segunda-feira, junho 12, 2006

12 de Junho

Ontem uma pessoa muito amiga lembrou-me de algo que considero muito bonito: a cruz é um sinal mais (+)! Porquê? Contamos com as vossas opiniões na caixa de comentários, e no fim também porei lá algumas coisas que aprendi!
AVC

9 Comments:

Blogger Tiago said...

De facto, seja Grega ou Romana, é um sinal de +. A minha interpretação é esta: foi nesse sinal de MAIS que Cristo foi Crucificado e, por íntima ligação, não Ressuscitou na Cruz, mas logo após ter estado pregado. Portanto, talvez seja a Passagem para o MAIS longínquo, para o MAIS paradisíaco, MAIS de Bom e de Bem. Estou certo que estará ligado ao Supremo Amor e, também, ao sofrimento. É o símbolo do Supremo/Superior, sem um carácter comparativo(repara que não dizemos mais DO QUE...), vale por Si só!
Grande Abraço e obrigado por motivares momentos de reflexão(um por dia, nem sabe o bem que lhe fazia :P).
TAM

9:03 da tarde  
Blogger xana said...

puxa... AVC... deixas sempre cá cada desafio...

vou ficar a pensar..prometo!
e voltarei para te contar!

1:35 da manhã  
Blogger A Capela said...

Ontem numa rápida passagem aqui, num repente, ocorreu-me: 'mais valia'. Hoje, depois de um dia tão cheio, aqui volto e a dar com o sinal + e de novo a mais valia a dar-me. Acrescentar-lhe-ia somente que a Cruz, com certeza ser-nos-á, não uma mais valia, mas a Mais Valia; a nossa, única, Mais Valia.

Mas ainda vou pensar como a Xana ;)

12:54 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caríssimos amigos Xana e Malu (primeiro as Senhoras) e Tiago: muito obrigado pelo que escreveram até agora! Estou sempre a aprender convosco. Aguardo com imensa curiosidade o que se seguirá quando cá voltarem! Eu também hei-de voltar aqui para dizer porque é um sinal + para mim!
Abraço, a todos!

AVC

1:08 da manhã  
Blogger A Capela said...

Hmmmm.. + Amor, + Esperança, .... (tou a pensar) + Igreja, + Fé, + perto d'Ele e do próximo, por isso + União, + Sentido.... A Cruz deu-nos (dá) tudo isto e muito + ... hmmmm..

12:43 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Gosto, Malu, estamos a pintar um bonito quadro de emoções, aqui! Vou aguardar mais alguns contributos (estou optimista! eheheh) Um beijinho,

AVC

1:22 da manhã  
Blogger xana said...

Desenhei o sinal MAIS numa folha de papel. O símbolo me aponta o Norte, o Sul e Este e Oeste. O símbolo me norteia. E como me aponta o meu Norte, euE assim me encontro MAIS.

carreguei o meu MAIS nos meus ombros como se fosse uma cruz...Pode parecer que é MAIS pesado, MAIS difícil...mas esforei-me um pouco MAIS, passei-o dos ombros para o coração. Carreguei-o aí.. e senti-me MAIS leve, MAIS capaz..

No símbolo MAIS uma linha horizontal se cruza- incontoravelmente - com uma linha vertical. Assumo que a primeira é o plano do homem. Somos nós, entre nós, todos iguais, todos ao mesmo nível porque somos iguais para Jesus. A segunda linha, a vertical, desenha-se por norma de cima para baixo...(não é à toa.. claro.. que assim se faz..)
Vejamos: é algo que desce do Alto e, a determinada ponto de contacto, cai certeiro sobre o EU horizontal.. o plano humano, cada homem, cada um de nós.

O simbolo também me faz lembrar um ser com dois grandes e generosos braços abertos.(Não era exactamente assim que Ele está numa cruz?)
Braços em MAIS para nos dizer.. talvez:
-"Vinde, cheguem-se MAIS..."

E eis a história de como o símbolo MAIS me fez de repente lembrar de dois braços abertos... e assim de MAIS abertura, de MAIS amplitude, de MAIS entrega, de MAIS recepção, de MAIS doação.
Não estarei já a falar de MAIS amor?

1:51 da tarde  
Blogger A Capela said...

Que bonito, Xana! Estás, e é por aí. Fala-se de Cruz, fala-se de tudo, mas é uma descoberta constante. Passo-a-passo chega-se ao Amor e então perdemo-nos completamente n'Ele. É sempre Mais, esse símbolo é Mais Amor, não acaba Mais...

11:06 da tarde  
Blogger A Capela said...

Vou confessar-vos uma coisa: até há pouco tempo, não conseguia meditar na Paixão. Era-me difícil viver a quaresma. Não podia ler sobre a Paixão. Cristo na Cruz, uma imagem insuportável. Ainda recusei ver a Paixão - do Mel Gibson (é recente como sabem) era um erro meu, eu sei, mas vejam se não faço progressos....
Agora aqui, ainda pensei que talvez a ideia do AVC, seja a de nos deixar este espaço aberto para virmos juntando e a pouco e pouco, frutos da meditação, porque há tanto para dizer, pois penso que é da Cruz que tudo parte..
Tenho pena de não ter meditado ainda como queria.

Abraços, Malu

1:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home