segunda-feira, dezembro 11, 2006

12 de Dezembro

“Pavão?!?!?”


Entrou um homem a passo lento pela porta do lado direito do Jardim da Estrela, para quem vem da Basílica da Estrela, e resolveu sentar-se no segundo banco do lado direito a contar do repuxo onde podemos beber água. Estava triste, de cabisbaixo, com a cabeça e os braços apoiados sobre os joelhos. Parecia mesmo desconsolado!
Sem que ele desse por isso um pavão que se empoleirou no banco pergunta:
- O que tens?
Ele respondeu:
- Olha, tive há bocado uma conversa e repreenderam-me pelo facto de ser uma pessoa muito racional e que às vezes devia facilitar certas coisas e não pensar tanto! Fiquei triste...
- O pavão respondeu:
- Fixe! Isso é mesmo fixe! Isso quer dizer que és muito humano! E isso é bom! Na verdade vocês, humanos, diferem de nós, animais, pelo facto de serem racionais..então, se te chamaram de “muito racional” significa que és muito humano!
O pavão fez uma pausa e continuou:
- É bom que não leves a vida numa leviandade desmedida e parar para pensar/discernir não é ser racional! Mas há uma coisa importante.. não deves intelectualizar a vida .. muitas vezes o nosso coração está mais certo que a nossa cabeça. Deves dar oportunidades ao coração.. ele tem tanto direito de falar como a cabeça e muitas vezes tem mais razão que a própria razão...
Num rasgo de lucidez depois de absorver o que o pavão lhe disse o homem, entusiasmado, levantou a cabeça e exclamou admirado:
- Pavão?!?!?
Às vezes marcamos certas pessoas e achamos que só elas nos podem dar conselhos e todas as outras não têm nada a dar.
Aqui o pavão deu um “senhor conselho” ao homem.




Nuno Alarcão
12/12/2006

4 Comments:

Blogger CristalizArte said...

Obrigado Nuno, por mais esta texto inspirador. Um grande abraço dos PensarCristo,

PBP
AVC

8:47 da tarde  
Blogger J said...

Nuno,

aproveito o teu post e faço um pedido especial ao António, que te "obrigue" a escrever mais vezes! Estou a brincar, mas a sério que gostava que escrevesses mais vezes proque tal como o AVC e o PBP consegues mesmo fazer nos rezar ao Ver Cristo nas tuas palavras.

Obrigado!

Um grande beijinho

10:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A biblia diz-nos em Jó 12;13 "Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento." E também nos diz em Isaias 9;6 "...e o seu nome será:Maravilhoso, Conselheiro..."
Em Salmos 33;11 a biblia nos revela "O conselho do Senhor permanece para sempre...".
E por fim em Salmos 73;24 "Guias-me com teu conselho, e depois me receberás na glória.".
Se analisarmos estes versiculos, vemos que em Deus há conselho, que Cristo é chamado de Conselheiro, que o conselho do Senhor permanece para sempre, ou seja que é intemporal, que se mantem sempre actual, e que o conselho de Deus serviu entre outras coisas para guiar o salmista e lhe dar a convicção de ser recebido por Ele na Glória.
Deus tem todo o conselho de que necessitamos e revela-nos a Sua vontade diariamente.
Um pavão pode servir ?!? Pode se usado por Deus, quando mais ninguém se dispõe. Mas cuidado pois também satanás, usou a serpente e também para dar conselhos.
Deus sempre vai estar lá para nos aconselhar, vamos procurar Nele para também como o salmista sermos mais tarde recebidos na glória.
Deus seja convosco,
Zé Neves Gomes

11:07 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

Querido Nuno Alarcão... não te conheço embora com muita pena!Pena porque se és irmão de quem és já deves ser especial e segundo porque parece que Deus deu á mesma casa dois corações e duas cabeças bastante profundas! Adorei o texto e muito obrigado pelo conselho! Vai-me valer de muito para a minha vida!
Beijinhos em Cristo

11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home