sábado, dezembro 16, 2006

16 de Dezembro

Há dias em que é difícil encontrar-te. E eu que já só esperava alegrias, dons, consolações. Há dias em que o ruído interior fala mais alto que o próprio silêncio. E eu que julgava já te saber ouvir, já te conhecer. Há dias em que a liberdade nos foge e nos desencontramos de nós próprios. E eu que jurava que jamais te negaria.
E é por isso que aqui estou, Senhor. A minha sede de ti é tão grande! Tu bem sabes que te amo, mas ainda assim, isso parece não chegar. Falta conhecer-te, Senhor. E conhecer-me. Mas, de verdade, nunca te conhecerei completamente. Serás sempre um caminho, e eu, um viajante. Será que algum dia me cansarei de caminhar?...Diz-me que não, Senhor! Aonde iria eu, então?
Ainda há pouco estava deitado na areia e comecei a ouvir passos. Mas quando me levantei, vislumbrei apenas alguém ao longe. Deixei-me estar com o ouvido colado na areia, sentido aquela palpitação. Não será assim a areia como o Espírito, que exponencia o som na distância? Porque não estão os meus ouvidos sempre encostados à areia duma praia para que eu possa ouvir a tua voz em permanência?
Porque para além dos sons da areia, existem na praia os sons do mar. E que voz será essa, a do mar? Talvez a voz a da história – e a história pertence-te. Talvez a memória daquele barco onde ensinavas os discípulos, na Galileia. Talvez uma imagem daquele que caminha sobre as águas, tal é a leveza do seu espírito.
E eu, Mestre? Onde poderei enquadrar-me, entre as ondas da tua história e os desígnios arenosos do espírito? Algures numa prancha de surf? Mas quem nunca fez apenas imagina, representa, iconiza...
Na verdade, falta-me por vezes a coragem de surfar a tua história por medo de cair e mergulhar nas profundezas do oceano. Chego a não me aproximar para não me salpicar!...
De que tenho medo então?
Tenho medo de ir e de não mais voltar. Quantos naufragaram... Será que me pedes algo tão ousado?
Hoje sinto-me um marinheiro em terra, Senhor. Mas amanhã, quando trouxeres o nosso barco de volta, serei bem capaz de ficar pelo cais... Contudo, fazes-me acreditar que há bem mais barcos que marés. A maré só enche e vaza: assim é o espírito humano. Mas os barcos podem ter vários tamanhos e destinos diversos: e assim é a tua proposta.
Que eu nunca deixe de recomeçar, Senhor! Só no teu olhar posso (re)ver-me. Nesses teus olhos que têm cor de mundo no primeiro dia.

Sempre,
João
[Este postal foi escrito pelo convidado especial para hoje, ao qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, caro João Labareda!]

6 Comments:

Blogger Fátima F said...

Lindo :)

Fez-me logo lembrar "Pescador de Homens", a minha canção preferida.

2:35 da tarde  
Blogger joaquim said...

Caros António e Pedro.
Têm uma surpresa para vós no Que é a Verdade?!
Vão ver, por favor!
Abraço em Cristo

6:14 da tarde  
Blogger joaquim said...

Lindissimo texto, que muito nos faz pensar na viagem que todos temos de fazer.
Podemos fazê-la com Jesus na nossa barca, que nos vai acalmando as tempestades, ou podemos fazê-la às "escuras", mas aí o medo fala sempre mais alto e nunca lançamos as redes porque não acreditamos que haja peixe.
Abraço em Cristo

6:21 da tarde  
Blogger J said...

António, e Pedro,

Antes de mais tenho que agradecer a Deus pelo vosso blog! E também tenho que vos agradecer aos dois, por encherem este blog de Deus e me nos trazerem convidados fantásticos.

Aproveito e deixo um grande beijinho ao João, que conheci pessoalmente no fim de semana " Nós e Deus" , que é uma pessoa que admiro, porque à medida que o tempo passa e se vai revelando vou conhecendo uma pessoa que me impressiona por deixar Deus entrar totalmente, e confiando n´Ele como eu ainda terei de confiar.
Obrigado João, por este texto, porque me encheste o espirito de paz, e recheaste-me com a tua oração.

Um grande beijinho aos Três de profundo agradecimento

9:55 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Joaquim, ja fui ver a surpresa! Gostei muito, obrigado pela tua atenção! Recebemos a Bola com todo o gosto e vamos preparar o seu envio! Um grande abraço!

António

12:02 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Esta excepcional! MUITO OBRIGADO!!!!
Beijinhos em Cristo

2:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home