pai, Mãe!! Mãe, Pai, acordem!
- Uahh... que horas são isto?
- Obrigado pelo carro Mamã!! Gostei mesmo muito!!
- Ahh, óptimo... mas porque não esperou por nós, Manel?
- Não resisti... desculpem!
Claro que a Mãe e o Pai do Manuel desculparam-no. Embora tenham ficado contentes com a reacção do filho, que delirou com o presente, ficaram também tristes e com pena de o filho não ter esperado por eles, que chegassem à sala. O filho também podia ter ficado mais contente, se não tivesse o peso na consciência de não ter esperado pelos pais para abrir o presente. Claro que se lembrou dos pais quando o abriu, mas a questão que o incomodava não era bem essa... é que os pais não estiveram totalmente presentes na abertura daquele embrulho que fizeram e deram com tanto amor, e queriam ter estado e Manuel sabia disso. Pronto, pediu desculpa, menos mal. Estava perdoado. Mas o Manuel não queria tornar a fazer isso. Para a próxima ia ser diferente!
Os pais aqui, são Deus. O Manuel somos cada um de nós, acompanhados pelo resto da Família Cristã que é a Igreja. O presente que Deus nos dá, aqui, é o dom do Amor na relação sexual. O Amor com que "abrimos" este presente não está posto em causa, mas sim a altura. A altura certa é aquela em que abrimos o presente com mais sentido e, consequência disso, abri-lo assim dá-nos um gozo muito maior. Se for fora de tempo, também dá gozo e é bom. Mas qual é o ponto de o fazer se isso pode e deve ser querido, amado e gozado até ao seu máximo? Então, devemos abrir este "presente" que Deus nos dá quando Ele estiver presente em toda a Sua plenitude, e tal como Ele quer. Então, construímos condições e esperamos pelo Espírito Santo que desce sobre nós na forma de Sacramento do Matrimónio. Casamo-nos, diante de Deus e da Família Cristã que nos acompanha. Então, com todos presentes, temos condições para amar e abrir este nosso presente, com quem amamos, na intimidade das nossas novas vidas a três. Se cais, não penses que deitaste tudo a perder. Podes sempre ser casto, e Deus perdoa-te sempre. Se estiveres verdadeiramente arrependido, como o Manuel, que não queria voltar a fazer aquilo da próxima vez, ficas limpo de pecados, Santo. A dinâmica aqui, como sempre, é a do Amor Maior. Se não estás lá muito convencido com esta história, não te esqueças que somos pequeninos. Devemos confiar na Igreja, que estuda este Amor Maior há séculos e séculos. Um abraço fraterno ao leitor,
AVC

37 Comments:

Blogger Mike said...

As voltas que este rapaz dá (quem diria onde a ansiedade do Manel o iria levar (risos))... mas não teme face a um tema altamente sensível :p

Mas acho um óptimo caminho este António: quantas e quantas vezes não optamos por ser apenas medianamente felizes? E é tão difícil perceber esta humildade de querer ser Grande!

Mais uma história bonita que nos fala de Deus... que sorte ver-me rodeado de gente que ainda não desistiu de as contar :)

Um grande abraço

9:21 da manhã  
Blogger joaquim said...

Amigo António
Obrigado, obrigado, pela história, da qual me vou servir nos encontros de jovens, na minha Comunidade e obrigado pela coragem de abraçar este tema tão "politicamente incorrecto".
Costumo dizer aos jovens que isso de "relações prematrimoniais" é coisa que não existe.
Foi apenas uma forma de tentar "credibilizar" as relações sexuais antes do Matrimónio.
Com quantas e com quantos se poderia então ter "relações prematrimoniais"?
E quando seriam: um dia antes, uma semana, um mês, um ano?
O Padre Borga respondia uma vez na "Familia Cristã" a este assunto, dizendo:
"E se eu, sabendo que vou ser ordenado padre dentro de uma semana, começasse já a celebrar a Missa?"
Se a comida não for cozinhada o tempo certo, não tem o sabor certo e melhor. Está lá tudo, as propriedades, o sabor, mas não atinge a "plenitude", não atinge todo o sabor que deveria ter.
Às vezes até, porque ainda está cru, pode fazer mal à "saúde", pode provocar "indigestões".

Confirma-se a necessidade do livro!!!

Abraço em Cristo

10:19 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Querido amigo António está...ESTÁ (nem sei que dizer)!!!Durante muito tempo todo este tema das relações fazia muito sentido na minha cabeça por causa daquilo em que acredito e da Fé que tenho, mas hoje tudo fikou bem mais claro na minha cabeça e no meu pekenino coração!Muito obrigado por este texto que nos leva a um tema que hoje em dia é tão polémico!Visto que há tantos jovens á beira de uma decisão neste sentido e infelizmente grande parte toma a decisão errada se calhar por não ter tão esclarecido na sua cabeça este tema como este texto nos esclarece!Há tantos jovens católicos a dizer que acreditam em Deus e que têm Fé mas que "há coisas com as quais não concordo como não se dever ter relações sexuais antes do casamento!"Espero que este texto pelo menos aos que têm a sorte de poder aqui vir lê-lo que nos deixe sem dúvidas da opção a tomar em caso de dúvida e para aqueles que não têm dúvida que fique ainda mais esclarecido que a sua opção é a correcta! Um grande beijinho Inês

1:45 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

Nada pode ser feito sem que haja o consentimento de Deus... Muito menos quando nos confrontamos com uma situação/decisão destas...

António era muito bom que este texto pudesse ser divulgado no meio de tantos jovens que não entendem a profundidade de uma relação sexual! Acho que quando tiver que contestar junto de amigos meus, vou CLARAMENTE pegar nesta história, escrita por ti, um amigo muito especial que não se cansa de mostrar aos outros o intenso Amor que Deus tem por nós.

Grande beijinho

2:41 da tarde  
Blogger Mike said...

Não conseguir esperar não é o mesmo que não entender a profundidade... acho que é preciso ter um bocado de cuidado nesse ponto!

Enfim... quietinho jovem!!! (LOL)

2:52 da tarde  
Blogger Tiago said...

Ora bem, a história é extraordinária. É das melhores transposições para o campo Espiritual e, posteriormente, da actuação sexual, que já li.
Porém, essa tua confiança na Igreja, não estou certo que não seja cega... não é por pensá-lo há séculos que é mais correcta ou próxima da realidade do que outras teorias. E isto puxar-me-ia para te relembrar aquilo que já o nosso amigo Napoleão te escreveu no Curtas. Portanto, não sou tão confiante, mas considero a história fenomenal. E sim, há uma altura certa para tudo e, nessa altura, o saborear é mais apurado. E sim, somos pequeninos, contudo, essa realidade não afasta ninguém nem da reflexão nem do espírito crítico(que não é a crítica disparatada).
Um Abraço fraterno ao escritor, TAM

5:39 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

Miguel, quando dizes: "Não conseguir esperar não é o mesmo que não entender a profundidade", não sei se consigo concordar! (vou tentar explicar da melhor maneira possível para não existirem erros de comunicação!!!)

Na minha opinião, a profundidade exige uma parte espiritual muito grande!!Então num acto de Amor!!Eu só consigo Amar o outro se Deus ali estiver presente! Eu acho que neste caso, esperar é óptimo porque com o Matrimónio consegues obter aquela profundidade obtida: Deus está ali, está entre o Amor daquele Homem e daquela Mulher!!

Esperar pode ser um grande sacríficio para muitos mas não deixam de ter o melhor dos benefícios!! Entendem, posteriormente o Verdadeiro Amor!!

6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De todos os textos que já vi expostos este é sem duvida o mais completo. Parabéns!

Caro amigo, tenta imaginar a seguinte cena.

Há um ambiente de competição, com um beliche, cartas, e o guarda prisional a correr de cadeia em cadeia. A tradição manda que o campeonato acabe lá para Maio ou Junho. Ora essa! Esperamos! Mas existe um “individuo azul-e-branco” que está ansioso para que o campeonato acabe mas aguenta a ansiedade que tem e vende “fruta” para enganar o tempo. A pouco e pouco os jogos vão acabando.

No dia seguinte é apanhado pela PJ, com um mandato de captura com as seguintes palavras: "Abre-me, amigo! Vem ver o que escondo dentro de mim! Anda, é para ti!". Passado um bocadinho (cerca de 10 anos e depois de ser justamente julgado) o “individuo azul-e-branco” é preso!

Já na “prisa” elabora o seguinte canto:

“Ó Apito Dourado, quanto do teu bocal
São Campeonatos de Portugal!
Por te apanharem, quantas Ligas ficaram por gamar,
Quantos clubes em vão jogaram!
Quantos árbitros ficaram por comprar
Para que fosses nosso, a roubar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a “fruta” não for pequena.
Quem quer passar além do Tribunal de Gondomar
Tem que ter amigos na PJ para se informar.
PC ao Campeonato o perigo e o abismo deu,
Mas o futebol português é que alcançou o céu.”

Era tão bonito!

PS: Andam a tentar vilipendiar o bom nome do GLORIOSO...escreverei até que se faça justiça...mais uma boa acção.

6:35 da tarde  
Blogger Mike said...

Eu só consigo Amar o outro se Deus ali estiver presente! Eu acho que neste caso, esperar é óptimo porque com o Matrimónio consegues obter aquela profundidade obtida: Deus está ali, está entre o Amor daquele Homem e daquela Mulher!!

Seria tão bom que assim fosse... é uma teoria deveras interessante Inês, mas acredita em mim, não passa disso... de uma teoria!

Só com o matrimónio é que... o que sabemos nós do matrimónio??? Estamos a falar, desde o princípio (e acho que o Tony concorda comigo) de Fé... e não há quem não tenha crises de Fé, dúvidas, etc...

Este caso não é diferente dos outros. Quantas coisas fazes por dia que juraste (algumas vezes por Deus) que o não farias?

Enfim, a ideia do António é mesmo boa... como a criança que cede ao mais primário impulso... tão incrivelmente (e de alguma forma, tristemente) simples como isto.

O resto... teorias!

7:05 da tarde  
Blogger Mike said...

Quanto ao anónimo... um grande LOL!!!

Estou combenfas também!

7:07 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike:
"quantas e quantas vezes não optamos por ser apenas medianamente felizes?"
Grande, acertaste na mouche! Esse bem pode ser um bom tema para um post. Que achas? É desta que escreves um para aqui? Um abraço!


Caro Amigo Joaquim:
Os temas politicamente incorrectos às vezes assustam-me. Mas depois lembro-me que Jesus não veio cá para que tudo ficasse na mesma! Teve de ser politicamente incorrecto, e realmente o cristianismo bem levado, é tudo menos a religião do "está-lá-quieto-a-descansar". Quer dizer, é confortável, consola... mas há sempre caminho de Santidade pela frente, com tantas coisas que podemos fazer para melhorarmos aos Olhos de Deus...

"O Padre Borga respondia uma vez na "Familia Cristã" a este assunto, dizendo:
"E se eu, sabendo que vou ser ordenado padre dentro de uma semana, começasse já a celebrar a Missa?""
Valente Padre Borga, esse é um bom argumento que aqui nos lembras, caro Joaquim. Não conhecia, mas é muito bom!
Caro Joaquim, conta com a minha oração para os teus projectos e sonhos que realizas! Decerto que os grupos que animas estão em óptimas mãos. Mãos ao Serviço do Amor! Um abraço deste que te admira a cada palavra que escreves.


Querida Inês-Perto-de-mim:
"Há tantos jovens católicos a dizer que acreditam em Deus e que têm Fé mas que "há coisas com as quais não concordo como não se dever ter relações sexuais antes do casamento!"
Pois é, Inês! O que é mais fácil e que aparentemente dá mais gozo, grita-nos aos ouvidos, enquanto que o que devemos fazer só nos sussurra... o prazer como prioridade maior que o amor, tolda-nos a vista e distorce-nos do Bem Maior. Felizmente, temos bons amigos e educadores que nos ensinaram a dar valor àquilo que nos sussurra, e mesmo assim é difícil! Peçamos a Deus a Graça de O ouvirmos e reconhecermos sempre! Olha, eu reconheço-O em ti e nas palavras que aqui deixaste... Um grande beijinho!


Querida Inês-que-é-muitas-vezes:
"Nada pode ser feito sem que haja o consentimento de Deus"
Fazermos a vontade de Deus em nós é, de facto, a melhor maneira de Lhe darmos um beijinho! Deus dá-nos a liberdade de fazermos o que quisermos... mas se O amamos, fazemos aquilo que Ele gostava que nós fizéssemos. Deus podia mandar em nós, porque é Todo-Poderoso. Mas deixa-nos escolher... o que é lindo. Sempre que O escolhemos, sei que Ele sorri de alegria com todo o Amor que tem por nós.


Grande Mike:
"Não conseguir esperar não é o mesmo que não entender a profundidade... acho que é preciso ter um bocado de cuidado nesse ponto!"
Com confiança te digo que esperar, neste caso, é sempre das mais belas provas de amor que pode haver. Faz crescer o Amor, o momento, a entrega... e por isso o gesto cresce também em profundidade. Um abraço!


Caro Tiago AM:
"Porém, essa tua confiança na Igreja, não estou certo que não seja cega..."
Meu amigo, gostava eu tanto de ser ainda mais "cego"... por alguma razão a minha rua se chama "Rua dos Cegos"! Não duvido da Igreja em questões de Fé, já que são questões asseguradas pelo estudo sério e científico de muitos e muitos anos e pela infabilidade do Papa. Não podemos, como vimos atrás, ser cristãos para umas coisas e para outras não. Quando rezamos o "Credo", oração que manifesta como aderimos a Deus, dizemos também "creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica". Caro Amigo, depois de ver a Verdade, confio na Igreja por princípio. Se alguma coisa me escandaliza, procuro formar uma opinião crítica sobre o assunto, que debato de espírito aberto com um entendido. Se ficar convencido, descanso porque percebi. Senão, continuo a procurar quem me explique melhor o problema. Mas, o princípio é de confiança e não do contrário. Tal como nos tribunais, inocente até prova em contrário! E não culpado até prova de que é inocente.

"E sim, há uma altura certa para tudo e, nessa altura, o saborear é mais apurado."
Concordo, Tiago! Mas é preciso não esquecer que o "saborear" melhor é só a consequência. O princípio que nos move deve ser a vontade de Deus. É claro que fazendo a vontade de Deus em nós, depois tudo fica muito melhor. Um grande abraço e obrigado pelas tuas palavras!


Querida Inês-que-é-muitas-vezes:
A profundidade exige, como dizes, uma parte espiritual muito importante! Principalmente numa prova de Amor como esta, não podia estar mais de acordo. Outro beijinho e obrigado!


Grande Tony dos Bifes:
Sê novamente bem-vindo a esta casa que é tua, e mais uma vez com esse humor bem Almeideano! Rivalizas com os Grandes Poetas, não haja dúvidas! Obrigado campeão, pela tua visita e pelo teu sempre bom-humor :) Até breve e um abraço!


A todos os que aqui passam, um enorme abraço em Cristo,


AVC

7:28 da tarde  
Blogger Mike said...

Com confiança te digo que esperar, neste caso, é sempre das mais belas provas de amor que pode haver. Faz crescer o Amor, o momento, a entrega... e por isso o gesto cresce também em profundidade.

Existem muitas formas de espera, é só o que me ocorre dizer... acho muito, mas mesmo muito perigoso entrar numa do espera e vai ser tudo maravilhoso e inundado de amor. Acho isso uma tontice!

Acho que o lema a aplicar aqui não é o de "espera"... é mais o de "não comeces a construir uma casa pelo telhado"! Mas não deixes de construir a casa, senão arrisca-te a, com todo o "avalo" de Deus (leia-se, casado e bem casado pela Igreja), começar, como todos os outros que criticaste, pelo telhado!

A espera, pela espera, faz crescer a ansiedade. E a ansiedade, António, neste caso, é quase tão grave como a "não espera"!

Enfim... eu sinto-me coerente, espero que vocês tambêm se sintam (em relação a mim e a vo^cês próprios :p)!

Um grande abraço para ti e um beijinho para a Inês que deve estar a pensar que eu estou só a embirrar com ela (MAS NÃO É VERDADE, E SE NÃO SABES DEVIAS SABER...)

8:47 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

Mikes :D Posso concordar ctg que mais vale começar a construir a casa por baixo do que por cima mas devo discordar quando dizes que mais vale isso que não construir de todo!Porque podes começar por construir a casa mesmo por baixo e usares as más ferramentas ou os maus materiais e para fazeres dessa forma é melhor esperar!Mais vale esperar SEMPRE, porque quando fôr a hora Deus nos dará as certezas para percebemos que é a hora e por isso essa espera será melhor aproveitada!Já que somos tão homens que não percebemos que para amar verdadeiramente o próximo não tem que passar por ter relações com quem amamos nem mesmo quando casados!Se amarmos verdadeiramente aquele a quem nos dedicamos e se não fossemos humanos acreditem que ter relaçoes seria unicamente para procriar!Mas Deus é tão grande no perdão que até no que toca a isto ele nos perdoa!E já agora para aqueles que dizem "então porque temos prazer quando temos relações" a resposta não é porque Deus queria que fizessemos muito é porque mais uma vez Deus conhece a condição de pequeninos que somos (não fosse Ele quem nos criára) e sabe que já é tão dificil procriar gostando imaginem não gostando!
Um grande beijinho

10:34 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike! Uma Espera consciente, pensada pelos 2, rezada entre os 3, pelo Amor e não pelo medo, sem enganos, construído. Valorizar a relação e uma das maiores demonstrações que pode haver de Amor. Demonstrar Amor pelo outro passa por esperar pelo momento certo. A ansiedade aqui, parece-me secundária. Pode-se combater com normalidade e com segurança. Não se trata só dos sonhos de uma "1ª vez" que se possa ter. Trata-se acima de tudo do começo de um novo ciclo. Acredito que o Matrimónio é o Sacramento pelo qual Deus nos envia o Espírito Santo, que nos insufla as Almas numa vida de casados. O melhor é guardar estas relações para esta altura, uma altura sagrada onde ficamos realmente certos que nos unimos a quem queremos acompanhar até ao fim da vida. E a maior certeza é aquela que é "carimbada" por Deus através de um Sacramento, por vontade dos 3. É uma questão de Fé na Igreja, nos Sacramentos, na outra pessoa, na vontade de Deus. Mas a última basta! E em caso de dúvida, é melhor não arriscar... Fé, Esperança e Caridade. Estas 3 virtudes aplicam-se aqui em todo o seu esplendor! Um abraço,

AVC

10:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o visivel revela o invisivel, ou seja, é com o nosso corpo que revelamos a pessoa que somos. Por isso podemos dizer que o corpo "diz" qualquer coisa em cada gesto. No acto sexual o corpo diz "entrego-me a ti:
- livremente - ninguém me pode obrigar e tenho de estar consciente das consequências;
- totalmente - não posso entregar partes a várias pessoas;
- fielmente - só a ti;
- para sermos um - como a trindade - para sermos dom vivido em comunhão;
- aberto à vida - o amor só pode ser fecundo, criador, gerador de vida - aceitando a vida como dom de Deus.
Se o corpo faz de conta que diz mas não tem condições para o dizer porque não há um compromisso (casamento) então está a mentir, ou seja a falsificar o significado do acto.
PErcebe-se ou está muito complicado?

12:04 da manhã  
Blogger Era uma vez... said...

Um aluno meu ouviu uma vez um paroquiano dizer “Três pessoas em Deus… Três deuses numa pessoa…o que é que isso interessa? Vamos mas é continuar a viver como bons cristãos” Uau! A Trindade é o centro de tudo aquilo em que acreditamos como Cristãos. Já que fomos criados à imagem da Trindade, não podemos saber quem somos, nem como “viver uma vida Cristã”, separados da Trindade. Isto é especialmente verdade, no que diz respeito à união sexual.----»Chrisptopher West

12:14 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Percebe-se claramente, cara(o) anónima(o)! Sê muito bem-vinda(o) a este canto, espero que te sintas bem. Obrigado por mais este raio de Luz que lanças sobre o assunto, talvez resumindo tudo aquilo que pode ser a relação sexual cristã. Percebo o que queres dizer com "falsificar o significado" ou "mentir". No entanto, prefiro chamar-lhe enganos ou pouca reflexão. É que às vezes as pessoas nem dão por nada, nem fazem por mal. Fazem por bem, até. Mas sem gastar tempo a pensar como o assunto merece. Pensar a 2 e com Deus. Depois de esclarecidos, agir de acordo com a consciência dos 2 e os 10 Mandamentos, desde que isso seja a clara vontade de Deus. A relação sexual merece toda esta atenção e reflexão porque é marcante na vida de quem quer viver em Deus, em Amor.

Um abraço e obrigado pelo precioso contributo,


AVC

12:22 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

É verdade Inês! Unidos pelo Amor de Cristo, e por isso nos saudamos na Paz e no Amor de Cristo! Obrigado por partilhares esse texto fantástico que gostei tanto. Um beijinho,

AVC

9:27 da manhã  
Blogger Mike said...

Acho-vos a todos uma imensa piada... quando vos vir pessoalmente falo convosco!

Mas acho que estão a ser mais papistas que o Papa e que acabam por ser incoerentes no discurso (só espero que o não sejam também na vida)... não é um tema fácil e "construir" uma relação é complicadíssimo!

Enfim... eu tenho as minhas costas larguíssimas, é só o que vos digo, e não falo de cor! (hei-de ter algum valor, nem que seja só por isso...)

Beijinhos às "ineses"
e um grande abraço a esse que pensa Cristo de forma desafiante :p

PS - Estou irritadíssimo... apareci na televisão e o tema era o casamento dos Padres. Estou a pensar em processar a SIC por identificação indevida! Bolas...

10:20 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Mike:
"[...]acabam por ser incoerentes no discurso (só espero que o não sejam também na vida)..."
Concerteza terás razão, mas gostava que me dissesses onde! Um abraço,

AVC

7:40 da tarde  
Blogger Mike said...

Acredito que o Matrimónio é o Sacramento pelo qual Deus nos envia o Espírito Santo, que nos insufla as Almas numa vida de casados.

Meu querido amigo, não é isto mesmo que o baptismo faz por todos nós, enquanto solteiros? E quantas vezes falhamos? Porque é que só nos lembramos de ser tão radicais na crítica aqui, neste lugar comum?

Incoerente no sentido de parecer que estamos a falar de algo completamente diferente e noutro plano qualquer... e isso não ser verdade! É algo perfeitamente natural e bom!!!

Acho que resumindo me irrita a palavra espera... esperar espera-se pelo autocarro! A palavra aqui é conquista! Como um maratonista: cortar a meta é o casamento! (a preparação para a corrida o namoro, a corrida o noivado... depois temos a subida ao pódio :p)

A forma como vocês estão a falar soa a fácil... e não é! NUNCA é!

Ass.
"O das costas largas" (só agora é que percebi que isto tem imensas interpretações... no meu caso, meus amigos, sempre no bom sentido LOL)

8:18 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike:
"Acredito que o Matrimónio é o Sacramento pelo qual Deus nos envia o Espírito Santo, que nos insufla as Almas numa vida de casados."
Numa vida de casados, disse eu! O Baptismo não contempla isto, tem outras especificidades, tal como o Matrimónio tem outras. Em todos os Sacramentos, abrimo-nos a que o Espírito Santo entre em nós e se manifeste numa nova etapa da vida, com Graças diferentes que traz. É um momento de verdadeira Comunhão com Deus e onde o milagre da nossa existência ganha um sentido mais amplo na sua especificidade.
Quanto ao casamento como meta para que se corre... não gosto muito de correrias, acho melhor parar e valorizar. Dar todo o valor que o momento merece. E para isso, a virtude da Esperança é o caminho menos fácil, sim, mas o mais propício a que tires o máximo proveito das tuas decisões, mais reflectidas, pensadas, rezadas. Evitam-se muitos divórcios e arrependimentos. Claro que erramos e nos arrependemos. Mas acho que o Matrimónio, mais que uma instituição que não devemos desvalorizar (muito menos nos dias de hoje, onde é alvo de tantos ataques), é um Sacramento. É sagrado... enfim. Sem extremismos, mas fundamentalmente é isto. Não devemos ceder. Se cedermos, como em tudo, Deus está sempre pronto a nos abraçar e perdoar. Espero que este discurso e a minha vida não sejam incoerentes aos olhos de Deus, pelo menos a minha luta é contra isso. Um abraço,

AVC

11:07 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Obrigada pela beleza. A tua e a da forma como puseste isto.
Na verdade é muito mais fácil pensar de outra maneira...mais fácil porque exige menos, porque nos dá mais liberdade, porque a sociedade nos pressiona por todos os lados a pensar de maneira diferente, a banalizar. Bem, na verdade fá-lo em tudo.

Amor é beleza, e é pureza (pureza é beleza). Não é? Eu acredito, embora veja tantas coisas que me indicam que essa forma de Amor é tão difícil de alcançar.

11:42 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

Oh costas largas (no bom sentido) tem lá calma contigo!E tu tb AVC!A crítica e o tentar chegar á verdade é muito complicado!Eu entendo exactamente o que dizes AVC eu sinto e penso da mesma maneira e tenho vindo a aprender isso aos poucos e poucos e ultimamente mas acho que o Mike também tem razão quando diz que aquilo que falamos são muitas teorias!É como na Economia queremos pôr tudo em prática mas na realidade algumas ficam para trás!É isso que o Mike nos quer dizer e alertar que é para não batermos com mais força com a cabeça no chão quando a realidade não corresponder á teoria!E porque pode não corresponder?Porque 1º o casamento é feito a dois (humanos) e é dificil prever o que o outro pensa e sente a todo o intstante e para além do mais se nós podemos errar a outra pessoa também pode e já vamos no total de dois erros!Acho que devemos tentar ao máximo chegar á teoria e é isso que nos diz o AVC mas sempre com cuidado para a queda não ser maior é o que nos diz o Mike!Tão os dois esclarecidos?Beijinhos grandes para os dois!
Gota de chuva os caminhos de Deus são sempre dificeis porque são os melhores a seguir e tudo o que vai contra a facilidade é dificil!Por isso não vamos facilitar que é para percorrermos o caminho o melhor possivel e assim chegarmos ao nosso objectivo último e ao que Deus quer para nós...o Céu! Beijinhos

12:07 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Amor como beleza e pureza, "pureza é beleza", como dizes... interessante, Gota de Chuva! São palavras bonitas que se juntam a esta ideia de Amor Maior. Obrigado! Era mesmo o que faltava. Esse Amor Maior é difícil de alcançar nos dias de hoje, reparas bem. Mas é tão mais difícil quanto nos preocuparmos com o nosso Amor aos olhos dos outros. Quer dizer... uma relação assumida pelos 2 diante de Deus deixa de ser uma relação estritamente da Terra. Passa a ter um elo muito mais forte que liga as pessoas, através de Deus que está aqui, ao nosso lado, mas também no Céu. Parecendo que é pouco importante, esta ligação torna a possibilidade de um Amor Maior muito mais fácil e provável. Se nos deixarmos influenciar pelo Mundo, nestas coisas, dificulta. Porque a publicidade e outras pressões puxam-nos exactamente para fora deste Amor Maior e cristão. Um grande beijinho e obrigado por mais este bocadinho!

AVC

9:39 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês,

A Esperança tem de ser levada a sério e com vontade de ser realista. Há um equilíbrio, claro. Mas "só" realismo resume-nos ao mediano. Precisamos de algo que nos puxe para cima, que nos faça sonhar e concretizar sonhos. Quem não sonha, fica sempre no que é mediano e normal. Infelizmente, o normal neste assunto é poucochinho. Mas eu sei que tu sonhas. E que o Mike sonha. Ele está é a fazer-se difícil!! Não é? ;) Um abraço aos dois,

AVC

9:45 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Querido pensar cristo... é claro que sonho e por isso disse e repito que concordo ctg!!Se fosses ao meu blog vias que um dos meus lemas é "Faz da tua vida um sonho e de um sonho uma realidade!" Mas não posso deixar de dar razão ao Mike e não quero dizer com isto que ele tem toda a razão ou que não devamos sonhar ou que me estou a fazer de dificil!Mas com os pés assentes na terra fazemos tudo ainda melhor!Acredita!Mas se não sonharmos como voamos mais alto?Eu sei disso!Por isso concordo com os dois e tentei com o meu comment dizer a ambos de uma forma mais simplória o que cada um pensa visto que já se estava a criar um ambiente de pequena discussão!Entendo que se possam ter opiniões diferentes mas para se falar a sério sobre estes assuntos tem que ser numa conversa frente-a-frente e não num blog!Se não nunca mais se chega a uma conclusão! Beijinhos grandes para ti e tem um optimo dia em Cristo!!! ;)

9:58 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês, discussão saudável!
Com os pés bem assentes no chão e a cabeça nas nuvens te agradeço o comentário e mando um valente a abraço a ti e ao Mike! Concordo com os dois ;)

AVC

10:05 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Um xi-coração também para ti e o meu anjo da guarda também manda!Sente-se sempre com ciumes por nunca receber nada!!LOLOL!!!Beijinhos

10:11 da manhã  
Blogger Mike said...

Depois de tudo isto dizes que concordas... bolas!

Um grande abraço

10:26 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

(sorrisos)
Inês, um xi-coração para o teu Anjo da Guarda também! Os nossos Anjos da Guarda são amigos, sabias?

AVC

11:14 da manhã  
Blogger Mike said...

Eu nunca disse para deixar de sonhar Inês... onde foste buscar essa ideia? Eu sonho imenso!

Só acho é que em alguns casos o sonho te transporta para uma falsa realidade. É o mesmo quando corres numa maratona (não resisto em provocar o António... a ideia de maratona não é a de corrida, é a de seguir um percurso... se preferires, marcha - porque é que suspeito que também vais embirrar com isto António? :p), sonhas em ganhar (isso é saudável), mas não sonhas em não ficar cansado (seria uma perfeita ilusão!).

Não acho que esteja a dizer nada de extraordinário, e até acredito que estamos todos a dizer o mesmo! Desculpem-me só o facto de o vosso discurso me parecer facilitista e, portanto, utópico. E este é um daqueles temas em que a objectividade ajuda a não nos perdermos!

Enfim... gosto muito de falar com ambos, meus caríssimos amigos!

11:16 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Concordo contigo e mantenho o que disse. Acho que é compatível! Um abraço,

AVC

11:16 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

YES! Mike, negócio fechado! E com um abraço!

AVC

11:18 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Pois Mike não deves ter lido bem o que escrevi!Eu não disse que tu dizias para não sonharmos eu disse que tu querias mostrar que a realidade é bem mais dura que o sonho!O sonho é sempre algo floreado e a vida...(suspiro)não!
Em fim tamos a dizer o mesmo e essa foi a melhor conclusão a que chegaste!!! :p
Beijinhos mutio grandes pra ti Mike e um abraço fortíssimo para o AVC do meu amigo Anjo da Guarda que agradece muito a delicadesa de te lembrasres dele!(Eu sei que ele é nosso amigos!Se não como é que achas que eu arranjava lugar de estacionamento na minha rua?? :D!!!)Beijinhos

8:36 da tarde  
Blogger Mike said...

Anjo da Guarda
Minha Companhia
Arranja-me um lugar agora
E não noutro dia


Resulta sempre :P

3:18 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

LOLOL!!!Não conhecia essa nem a utilizava mas parece-me uma boa ideia e bem original!!Brigadão Mike!! Beijinhos

9:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home