quinta-feira, junho 29, 2006

29 de Junho

"Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim! "
Oxalá também possamos dizer tal coisa acerca da nossa pessoa.
"Não tenhais medo de serdes Santo."
PBP

quarta-feira, junho 28, 2006

28 de Junho

No mundo Universitário, ve-se muitas vezes como meta dos nossos colegas o alcance da nota mínima! Neste mundo, existe muita negligência. Possivelmente deve-se às facilidades. Aspiramos ao 17, ao 20, por compromisso a quem nos paga o ensino e para que sejamos como Cristo, que como carpinteiro, certamente procurava ser perfeito no seu trabalho.
PBP

terça-feira, junho 27, 2006

27 de Junho

Transcrevo de "Caminho" as palavras de um sacerdote Santo, São Josemaria:

Ponto 8-"Serenidade.-Porque te zangas, se zangando-te ofendes a Deus, incomodas os outros, passas tu mesmo um mau bocado...e por fim tens de te acalmar?"

PBP

segunda-feira, junho 26, 2006

26 de Junho

Mais do que querer as coisas para nós, queiramos para os outros. Mais do que procurarmos seja o que for, queiramos encontrar sempre Deus. É porque Deus dá-nos o resto por acréscimo. Dá-nos até o mais importante: a Sua graça, ...a Sua paz e a Sua presença. Faz-nos felizes, porque a felicidade está mais em dar do que em receber. Ele veio à Terra, não para ser servido, mas para servir!

PBP

sábado, junho 24, 2006

25 de Junho

Quando penso nesta esfera a que chamamos Terra, pairando na imensidão do espaço, sinto-me tremendamente pequenina. Um minúsculo grão de pó, mas, que embora assim, faz parte do Universo, da belíssima obra do Criador. Comove-me a ideia de que Ele tenha pensado em mim, ínfima partícula, a preencher um pedaço da Sua grandeza, e não, como um mero número a somar a outro, mas ao Todo. E então, penso que n’Ele tenho irmãos, que somos Seus membros, de mãos dadas com o Senhor.
Voltando ao globo terrestre, se, a contemplar Jesus pregado na Cruz, e nas razões pelas quais sofreu e se nos deu, penso Igreja, na qual, cada um tem a sua função particular e específica.

Domingo é o dia do Senhor, e, o dia do Senhor, é dia de Pensar Cristo…

Pensar Cristo não é só um bom e sugestivo nome para um blogue, apelativo – é um desafio. Não tão simples como este que ora me proporcionam. Gostei principalmente da imagem cristã explícita no convite de estar aqui. A ideia é linda – a de uma porta aberta, que nos convida a abrir a do nosso coração e em nome do Senhor – coração-cristão – Pensando Cristo….

É dia da Igreja, da primordial Festa da Igreja. Da Palavra, de Louvor, de dar, receber. De entrega – à família, amigos; de dádiva, de infinitas graças.

Pensar Cristo, desafia e dita-me palavras de interacção. De agir n’Ele, com Ele e para Ele. Em união. Força, gratidão, evangelização e principalmente, de comunhão. Lembra-me a Sua promessa de estar sempre connosco e da Sua permanente oferta na Eucaristia.

Pensar Cristo, é fazer Domingo acontecer todos os dias.
E, se Domingo é o dia do Senhor, que então seja o senhor dos teus dias….

[Este postal foi escrito pela convidada especial para hoje, à qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, Malu!]

24 de Junho

Muitos já foram os milagres (na medecina, especialmente) em que a ciência não consegue explicar a sua ocorrência, e que são atribuídos à intersecção dos santos junto de Deus. Todos os santos esperam por nós no Céu. E entretanto, eles também estão connosco, para irmos até Ele, que é tudo. Tenhamos também intimidade com o nosso Anjo da Guarda. No Céu, saberemos quanto bem nos fez.
PBP

quinta-feira, junho 22, 2006

23 de Junho

Peçamos a Deus a Sua graça! Ele nunca nos abandona, mas nós nem sempre Lhe somos fiéis! É que hoje, infelizmente, são poucos os corações onde Deus habita. E portanto, nem sempre é fácil ser se Cristão.
Senhor, eu quero dar-Te o meu coração. "Porque só Tu tens palavras de vida eterna."
PBP

quarta-feira, junho 21, 2006

22 de Junho

Hoje queria lembrar-me do exemplo das religiosas/os. A sua oração é muito importante, assim como o seu testemunho de vida. Só saberemos o bem das suas orações quando estivermos juntos de Deus. Desde já, resta-me agradecer a sua oração, para que eu e muitas almas se convertam, e conheçam a Deus.
PBP

21 de Junho

Há quem diga que "o melhor negócio do mundo era comprar os homens pelo preço que valem, e vende-los pelo preço que julgam valer"! É preciso ter cuidado com a soberba porque é precipitada, provoca desuniões, tende a enganar-nos,..., enfim, não nos dá a paz. "A humildade é andar na verdade e Deus é a verdade".
PBP

segunda-feira, junho 19, 2006

20 de Junho

Dizia Fernando Pessoa através do disfarce de Ricardo Reis:

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
Este pedacinho de sabedoria fala-nos de ser autêntico e entregar-nos aos outros assim como somos. Deus ama-nos assim, com as nossas fraquezas e defeitos. Reconhecer as nossas fraquezas é um passo para a Fortaleza e reconhecer os nossos defeitos é um passo para a virtude. Reconhecer a nossa pequenez e entregarmo-nos tal como somos e como Deus no ama é um gigante passo para sermos grandes! Cada um tem o seu feitio. Deus ama-nos assim... é um pretexto para não mudarmos? Não! Tenta melhorar... só o facto de tentares melhorar, isso faz parte de ti e Deus ama-te por isso! Mas parece igual, se Deus nos ama à mesma da mesma maneira, quer mudemos quer fiquemos de braços cruzados, conformados com a nossa condição... não, não é igual! É que Deus, para além de nos amar imensamente, fica contente por mudarmos por Ele e para Ele, por querermos aproximarmo-nos ainda mais d'Ele! Ser cristão não é só sabermos que Deus nos ama... é amá-Lo, a Ele e a Ele no próximo, como Ele nos amou! Como? Sendo autêntico e entregando-me totalmente naquilo que faço. Sendo inteiro, e pondo quanto sou no mínimo que faço!
Senhor, ajudai-nos a reconhecer-Te no próximo. Depois, ajuda-nos a amar-Te no próximo!
AVC

19 de Junho

Na vida, são essenciais as certezas e as dúvidas. As certezas dão-nos os valores, porque neles sentimos necessidade de acreditar cegamente. Os valores devem ser certezas baseadas num conciliar de Fé e Razão, ambas condições necessárias para a existência da certeza. Porque nos orientam na vida, as certezas devem ser bem pensadas e rezadas para se tornarem credíveis e, para nós, infalíveis. Como infalível só é Deus, os nossos valores têm de estar em perfeita consonância com a Sua Palavra de Amor e a Sua Vontade, que nos garantem a Verdade e a Vida.
Posto isto, temos as dúvidas, que é bom que hajam e apareçam a toda a hora. Se os valores bem rezados e pensados são inegociáveis (precisamente por já terem sido alvo de ponderação e de vez em quando revisão), tudo o resto deve ser ponderado na altura, onde a dúvida deve dar espaço a um discernimento sério mas rápido, e sempre fiel aos nossos valores - isto é, a nós. As dúvidas e as perguntas que surgem são por isso boas, porque nos obrigam a pensar antes de agir. Já agora, pensar demais também não é bom! Há coisas que não esperam, e as emoções e paixões também foram feitas para as usarmos... com "juízinho e cabeça fresca"!
AVC

sábado, junho 17, 2006

18 de Junho

Por vezes ficamos maravilhados com as atitudes das outras pessoas! Hoje foi a minha vez de assistir a algo que me deixou super contente! No final da Missa, o Sacerdote agradeceu a uma pessoa, que já não sabia quem era, que durante a comunhão, deixou cair a Hóstia ao chão. Para além de comungar, essa pessoa beijou o chão onde o Senhor esteve! Não é um pormenor de grande amor? O Sacerdote terminava dizendo que foi um momento especial. Certamente ele não esquecerá desta Missa. E eu também não!
Senhor, que eu seja mais intímo Teu.
PBP

sexta-feira, junho 16, 2006

17 de Junho

O ciúme acontece quando nos apercebemos que alguém de quem gostamos pode fugir. Então, temos medo de tudo o que a pode fazer esquecer ou distrair de nós. É uma atitude egocêntrica, a de querer as atenções viradas só para nós, só por si. Mas o ciúme não aparece por querermos todas as atenções de alguém focadas em nós. O ciúme "dá-se" quando "se tira" algo que já existia: ou na realidade ou nas espectativas formadas. Aparece por defeito na alma, quer de quem o sente, como também de quem o faz sentir. Quem o sente, desesperado, enlouquece e, por querer ou sem querer, vai perdendo o controlo de si. Quem o faz sentir, errou porque não teve cuidado ou não quis saber. É que o ciúme não aparece de repente com toda a força: vai-se manifestando, aos poucos, através de pistas e recados que o atingido vai dando. É que ninguém se orgulha de ter ciúmes... tem bastante vergonha até, e normalmente recusa-se a admiti-lo. Por isso, quem o faz sentir erra: porque não se apercebeu (não teve cuidado) ou porque não quis saber (não deu a devida importância às pistas). "Quem não sente, não é filho de boa gente!", diz a sabedoria popular com verdade. De facto, todos estamos sujeitos a ser ciumentos nalguma relação humana que tenhamos, seja de amizade ou de amor. Ninguém é perfeito! Se não houver cuidado, presença de Deus na relação e/ou mútuo sentimento... podes esperar que mais tarde ou mais cedo tu ou a outra pessoa sintam ciúmes. Se isso acontecer, não há drama: pode e deve-se resolver, tirando lições para que não mais se repita. Mas resolve rápido, porque os ciúmes envenenam qualquer relação, e quanto mais tempo passa, mais custa! A presença de Deus numa relação humana é fundamental para evitar os ciúmes, desde que para além da Graça de O reconhecermos presente, também olhemos para o Seu exemplo de entrega. Jesus desceu ao Mundo, viveu, humilhou-se e morreu por nós: há maior Amor? Com este Amor, é possível ter-se ciúmes de Deus? Ele ama todos nós, mas ama cada um como ninguém é capaz. Está sempre pronto para nos ensinar a amar assim, para nos entregarmos ao outro como Ele o fez! Disse eu no princípio deste postal que "O ciúme acontece quando nos apercebemos que alguém de quem gostamos pode fugir". Deus nunca foge... está sempre desejoso da nossa presença! Se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, não há espaço para o ciúme! O remédio para o ciúme está sempre num Amor maior, reforçar o Amor, amando e deixando-nos amar... não por nós, mas sempre para que o outro se sinta bem, nada incomodado. Quando o outro se sente bem, Deus sente-se bem por nós!
AVC

quinta-feira, junho 15, 2006

16 de Junho

Não te esqueças que no fim da Missa és enviado de volta ao Mundo, depois de assistires e participares numa das mais bonitas orações, que é a Eucaristia. Missa, porque o cristão é sempre Missionário. No fim, és enviado para levar a boa-nova, sempre! Com alegria, lembra-te disso e põe-no em práctica.
Vai em Paz e o Senhor te acompanhe! Graças a Deus! (e "aDeus", pois és deixado "a Deus", nas Suas protectoras mãos!)
AVC

15 de Junho

A Santíssima Trindade é constituída pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, e todos juntos formam uma unidade só: Deus. O Pai que ama, o Filho que é amado e o Espírito Santo que é o amor que os une. Esse amor que nós também recebemos do Pai livre, é um amor que nos dá a capacidade de escolher entre o bem e o mal. Assim, o Espírito Santo está sempre presente nas nossas vidas: Na Natureza, nos dons e nas virtudes que d'Ele recebemos.
Queria-te pedir Senhor para que tenhamos a capacidade de escolher o Bem e de querer receber os dons que Tu nos queres dar.
MHA

quarta-feira, junho 14, 2006

14 de Junho

Os "Santos Populares" são óptimos evangelizadores, já reparaste? São populares e são santos, logo são óptimos exemplos como Caminho para Cristo. Uma boa maneira de evangelizar é estudares e dares a conhecer aos outros a vida de Santo António, São Pedro e São João... principalmente aquele que for mais celebrado e festejado na tua zona. As pessoas vão-se interessar por saber um pouco mais, claro, já que convém sempre saber aquilo que se está a festejar! Desafio para estes dias: estudares a vida de um destes Santos. Eu vou fazer o mesmo!
AVC

terça-feira, junho 13, 2006

13 de Junho

Agora, vemos Deus no sorriso das outras pessoas, numa árvore, no mar, etc. Depois, veremos-O face a face...Não nos passe ao lado a questão de poder ver, respirar, admirar a natureza...porque foi ELE que nos deu tudo isso, por amor!
PBP

segunda-feira, junho 12, 2006

12 de Junho

Ontem uma pessoa muito amiga lembrou-me de algo que considero muito bonito: a cruz é um sinal mais (+)! Porquê? Contamos com as vossas opiniões na caixa de comentários, e no fim também porei lá algumas coisas que aprendi!
AVC

sábado, junho 10, 2006

11 de Junho

Os filmes e programas classificados como "para maiores de 18", normalmente (nem sempre) portadores de uma bolinha encarnada ao canto da tela, intrigam-me. E de que forma, pois indicam que há uma instrumentalização do sexo ou da violência que não é aconselhável... mas atenção: só para os menores de 18 anos, dizem eles! Os adultos, ao reconhecerem que são programas desiquilibrados e que nos podem desiquilibrar arrastando-nos para fora do são, põe uma bolinha em prol da educação dos mais novos. Assim, se virem, "ao menos não digam que não foram avisados!", argumentam os adultos... O problema é que o orgulho (ou falta de humildade) já tomou conta deles, ao ponto de acharem que só os menores devem ser educados, como se não precisássemos também nós de o ser constantemente, até ao fim dos nossos dias. Endeusam-se e parece que estão imunes a que esses programas lhes façam mal. Vêm-nos e dão um mau exemplo aos "menores", que os vão seguindo... haja coerência! O Pai dá-nos a liberdade para fazermos as nossas escolhas e é pena que por vezes escolhamos os vícios que nos prendem, ao invés de Deus que nos liberta!
Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!
AVC

sexta-feira, junho 09, 2006

10 de Junho

Quantos vivem na Terra como anjos?? Tu, por que não? Soube há uma semana atrás, que outrora havia um Santo de Milão, que visitava os pobres de noite, ocultamente. No dia do seu funeral (faleceu novo), toda a cidade de Milão estava presente! Que maravilhosa é esta discrição e simplicidade!
PBP

9 de Junho

Quando caminhas com os outros, não te esqueças de ver para onde caminham. Tenta que esse caminho vos aproxime de Deus, mesmo que eles não se apercebam disso. Se ao invés de te aproximar, esse caminho ou essas companhias te afastam d'Ele sem que tu as possas aproximar do Pai, põe limites e afasta-te... retira-te e volta mais tarde com uma força nova para tentar outra vez! Sê persistente no que fazes, mas cuida bem de ti para melhor servires a Deus e os outros. Santo Inácio tinha uma regra boa, a regra do "tanto quanto". Dizia uma coisa muito simples, algo como: devemos aderir a uma coisa tanto quanto essa coisa me aproxima de Deus, ou devemos afastarmo-nos dessa coisa tanto quanto isso me afastar de Deus (os amigos Jesuítas que nos visitam que me corrijam se for caso disso!). Bom, a ideia está lá... ajuda-nos a dosear a nossa acção, mas penso que ao afastarmo-nos podemos ganhar mais força na oração para voltar e tentar de novo!
AVC

quinta-feira, junho 08, 2006

8 de Junho

A tua vida de Cristão contrasta com a dos pagãos (amigos ou conhecidos). E alguns destes, vendo que segues uma vida exemplar, fazem troça de ti!? Cristo, que veio ao mundo, também sofreu a troça, durante a paixão.
É um mistério que muitos, hoje em dia, não procurem Deus, se acomodem à sua cegueira, e ainda criticam a serenidade e o bem feito, daqueles que querem Deus...
Lembro-me do diálogo entre Pilatos e Claudia no filme "A Paixão de Cristo":
Pilatos: Verdade? O que é a Verdade, Claudia? Consegues vê-la, ouvi-la? Podes mostrá-la-ma?
Claudia: Ninguém te pode mostrá-la se não a quiseres vê-la, ouvi-la...

Temos de continuar o nosso caminho, com a alegria que faz parte dos Filhos de Deus, fazer apostolado com aqueles que querem-Lhe conhecer e rezar por aqueles que ainda não O conhecem para que eles alcancem a Verdade, que nos dá a felicidade eterna.
PBP

quarta-feira, junho 07, 2006

7 de Junho

Todos nós devemos ter a capacidade de nos pôr diante de Deus com humildade para Lhe agradecer tudo o que temos e o que somos porque foi Ele que nos deu a vida e é Ele que nos ama verdadeiramente. Devemos também aproveitar os pequenos gestos do dia-a-dia que nos custam, para oferecer a Deus. E da mesma maneira que oferecemos os nossos sacrifícios também podemos pôr a render os talentos que Deus nos deu e oferecê-los. Deixo-vos aqui esta bonita oração de Santo Inácio de Loyola:

"Tomai, Senhor, e recebei
toda a minha liberdade,
a minha memória,
o meu entendimento
e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo;
Vós mo destes;
a Vós, Senhor, o restituo.
Tudo é vosso,
disponde de tudo,
à vossa inteira vontade.
Dai-me o vosso amor e graça,
que esta me basta."



MHA

segunda-feira, junho 05, 2006

6 de Junho

Nem tudo aquilo a que te sentes inclinado é necessariamente natural. É mais um erro da "modernidade", pensar que só aquilo que "é", é natural. Grande disparate! O que é natural é o fim para o qual tendemos, e se o nosso fim é só aquilo que "é" e só aquilo que é cientificamente comprovável, pobrezinhos de nós. O nosso fim ideal é um horizonte muito mais longínquo.
Obviamente que aquilo que "é", e que é racionalmente alcançável, é muito importante... mas o principal são os nossos valores que nos puxam para cima! Os nossos valores, hábitos, tradições, crenças... são tudo coisas que mais que "serem", representam aquilo que "devemos ser"! "Dever ser" é algo que cada vez está mais esquecido... a Humanidade evoluiu, criando situações de maior dignificação do ser humano, através de por exemplo a invenção de esgotos que formam uma ideia de saneamento básico. Evoluiu sempre no sentido de um "dever ser" mais! Se ficássemos só pelos impulsos naturais, ainda hoje provavelmente viveríamos em cavernas que cheiravam mal e que eram focos de doenças.
No entanto, temos um outro problema: o "dever ser" de hoje em dia já não é o da evolução. O que "deve ser" está hoje cada vez mais em vias extinção com esta permanente tendência (e apesar de tendência, é anti-natural...) para perdermos os valores de vista, eclipsando-os dos nosso horizontes. Ficamos pois com os horizontes mais curtos, porque voluntariamente vamos pondo palas nos nossos olhos como fazemos com os burros, para ver só aquilo que "é". O que "deve ser" vai perdendo importância para o homem "moderno", que só acredita na ciência.
Aqueles "esquisitos" que ainda conservam valores, são por isso preconceituosamente apelidados de conservadores. São sábios, estes "conservadores" que continuam a construir vida tendo em vista um Bem maior, estes que sabem viver a vida. E o homem moderno? Porque só vive o que "é" sem nunca querer ser muito mais, limita-se a sobreviver... ou mesmo a subviver.
Não tenhas medo de viver! És cristão e tens valores que te permitem viver a vida com "autenticidade". Segues a Cristo, por isso caminhas "entusiasmado". Não tenhas medo de ser conservador! Nem tudo tem de mudar, porque nem toda a mudança traz algo melhor. Acredita nos valores que a Igreja conservou até agora... sê portador da Palavra de Cristo que se conservou, e que continua sempre actual!
Senhor Pai Santo, ajuda-nos a conservar aquilo que nos ajuda a realizar. Peço-te também que não percamos a noção do que "deve ser" nem que nos conformemos com aquilo que "é".
AVC

5 de Junho

Há cada vez mais a mania de passar a mensagem "vive o momento". Viver os momentos é bom e aconselhável, e é saboreando-os que a nossa vida vai tendo mais côr! O problema está em "viver o momento" como fim último, independentemente do que vem a seguir. No fundo, "viver o momento" é bom, mas o que esta expressão cada vez mais quer dizer é "viver PARA os momentos". Ora, e é aí que está o erro! Como sabemos, toda e qualquer vida tem os seus momentos altos e os seus momentos baixos. Se "vivemos para o momento" que aí vem, se esse for um mau momento, vamo-nos abaixo. Torna-nos escravos dos momentos, e isto acontece quando os valores são cada vez menos e mais ténues, tal como os objectivos a longo-prazo, e principalmente quando não cultivamos a nossa relação com Aquele que está em todos os momentos: Deus, o único que nunca muda e está sempre! Com Deus, vive os momentos para Ele! Oferece-Lhe os bons e maus momentos, e aprende com isso para construires algo grande! Pede-Lhe ajuda para isso, e pede-Lhe também que ajude os que te são próximos...
AVC

sábado, junho 03, 2006

4 de Junho

Sê tu próprio, isto é, sê autêntico! É muito importante sermos nós próprios, mas ao contrário do que estamos inclinados a acreditar, para sermos autênticos não quer dizer que temos que ser aquilo que ninguém é, nem temos que fazer aquilo que nunca ninguém fez! Seres autêntico é procurares bem no interior de ti os teus defeitos e virtudes, e com o tempo ir tentando melhorar, de acordo com os nossos valores mas também com o nosso feitio. Deus ama-nos tal como somos, com o nosso feitio único, complicado... mas se somos nós próprios na nossa maneira de estar na vida e se acreditamos na verdadeira essência daquilo que fazemos, somos autênticos e não apenas diferentes. Se tentamos seguir a Cristo, Deus ama-nos mais? Não, ama-nos a todos por igual! ...mas fica muito contente pelo Caminho que decidimos trilhar... autênticamente!
AVC

3 de Junho

Hoje deixo esta frase, proferida por uma Santa:

"Não podemos fazer grandes coisas nesta Terra, mas sim coisas pequenas com muito amor" Madre Teresa

PBP

sexta-feira, junho 02, 2006

2 de Junho

Estamos habituados a ouvir a expressão "Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!". Para o cristão isto é importante, mas não chega... Desafio para hoje: Faz aos outros aquilo que gostavas imenso que te fizessem!
Senhor, ensina-me a viver, a dar e a receber...
AVC

quinta-feira, junho 01, 2006

1 de Junho

No dia Mundial da Criança, lembremo-nos do Menino Jesus. Jesus recém-nascido foi adorado por Magos e pastores, por José e Maria, pelos animais e por toda a Natureza. Toda a Natureza! Isso inclui o Anjo da Guarda, o Pai, a Mãe e os amigos... Pedimos-te Senhor para que todos possam ter a Graça de nascer e crescer com toda esta Natureza à volta. Todos são importantes, e de alguma maneira todos estão presentes. Mas a presença física de cada um é mesmo importante, porque é mesmo Natural. Esperemos que a tão chamada "modernidade" nunca nos consiga fazer perder de vista os valores que nos alertam para aquilo que é Natural e importante.
AVC