sexta-feira, junho 16, 2006

17 de Junho

O ciúme acontece quando nos apercebemos que alguém de quem gostamos pode fugir. Então, temos medo de tudo o que a pode fazer esquecer ou distrair de nós. É uma atitude egocêntrica, a de querer as atenções viradas só para nós, só por si. Mas o ciúme não aparece por querermos todas as atenções de alguém focadas em nós. O ciúme "dá-se" quando "se tira" algo que já existia: ou na realidade ou nas espectativas formadas. Aparece por defeito na alma, quer de quem o sente, como também de quem o faz sentir. Quem o sente, desesperado, enlouquece e, por querer ou sem querer, vai perdendo o controlo de si. Quem o faz sentir, errou porque não teve cuidado ou não quis saber. É que o ciúme não aparece de repente com toda a força: vai-se manifestando, aos poucos, através de pistas e recados que o atingido vai dando. É que ninguém se orgulha de ter ciúmes... tem bastante vergonha até, e normalmente recusa-se a admiti-lo. Por isso, quem o faz sentir erra: porque não se apercebeu (não teve cuidado) ou porque não quis saber (não deu a devida importância às pistas). "Quem não sente, não é filho de boa gente!", diz a sabedoria popular com verdade. De facto, todos estamos sujeitos a ser ciumentos nalguma relação humana que tenhamos, seja de amizade ou de amor. Ninguém é perfeito! Se não houver cuidado, presença de Deus na relação e/ou mútuo sentimento... podes esperar que mais tarde ou mais cedo tu ou a outra pessoa sintam ciúmes. Se isso acontecer, não há drama: pode e deve-se resolver, tirando lições para que não mais se repita. Mas resolve rápido, porque os ciúmes envenenam qualquer relação, e quanto mais tempo passa, mais custa! A presença de Deus numa relação humana é fundamental para evitar os ciúmes, desde que para além da Graça de O reconhecermos presente, também olhemos para o Seu exemplo de entrega. Jesus desceu ao Mundo, viveu, humilhou-se e morreu por nós: há maior Amor? Com este Amor, é possível ter-se ciúmes de Deus? Ele ama todos nós, mas ama cada um como ninguém é capaz. Está sempre pronto para nos ensinar a amar assim, para nos entregarmos ao outro como Ele o fez! Disse eu no princípio deste postal que "O ciúme acontece quando nos apercebemos que alguém de quem gostamos pode fugir". Deus nunca foge... está sempre desejoso da nossa presença! Se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, não há espaço para o ciúme! O remédio para o ciúme está sempre num Amor maior, reforçar o Amor, amando e deixando-nos amar... não por nós, mas sempre para que o outro se sinta bem, nada incomodado. Quando o outro se sente bem, Deus sente-se bem por nós!
AVC

7 Comments:

Blogger MSV said...

É estranho como nao incluis neste teu post um valor tao importante como a confiança...
Quanto as pistas é uma maneira muito pouco leal de se comunicar com a pessoa que se gosta...Como se pode exigir a alguém que entenda algo que nós nao tivemos a capacidade de reconhecer abertamente, nao fomos capazes de pedir a mao e de nos deixar amar assim mesmo?

7:28 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Sim, Maria, tens razão! A confiança é muito importante, tal como o cuidado e o Amor... faz sentido fazer-lhe referência, embora ache que é possível ter ciúmes e confiar ao mesmo tempo no outro... será compatível? O que acham? Quanto às pistas, realmente é uma maneira que não ajuda... não sei se é leal ou não, penso que o orgulho nesses casos (ou o medo e a vergonha de admitir o ciúme) fala mais alto, é quase impossível abrir jogo... mas depende das pessoas, claro! Obrigado pelas tuas palavras e um beijinho,

AVC

9:56 da tarde  
Blogger Tiago said...

António, estás ou és um Apaixonado? Eu sou um Apaixonado. Por algumas coisas, não por muitas, mas também não por poucas: só por aquelas que sou! Porém, há uma característica da Paixão que não me permite dizer que a tenho: o seu carácter temporário. A Vida, embora temporária na terra, assume um carácter infinito e, como ela, as coisas por que(ou por quem) estamos apaixonados também. Logo, quanto muito, sou um enamorado!
Os ciúmes... são um aborrecimento, realmente. Sentem-se porque há alguma possibilidade de perdermos o objecto amado, contudo, é sentido porque e quando se ama muito(portanto não deveria existir). Não me parece que possa assombrar ninguém, todavia, se exagerado, pode incomodar notoriamente.
Portanto, como em tudo na vida, há-que ter bom-senso e ponderação e os sentimentos -se naturais-, desenrolar-se-ão naturalmente.
Quanto às pistas, desculpa a secura, no entanto, não me parecem necessárias: quando olhamos para os olhos de quem adoramos facilmente percebemos o "estado de espírito". Só a compreensão das razões pode ser mais morosa e difícil, mas é possível.
Agora, sendo assim, percepcionamos as realidades de todos quanto nos circundam? Claro que não: porque só olhamos nos olhamos de quem muito amamos e só os interpretamos se lhe conhecermos a Alma.
Abraço, TAM

3:08 da manhã  
Blogger A Capela said...

Há uma série de sentimentos que surgem nos momentos mais inoportunos, que só atrapalham e dão um trabalhão a vencer. É aqui que penso que cabe o cliché "a vida é uma luta"

Encontrei a 'confiança' mais preciosa, de não esquecer e não perder, em: Deus nunca foge... está sempre desejoso da nossa presença! - talvez porque seja eu a mais desatenta e distraída nas questões principais... Gostei, vou agarrá-la com unhas e dentes ;)

Bjinho, Malu

3:47 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro Tiago Enamorado:
Sim, sou um apaixonado e sim, estou apaixonado! À medida que vamos conhecendo o Pai, é inevitável não nos irmos apaixonando cada vez mais pela Sua vida, exemplo e existência! Que o Seu Caminho seja o Nosso! Quanto às "pistas" que tanto têm dado que falar, realmente não são uma expressão feliz. Quando falei de pistas pensei na cumplicidade entre dois apaixonados, que se entendem pelos olhares e silêncios, mais que pelas palavras! Mas mesmo entre esses as palavras são necessárias, a Maria e tu têm razão :) Um abraço!

AVC

1:14 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado, cara Malu... obrigado sempre! :) Um grande beijinho em Cristo,

AVC

1:16 da manhã  
Blogger xana said...

amar..é confiar e libertar.
Mas amar também traz fragilidades. É a grande aprendizagem de cada um de nós. É aaprendizagem de uma vida. E temos, se quisermos, um bom Modelo..

um abraço a todos.

1:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home