segunda-feira, dezembro 04, 2006

5 de Dezembro

No Advento, entre outras coisas, preparamo-nos para receber Jesus Menino. Mas este Advento é especial. Este Advento que chegou pede-nos para olharmos com um olhar especial para Nossa Senhora. Temos Maria, grávida de Jesus apesar de ser virgem, e Isabel, grávida de João Baptista apesar de ter uma idade já avançada. Ambas as gravidezes complicadas e fora do normal. Tanto uma Mãe como a outra, decidiram ter aqueles filhos. Há coisa mais bonita? As grávidas têm um carinho especial pelos seus filhos, desde a barriga até à idade adulta. Nesta altura em que a vida é feita de decisões mais fáceis, contemplemos aquelas que decidiram ter os seus Filhos, educá-los, e vê-los crescer como Santos. Jesus, então, é o maior dos Santos, é Deus Filho, que se fez Homem de corpo frágil, como nós. E se Maria decidisse não O ter, o que seria de nós? Mães de Portugal, já viram quantos Santos ficarão por nascer se decidirem pelo caminho aparentemente mais fácil? Neste Advento, vamos prestar atenção à gravidez de Maria e à vida de Jesus e João Baptista. E quando vier aquele referendo que nos "dá" o poder de escolhermos aquilo que não devia sequer ser perguntado, votemos como acharmos que Jesus gostaria que votássemos.
AVC

10 Comments:

Blogger joaquim said...

Lindo o teu texto.
Deixo uma reflexão que iria ser objecto de um texto, vamos a ver se vai mesmo.

Que mulher não quereria ter Jesus?
Maria ao dizer Sim ao Pai, diz a todos nós, diz a todas as mulheres:
«O que geras dentro de ti, vem de Deus, é vontade dEle».

Abraço em Cristo

12:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não podias ter escolhido melhor exemplo, AVC. E quanto à questão, nunca é de mais trazê-los.

Votemos como Ele gostava, por Ele (A Vida)e com Ele.

12:06 da manhã  
Blogger J said...

Um texto fantástico António!
Deviamos todos votar pensando no que faria Ele no nosso lugar.
Gostei da reflexão do Joaquim, que mulher não quereria Jesus?

Beijinhos e obrigadissima pelo texto que está mesmo muito bom!

9:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá António!
Não vou fazer grande alusão à questão do referendo pois tenho certa a minha posição.
Não tenho muito o hábito de comentar, de qualquer modo gostava de te deixar um "presente" para este Advento e para este Natal, não sei se já leste mas é um livro que me tocou imenso e tenho a certeza que vais adorar também..."As Palavras Caladas - O diário de Maria de Nazaré" de Pedro Miguel Lamet, da Editora Tenacitas!
Abraço e boa leitura de for caso disso.
Tiago M.

10:02 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Joaquim, a tua reflexão é estupenda e vem mesmo a calhar. Muito me faz pensar e concordar. Há muito aquele pensamento de "o meu filho não ia ser feliz porque ia ser complicado criá-lo e ia ser diferente dos outros meninos. Por isso, mais vale poupá-lo a isso!". Pois, este pensamento é uma desculpa, porque no fundo não lhe dá jeito e é só porque lhe vai dar trabalho (pelo menos durante 9 meses). Muitos grandes homens e muitos Santos, nasceram em meios e condições dificílimas. Faz-me muita confusão a falta de confiança que têm num bébé que nem se pode defender. Porque não confiam que aquele bébé pode ser uma pessoa Feliz? Ou grande, ou Santa? Porque não confiam que pode ser mais um "imitador" de Jesus? Se confiassem nisso, a tua frase entrava em grande: "Que mulher não quereria ter Jesus?". Ninguém punha a hipótese do aborto. Mas mesmo assim, mesmo que nasça torto e infeliz, isso é escolha dele. E mesmo que seja difícil, é uma vida digna, como qualquer outra! Enfim, quando penso nisto, exalto-me sempre um bocadinho. Desculpa isso e o tamanho da resposta/desabafo! Abraço em Cristo!!

António

11:30 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado Malu, és cá uma simpática...! Gosto imenso sempre que cá vens. Seja como dizes, e vamos também dizer àqueles que podem votar para se despacharem a recensear (cheira-me que não é assim que se escreve, mas pronto)! O prazo acaba dia 13 de Dezembro! Um beijinho,

AVC

11:33 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Joana, obrigado por vires, és sempre bem-vinda aqui! Retribuo o teu beijinho, com uma oração pelos teus sonhos.

AVC

11:34 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Grande Tiago, estás bom? É bom ver-te aqui! Acho que podemos ganhar todos com a tua opinião formada, e se calhar tu também! Obrigado pela sugestão literária, que vou procurar com teimosia! Vai daqui um forte abraço,

AVC

11:37 da tarde  
Blogger longe de Ti said...

"E mesmo que seja difícil, é uma vida digna, como qualquer outra!"
Querido amigalhaço AVC: Mesmo que seja dificil é uma vida digna como qualquer outra...não há vidas fáceis!!!!Há umas menos dificeis que outras mas todas têm obstáculos!
A forma como os ultrapassamos é que é diferente e nunca se sabe se o filho "não desejado" que aí vem não ultrapassa os obstáculos da sua vida melhor do que qualquer um de nós e se não ajuda a ultrapassar os nossos também!As crianças com trissomia 21 por ex. têm muito mais amor para dar e entregam-se ao amor e aos outros muito mais fácilmente! Será recompensa ou uma forma bem mais bonita de ultrapassar os obstáculos?
Não interessa a resposta que damos o que interessa é que Deus não nos pôs á disposição tal poder de decidir sobre outras vidas e assim devemos abrir o coração e aceitar aquilo que Deus nos quer dar!Porque seja lá o que fôr se vem de Deus não há melhor!
Abrai os vossos corações e enchei-vos de alegria porque Deus é nosso Pai e nos AMA!!!!!!!!

"Eu quero amar eu quero ser aquilo que Deus quer...
Eu quero viver eu quero fazer aquilo que Deus quer..."
Vamos fazer alguma coisa por isso?
Nem que seja com ajuda! ("Sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais viver")!
Rezemos e peçamos!
Beijinhos em Cristo

2:41 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês, obrigado pela tua visita, gostei muito. Não sabia isso sobre as pessoas com trissomia 21. Fico mesmo contente. Um beijinho,

AVC

1:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home