domingo, dezembro 03, 2006

4 de Dezembro

Era uma vez um Santo. Vamos chamar-lhe Santo Humilde. O Humilde era uma pessoa muito normal, como qualquer um de nós. Ele estudava, trabalhava, tinha namorada, Família, e alguns vícios sem grande importância, normal das pessoas da Terra. Só que, para além disso, ainda arranjava tempo para se preocupar com quem fosse na rua e precisasse de ajuda, ou apenas bocadinho de atenção. Mas nem precisava disso para ser Santo, já era Santo só pelo Caminho que fazia com os pais, irmãos, namorada, amigos. Já era Santo só pela maneira como entregava os estudos e o trabalho a Deus, antes e depois de cada momento. Deus, que estava mesmo muito contente com a sua disponibilidade e abertura à Missão de servir os outros no Seu Amor, abordou-o e lhe disse que pedisse algo, que Ele lhe concederia.
Como é grande o Amor de Deus por nós, não bastava dar-lhe o Céu, que é a recompensa maior... Deus quis recompensá-lo ainda em vida, com qualquer coisa que o Humilde pedisse! O Santo pediu a Deus coisas para os outros, como Amor, Paz e Felicidade. O costume, afinal é o que desejamos a todos os nossos amigos. E este Santo era amigo de todas as pessoas do Mundo, mesmo não conhecendo o Mundo inteiro! Deus disse-lhe que tudo isso já era possível, desde que os homens, com a liberdade de O escolher ou não, se abrissem ao Seu Amor em cada passo das suas vida. Disse-lhe que pedisse uma outra coisa, que fosse para si próprio. O Santo pensou, pensou... e pediu que fosse Santo, mas que fizesse o Bem sem dar por isso. Então, assim foi.
Deus deu ao Santo Humilde uma sombra milagrosa. Por onde quer que passasse o Humilde, a sua sombra curava os doentes, tornava os campos férteis e cultiváveis, enchia as pessoas de ânimo e confiança. O Humilde continuou a fazer aquilo que sempre fizera: dar a atenção do costume, que fazia as pessoas ficarem mais animadas e consoladas. Só que agora, as pessoas ficavam muito mais animadas, extremamente felizes e cheias de força para enfrentar a vida na base do Amor de Deus! O Santo achava estranho e não sabia o porquê de tanta alegria, já que fazia o mesmo que sempre, ou pouco mais. Nem ele nem as pessoas se apercebiam que era a sua sombra a causadora de tantos milagres. Mas mesmo não percebendo nada, dava graças a Deus, são tantas as maravilhas do Seu Reino...
Viveu e morreu feliz, o Humilde. Quando chegou ao Céu, Deus explicou-lhe que tinha feito actuar o Espírito Santo através da sua sombra. Porque o Humilde se dispôs a isso. O Santo Humilde percebeu tudo e alegrou-se. Louvou a Deus, repetindo vezes sem conta: "Como Tu és bom, meu Pai e meu Melhor Amigo..."
AVC

13 Comments:

Blogger J said...

António,

que texto fantástico! Gostei imenso! Rezo para que sejamos como o Santo Humilde, e viveremos para os outros e não para nós, dando aos outros o Amor de Deus que nos preenche.

Um grande beijinho

2:22 da tarde  
Blogger joaquim said...

Caro António
Acabaste, em meu entender, de contar a vida do Beato Pier Giorgio Frassati. Conheces?
Se não conheces lê a sua vida, é um Santo dos "nossos tempos", que me toca de um modo muito especial, por ser exactamente um jovem "normal".
A humildade é a minha luta, que perco todos os dias e recomeço a todos os momentos.
Por isso mesmo e por tudo gostei muito do teu texto, que ajudou a continuar a luta.
Abraço em Cristo

8:02 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Joana, obrigado por esta visita saborosa. Eu gostava muito de ser Santo. E depois, gostava muito de ser como este Santo, que o era sem saber. Ainda bem que Deus nos convida a todos para sermos Santos. É a nossa vocação, e é bom acreditar que é possível! Um beijinho e bom princípio de Advento!

AVC

9:50 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Joaquim, esta é uma história que me contaram há muito tempo e que por isso tenho uma vaga ideia. Só me lembro da parte da sombra que curava. Não sabia que era verdadeira, pensava que era um conto! Não sabia que era o Beato Pier Giorgio Frassati, muito menos. Tenho ouvido falar muito desse Santo, que gostava de conhecer. Uma boa amiga que aqui nos visita deu-me um livro sobre ele, que ainda não tive a oportunidade de começar. Mais uma razão para avançar!! Um grande abraço em Cristo, desejo-te um óptimo início de Advento,

António

9:57 da tarde  
Blogger joaquim said...

Caro António
Não me expliquei bem!
O que eu queria dizer é que a vida do Beato Pier Giorgio Frassati, que morreu muito jovem no inicio do Século XX, poderia muito bem ser esta, retirando a parte da "sombra milagrosa", ou seja, a sua vida era a de um jovem normal, que namorou, estudou, sofreu, (era rico), e se entregou totalmente, mas muito naturalmente, humildemente à vontade de Deus, ajudando os outros...
Mas lê, por favor, a sua vida que não é muito longa e depois me dirás o que sentiste.
Se procurares no Google, em seu nome há muitas páginas e até se não me engano um site exclusivo dedicado a ele.
Perdoa por te ter enganado sem querer.
Abraço em Cristo

11:09 da tarde  
Blogger Mike said...

E que tal escrever este texto na primeira pessoa António? Grande proposta...

9:29 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Ora essa Joaquim, eu é que percebi mal! Obrigado pela dica, vou já ver coisas sobre ele. E sem o conhecer, já gosto dele pela descrição que me fazes! Muito obrigado, um abraço em Cristo,

António

2:06 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Miguel, "nem por sombras" me posso dar ao luxo de escrever este texto na primeira pessoa. Era bom, talvez um dia possamos todos ser assim, e eu também. A Santidade é um desafio de todos os dias. Ó "Tu que Caminhas" na Santidade, toma lá um grande abraço e vê se ganhas juízo!

AVC

2:12 da tarde  
Blogger Mike said...

O Santo pediu a Deus coisas para os outros, como Amor, Paz e Felicidade. O costume, afinal é o que desejamos a todos os nossos amigos. E este Santo era amigo de todas as pessoas do Mundo, mesmo não conhecendo o Mundo inteiro! Deus disse-lhe que tudo isso já era possível, desde que os homens, com a liberdade de O escolher ou não, se abrissem ao Seu Amor em cada passo das suas vida. Disse-lhe que pedisse uma outra coisa, que fosse para si próprio.

Já não tivemos esta conversa um dia, Mr. Toyny??? Impossível ler este texto e não existir uma associação imediata.

Mas eu ainda não sou Santo!!, dizes-me...

Eu respondo-te: Ele estudava, trabalhava, tinha namorada, Família, e alguns vícios sem grande importância, normal das pessoas da Terra.

Quanto ao juízo... Deus me livre. O Reino de Deus é dos doidos! E eu sou, claramente, um doido :P

Um Grande Abraço deste Doido que caminha ;)

2:32 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

E sei que és o meu melhor amigo
e levo-Te dentro do meu ser
Onde quer que eu vá
Tu vens comigo
Teu Espírito em mim irá, me guiará
Um Pai que sempre estará
Aonde eu vá

(eu ADORO esta música, e lembrei-me logo dela ao ler este post)

E no fundo era o que ete Grande Santo Humilde fazia...

António, António! Nem te vou dizer de quem me lembrei quando li a história deste Santo Humilde;)

Grande beijinho e muito obrigada por mais este post

2:55 da tarde  
Blogger Mike said...

Meu caro António,

Ontem só me lembrava desta história . Acho que de uma forma muito simples toca todos os pontos essenciais, mas havia qualquer coisa que me estava a passar ao lado... até que EUREKA!

Acredito mesmo que esta história fala de todos nós. Todos temos esta sombra, falta-nos tantas e tantas vezes a Fé para confiar que quando damos, e é com Justiça, Amor e Caridade, então é enorme e tem a capacidade de mudar tudo à nossa volta. Como disse um dia a Maria Alarcão, mesmo que não tenhamos a possibilidade de assistir a essa mudança.

Se é Verdade o que damos, como damos, o que somos, então não pode ser de outro que não de Deus. E então somos Santos!

Nem ele nem as pessoas se apercebiam que era a sua sombra a causadora de tantos milagres. Mas mesmo não percebendo nada, dava graças a Deus, são tantas as maravilhas do Seu Reino... Viveu e morreu feliz, o Humilde.

Já todos experimentámos fases da nossa vida em que este podia ser o relato de outros sobre nós... o grande desafio é sê-lo sempre.

Gostei mesmo muito deste texto. Mais um, Sr. António!

PS - E se estão a perguntar como é que se consegue ser Santo com esta Cruz imensa às costas, que nos tenta constantemente a enchermo-nos de nós??? Pois, isso não sei. Mas quando souber, partilho (risos...)!

12:11 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike, ainda bem que és doido. Este Santo pode ser qualquer um de nós, e ninguém em especial. Todos nós temos um potencial de Santidade fantástico... é fantástico contar com essa possibilidade. A mim, pelo menos, dá-me imensa força, só de pensar que é possível e que sou chamado a isso. Deus não nos pede coisas impossíveis! Quanto a seres doido, ainda bem que assim é! Admiro-te também pela loucura. Quanto ao teu PS, (eu cá não sou de nenhum partido) quando descobrires alguma pista, avisa-me que eu também não sei como lidar com o medo da vaidade! Um grande abraço e obrigado por mais este bocadinho de oração!

AVC

11:17 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês, obrigado eu pela tua visita aqui. É sempre bom ver-te aqui! Ainda por cima, desta vez trazes música... e logo uma que também gosto muito! Beijinho e obrigado!

AVC

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home