quinta-feira, dezembro 07, 2006

7 de Dezembro

Dar um presente é dizer a quem o recebe que, com aquilo que damos, nos queremos fazer presentes na sua vida, agora e no futuro. Deus dá-se de presente a nós no Natal, fazendo-se Jesus. Aceitas este presente na tua vida? Fazes por notar a Sua presença entre nós?
AVC

18 Comments:

Blogger Tiago said...

Tento fazer!

TAM

1:30 da manhã  
Blogger Mike said...

Ainda bem que percebes bem o significado dos presentes... assim fico mais descansado e tranquilo :p

9:18 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

LOL Mike!Mas olha que há mesmo muita gente que não entende e por isso é que economias em baixo á parte, existe tamamnho consumismo nesta época natalícia!
Quando as pessoas se deveriam dar uns aos outros andam a oferecer a prendinha que o outro tanto gosta e que custa um dinheirão!!!Talvez mesmo as coisas simples devam ser explicadas!Até porque nem tudo o que é óbvio para mim, para ti... é óbvio para todos!
Por vezes as coisas mais simples de se entender são aquelas que mais custam a "entrar"!
Beijinhos em Cristo

11:24 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Tiago, um grande abraço! Tentar é o Caminho! Só tentando é que se consegue. Gostava eu de tentar sempre. Um abraço

AVC

11:35 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Mike,
Banalidade é quando o que se diz não tem lá grande conteúdo, é vazio de sentido. Isto para mim faz sentido e não é uma ideia simples de se fazer "presente" a toda a hora. Se para ti é simples, te descansa e deixa tranquilo, fico mesmo contente por ti. Um abraço

AVC

11:35 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês, de facto este blog é feito para todos e não só a pensar em alguém. É preciso não intimidar quem não entende aquilo que para nós pode ser óbvio, porque essas pessoas também têm na cabeça ideias óbvias que não entendemos ainda. E concordo contigo, às vezes o óbvio é o mais dificil de "entrar". Obrigado e um beijinho óbvio,

AVC

11:39 da manhã  
Blogger J said...

António,

tantas vezes damos o mais caro do mercado sem darmos o essencial, ou seja darmo-nos. Porque tal como Cristo de dá de presente, nós deviamos saber darmo nos aos outros porque isso é imenso e de um enorme valor. E no fundo o objectivo do Natal é receber o Deus menino e não andar a gastar as economias do ano inteiro, porque o presente material é apenas uma lembraça comparada com o presente de Cristo, o seu Amor, a sua Entrega, por cada um de nós.

Um grande beijinho e mais uma vez obrigado por me fazeres pensar

11:44 da manhã  
Blogger Mike said...

Banalidade é quando o que se diz não tem lá grande conteúdo, é vazio de sentido. Isto para mim faz sentido e não é uma ideia simples de se fazer "presente" a toda a hora. Se para ti é simples, te descansa e deixa tranquilo, fico mesmo contente por ti.

À excepção do abraço, que aceito e retribuo... não percebi nada do que disseste. Banalidade? Vazio de sentido? Se é simples, me descansa e deixa tranquilo? (tens a certeza que leste o que eu escrevi???)

Não estás, claramente, nos teus melhores dias. O que eu disse, e REPITO IPSIS VERBIS, é que, e passo a citar, "Ainda bem que percebes bem o significado dos presentes... assim fico mais descansado e tranquilo", significando isto que quando eu ter der um presente, sei à partida que não será mais um... e estava a ser sincero e sim, acredito que isto é importantíssimo.

Enfim... cada um lê e interpreta como quer, mas há limites!

12:11 da tarde  
Blogger joaquim said...

Jesus só é presente, se for presente no nossa vida!

Aqui para os meus lados deixaram de dar presentes de casamento, só dão dinheiro.
E é triste, porque o presente de casamento deveria ser para nos lembrarmos dos amigos que connosco estiveram naquele dia e ao olharmos para esses presentes em nossas casas, eles, (os amigos, a familia) se fazerem presentes em nós.

Abraço em Cristo

12:57 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike, li o que escreveste e à primeira vista pareceu-me diferente. À segunda e à terceira vista também me pareceu o mesmo, e pelos vistos não fui o único. Mas agora que me explicas, reconheço que percebi mal e peço-te desculpas. Isto quanto ao que disse sobre "banalidade", que isso sim se tornou "banal". O resto mantenho, e em verdade te continuo a dizer que me alegro que para ti o significado de presente seja tranquilo e te descanse. Sem segundos sentidos, apenas isso. É que para mim não é assim tão óbvio! Tenho ainda algum Caminho pela frente até essa certeza.
Quanto aos meus dias... gosto de pensar que só Deus sabe se eu estou ou não nos meus melhores dias. Mas aceito essa tua preocupação com amizade! Um abraço!

AVC

1:06 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Joana, é reconfortante ler o que escreves. Ontem, na Missa, o Padre contou a história do verdadeiro Pai Natal, São Nicolau, cuja vida ontem se celebrava. Vale a pena ver coisas sobre ele. Ele gostava muito de dar presentes. Os presentes que ele dava eram sempre úteis, porque no mínimo eram uma demonstração do Amor de Deus nas suas relações. Fazia com que Deus estivesse ali... presente! Mas que "mínimo" tão essencial...
Os presentes são destituídos da sua plenitude de significado se não tiverem margem para nos fazer mais cristãos. Mais, como a cruz, que é um sinal mais (+)! Mas "bem dados", os presentes podem ser óptimos veículos de Missão.
Um grande beijinho,

AVC

1:26 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Joaquim, é sempre tão bom ouvir-te... Estou contigo, é uma pena dar-se presentes que não marquem o futuro. O dinheiro é sempre tão impessoal... De qualquer maneira, sei de uma história de um amigo que deu ao outro dinheiro no Natal. Aquele, estava num momento de aperto tal, que o dinheiro foi como uma benção. Usou-o para pagar as dívidas e aplicou-o tão bem que hoje está confortável na vida e, para além disso, vive esse conforto na Santidade. Nunca mais esqueceu aquele presente do seu amigo, que seguramente será ajudado quando for ele a sentir um aperto, seja de que natureza for. O que só me faz pensar que, o sentido do presente não está só na maneira como o damos, como também na forma como o outro o recebe. Se tudo isso for cheio de sentido, o presente físico é só um embrulho, porque o interior, o verdadeiro presente, é o Amor de Deus entre nós. Um grande abraço em Cristo,

AVC

1:37 da tarde  
Blogger Mike said...

"Dar um presente é dizer a quem o recebe que, com aquilo que damos, nos queremos fazer presentes na sua vida, agora e no futuro."

Resumamos a coisa dizendo que li isto e lembrei-me que talvez já te tenha dado um "presente", e fiquei muito feliz de o saber tão bem recebido. (de facto, nem sequer fiz nenhuma referência ao Natal...)

Foi isto que eu quis dizer e só não o disse assim porque tentei ser generalista e não centrar o comentário em ti (coisa que já disseste não te ser fácil lidar com)!

Fico, portanto, descansado e tranquilo por saber que a minha intenção se concretizou e encontrou um bom porto. Sim António, fala(va) de sorrisos.

Se outros perceberam de outra forma, é natural, era a ti que se dirigia!

"Quanto aos meus dias... gosto de pensar que só Deus sabe se eu estou ou não nos meus melhores dias."

Eu gosto de pensar que o conhecimento que eu tenho (e que me promovo) de mim me permite identificar os meus "maus" e "bons" dias, perceber o que os influencia e depois sim, transformar todos em "bons".

3:08 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caríssimo Mike,

O conhecimento que temos sobre nós é importante. Também é importante a avaliação que fazemos dos nossos dias. Que fique então entre cada um e Deus.

Quanto ao que disseste, peço uma vez mais desculpa por ter percebido mal. Falha de compreensão da minha parte, que tenho o vício de confiar de menos nas pessoas. Um abraço e mais uma vez desculpa de não ter percebido o alcance do que disseste, embora não tenha duvidado da tua boa intenção. Um abraço, mais uma vez as minhas desculpas e obrigado por insistires,

AVC

4:02 da tarde  
Blogger Manuel said...

Olá,

A tradição dos presentes está de tal forma massificada e paganizada que, em meu entender, os cristãos deviam descobrir outras formas de mostrar o que de facto importa, para transmitir o que referes. E a melhor maneira é, de facto, deixar ver Cristo na nossa vida... O difícil é deixá-lo aparecer, no meio de tanta "tralha" que nos ocupa a cabeça e o coração.

5:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não querendo de modo algum adulterar o teu post, acrescento o seguinte: Aceitando-O na nossa vida o que podemos fazer com Esse presente? "O que fiz, o que faço, e o que farei por Jesus?"(St. Inácio) Que presente vais dar a Jesus este Natal?, não serias tu o melhor presente que Ele queira receber...?
Obrigado António pelos teus pensamentos.
Abraço, Tiago M.

10:33 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Padre Manuel, não respondi logo ao que disse porque as suas palavras me abanaram. Durante o fim de semana estiveram comigo e foi incómodo mas bom. Mesmo bom, era o que precisava. Estive a rever "tralha" e realmente há muita! E agora é um consolo. Às vezes precisamos mais de dar o presente que a outra pessoa de o receber. Obrigado pelas palavras e um abraço que lhe dou de "presente"!

AVC

12:23 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Grande Tiago, obrigado. São palavras que guardo com amizade, as tuas e as de Santo Inácio. Um grande abraço,

AVC

12:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home