segunda-feira, junho 05, 2006

6 de Junho

Nem tudo aquilo a que te sentes inclinado é necessariamente natural. É mais um erro da "modernidade", pensar que só aquilo que "é", é natural. Grande disparate! O que é natural é o fim para o qual tendemos, e se o nosso fim é só aquilo que "é" e só aquilo que é cientificamente comprovável, pobrezinhos de nós. O nosso fim ideal é um horizonte muito mais longínquo.
Obviamente que aquilo que "é", e que é racionalmente alcançável, é muito importante... mas o principal são os nossos valores que nos puxam para cima! Os nossos valores, hábitos, tradições, crenças... são tudo coisas que mais que "serem", representam aquilo que "devemos ser"! "Dever ser" é algo que cada vez está mais esquecido... a Humanidade evoluiu, criando situações de maior dignificação do ser humano, através de por exemplo a invenção de esgotos que formam uma ideia de saneamento básico. Evoluiu sempre no sentido de um "dever ser" mais! Se ficássemos só pelos impulsos naturais, ainda hoje provavelmente viveríamos em cavernas que cheiravam mal e que eram focos de doenças.
No entanto, temos um outro problema: o "dever ser" de hoje em dia já não é o da evolução. O que "deve ser" está hoje cada vez mais em vias extinção com esta permanente tendência (e apesar de tendência, é anti-natural...) para perdermos os valores de vista, eclipsando-os dos nosso horizontes. Ficamos pois com os horizontes mais curtos, porque voluntariamente vamos pondo palas nos nossos olhos como fazemos com os burros, para ver só aquilo que "é". O que "deve ser" vai perdendo importância para o homem "moderno", que só acredita na ciência.
Aqueles "esquisitos" que ainda conservam valores, são por isso preconceituosamente apelidados de conservadores. São sábios, estes "conservadores" que continuam a construir vida tendo em vista um Bem maior, estes que sabem viver a vida. E o homem moderno? Porque só vive o que "é" sem nunca querer ser muito mais, limita-se a sobreviver... ou mesmo a subviver.
Não tenhas medo de viver! És cristão e tens valores que te permitem viver a vida com "autenticidade". Segues a Cristo, por isso caminhas "entusiasmado". Não tenhas medo de ser conservador! Nem tudo tem de mudar, porque nem toda a mudança traz algo melhor. Acredita nos valores que a Igreja conservou até agora... sê portador da Palavra de Cristo que se conservou, e que continua sempre actual!
Senhor Pai Santo, ajuda-nos a conservar aquilo que nos ajuda a realizar. Peço-te também que não percamos a noção do que "deve ser" nem que nos conformemos com aquilo que "é".
AVC

8 Comments:

Blogger xana said...

vou citar :

"O grande drama de qualquer vida é a luta de rendição da PESSOA QUE SOU à PESSOA QUE DEVIA SER"...


abraço, avc.

11:34 da tarde  
Blogger Tiago said...

o Ser e o Dever Ser, que tema tão bem transposto para o campo da Religião e, principalmente, da nossa Relação com Deus.
Gostei muito da leitura, Abraço António.
TAM

11:46 da tarde  
Blogger A Capela said...

Olá AVC,
Olá Xana :)
e já agora Olá Tiago,

Olhem, eu cá por mim não quero perder 'o hábito' de vos acompanhar. Já se tornou um de conservar.

12:48 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado, Xana! Com Esperança, bora transformar esse drama num Caminho de alegria? Um abraço,

AVC

3:46 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado Tiago, é sempre um gosto ler o que escreves. Este tema do "Ser" e "Dever Ser" existe no campo da Religião certamente por herança filosófica da Antiga Grécia, mas penso que foi a partir da Religião que foi transposto (e ainda bem) para outras áreas da vida social como a Política. O legado da Grécia Antiga é importante porque demonstrou que pessoas com religião diferente, apenas pelo uso do seu pensamento, conseguiram chegar à teorização de algumas maneiras virtuosas de estar na vida muito próximas da mensagem que Cristo traria tempos mais tarde. Mesmo assim havia arestas a serem limadas e Jesus veio facilitar-nos muito as coisas através da Sua Palavra e exemplo únicos, pois a Sua Palavra e o Seu Ser são o "Dever Ser" para o qual devemos tender. Deus criou-nos à Sua imagem e semelhança, então a Natureza inclina-nos a querer seguir o Caminho até Ele, com Ele, por Ele. Um forte abraço,

AVC

4:05 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Oh Malu, que simpática! Obrigado! Acompanhamo-nos todos em conjunto, parece que por estes blogues vamos estabelecendo uma verdadeira amizade cristã, a qual a ti muito devemos! E a Deus? Devemos tudo, por sem Ele não estávamos aqui! É por isso que é tão agradável esta conversa. Obrigado :)
Beijinho,

AVC

4:10 da tarde  
Blogger A Capela said...

AVC,

Eu aqui a ler toda vaidosa, ai ai... mas sabes que te dou razão e assim espero que Ele nos firme nessa amizade cristã que já se vê e me faz Adorá-Lo cada vez mais.

'Obrigademos-Lhe', Bjinho*
Malu

2:20 da tarde  
Blogger A Capela said...

Ai espera, razão porque Lhe devemos tudo eheh

2:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home