terça-feira, maio 30, 2006

31 de Maio

O que é fundamental para o cristão? Agarrar a mão que Cristo nos dá a todo o momento e deixarmo-nos guiar por Ele, confiantes. O bom cristão dorme bastante bem, tal é a confiança no Pai... já viste? Deus dá-nos a graça de podermos descansar, e muitas vezes não damos o valor devido aos momentos de descanso e de Paz. Deus quer-nos bem descansados para estarmos a 100% na nossa Missão diária! E à noite? Oh amigo, a Obra de Deus não pára porque dormes! No dia que vem, tens mais coisas para fazer! Confia n'Ele, deixa-O tomar conta daquilo que fazes enquanto descansas! Vamos confiar no nosso melhor Amigo? À noite podes dormir descansado, dorme bem...
AVC

segunda-feira, maio 29, 2006

30 de Maio

Quem é o Espírito Santo? É o consolador que o Filho nos enviou, para nós não ficarmos orfãos. Lembremo-nos que Ele também nos acompanha e que podemos dialogar com Ele. Que Ele nos inspire o nosso dia e nos guie até à Santíssima Trindade.
PBP

29 de Maio

Hoje trago-te 10 preciosos conselhos dados pelo Santo Papa Bento XVI na Jornada da Juventude de 9 de Abril de 2006 em Roma. São conselhos dedicados aos Jovens, no entanto bem sabemos que a juventude é principalmente um estado de Alma, e bem próprio de quem traz consigo a alegria de ser cristão. Deixo-vos aqui os 10 conselhos, que recomendo vivamente que sejam lidos e relidos até ao fim, por todos!
1) Dialogar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colónia: "Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar". Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, de que sabemos que nos ama e ao que, por sua vez, queremos amar”.
2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o "direito de vos falar" durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso "sim" ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: ’Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. ¡Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta’. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o baptizado: também é esta uma vocação a aquele ‘alto grau’ da vida cristã ordinária que se expressa na santidade. Quando se encontra Jesus e se acolhe o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (...). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
5) Deus: tema de conversação com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor contemplado em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
6) Ao Domingo, ir à Missa
Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, ¡vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos nós os que fazemos festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre iniciar de novo a nossa vida.
7) Demonstrar que Deus não é triste
Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: ¡Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.
8) Conhecer a fé
Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos nós próprios de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, para ele. Por isso é tão importante o amor à sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.
9) Ajudar: ser útil
Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, então abrem-se os nossos olhos. Então não nos conformaremos mais com continuar a viver preocupados somente com nós próprios, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e actuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros que preocupar-se só com as comodidades que se nos oferecem. Eu sei que vós como jovens aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, Demonstrai-o ao mundo, que espera exactamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que como crentes seguimos.
10) Ler a Bíblia
O segredo para ter um "coração que entenda" é formar-se um coração capaz de escutar. Isto consegue-se meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerónimo observa a este respeito: "O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo"
Em resumo...
Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: ¡eis aqui, jovens do terceiro milénio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por todo o lado. ¡Isto é o que vos pede o Senhor, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo – ainda que sem o saber – espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de lhe responder com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n'Ele e não ficareis
decepcionados.
BENTO XVI, Abril de 2006
AVC

domingo, maio 28, 2006

28 de Maio

Deus.

do Lat. Deus

s. m.,

ser supremo, infinito, perfeito, criador do Universo;
divindade;
causa primeira e fim de todas as coisas;
cada uma das pessoas da trindade cristã;
(grafado com inicial minúscula);


Onde procurar:

- no milagre que é cada amanhecer, como se este fosse um bilhete ganho para entrarmos em mais um dia, com mais uma oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores;

- num perdão que se dá ou se recebe, ainda antes da mágoa passar;

- e na outra face que damos, a quem acabou de nos magoar;

- num toque reconfortante nesse templo que é o corpo de um amigo ou de um desconhecido, desde um simples cumprimento a um abraço sentido.

- num sorriso ou num “olá” aberto, luminoso e sincero, que é ao mesmo tempo um “Eu estou aqui para ti” e um “Que bom, que tu aí estás!”

- num desfile tranquilo de segundos, de minutos ou de horas a escutar alguém a falar connosco. Um escutar que verdadeiramente procura entrar dentro de quem fala, sem sair do lugar..

- num gesto de bondade que antes de acontecer, não se anunciou e que depois de feito, não se divulgou. Apenas nasceu, apenas se deu e deixou mais feliz o seu autor.

- num olhar de amor.

- num insulto ou numa mentira que se prendeu a tempo na boca e assim se calou;

- no vento a bater no rosto, sussurrando “Eu sou um sopro de vida. Deixa que tu sintas!”

- num ser a nascer e num ser a morrer; Entregando ambos a umas Mãos que se abrem a nós, mesmo sem as podermos ver;

- no milagre que é, a cada final do dia, assistir ao entardecer e ter a hipótese de olhar para o filme do nosso dia com um olhar atento para aquilo que incontornavelmente teremos de aceitar e o que ainda poderemos mudar. Na demanda de melhorar.

E tu?

Como continuarias tu esta lista? Onde encontras tu Deus?

Lanço aqui este repto:

São os meus incompletos pontos. Podes completar com os teus?

Creio que faremos uma boa junção.

Que os meus e os teus vão bater certo.

Porque sabes,

Deus está em cada nossa união.

Ele faz questão.

Sem folga nem aperto!

[Este postal foi escrito pela convidada especial para hoje, à qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, Xana!]

sexta-feira, maio 26, 2006

27 de Maio

Centrar a nossa vida em Deus: eis o grande desafio de ser cristão. Centrar a vida em Deus é centrar a vida nos outros com Amor, combater o individualista, o vaidoso, o orgulhoso e o egoísta que há em nós. Com as virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade, ir caminhando no sentido de centrar a nossa vida em Deus e assim retribuir-Lhe da melhor forma um pouco de todo o Amor que Ele nos dá. Quando nos lembramos de Deus, Ele fica tão contente! O ideal é que os nossos amigos e conhecidos, quando falem de nós, falem também de Deus. Que O vejam por trás de nós, de tão dentro que em nós Ele está! É esta a Graça de ser cristão, conhecê-Lo e amá-Lo cada vez mais, e é este o exemplo que devemos dar a quem não O (re)conhece!
AVC

26 de Maio

Temos a vida muito ocupada, não é? Quando virmos que a fadiga nos bate à porta, não deixemos de apresentar os nossos cansaços a Ele, que são fruto do nosso trabalho, apostolado, etc. Ele pede-nos mais! Não demos menos a quem nos deu tudo. Alegra-me recordar o Santo Padre João Paulo II, que deu sempre mais, pois tinha necessidade de se converter cada vez mais para Ele! Que nós também sintamos tamanha necessidade de nos convertermos mais e mais. Lembramo-nos que podemos pedir a Deus essa conversão e pedir aos Santos e a Nossa Senhora a sua intercessão junto de Deus.
PBP

quinta-feira, maio 25, 2006

25 de Maio

Combate a vaidade! É que a ausência de humildade mede-se em vaidade... e a humildade é das virtudes mais bonitas de ser cristão. O homem, com toda a propensão para o individualismo e para se querer destacar dos outros e assim se distinguir e ser reconhecido, por vezes esquece-se que ele é tão filho de Deus como todos os outros homens por cima dos quais quer passar. A humildade é, portanto, também uma experiência de verdadeira irmandade entre os homens. Como verdadeiro exemplo de humildade temos São Francisco de Assis, que até o sol e as árvores chamava de irmãos... pois tudo faz parte das maravilhas que o Pai criou!
"Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado, bem como Sua Mãe, Maria Santíssima!"
AVC

quarta-feira, maio 24, 2006

24 de Maio

A Igreja é feita de mulheres e homens, e por isso é muitas vezes alvo de críticas por parte dos próprios cristãos que com boa intenção querem uma melhor Igreja. Isto pode acontecer de uma forma construtiva, já que a Igreja é feita por nós mas é de Cristo, que merece o melhor. Até aqui tudo bem. O que me faz confusão são aqueles cristãos que criticam e falam da Igreja como se fora dela estivessem! Remar contra a maré não é boa solução. No momento certo, damos a opinião esclarecida que procuramos ter sobre o assunto e discutimos. Depois, confiamos na decisão da Igreja e na infalibilidade do Papa em questões de Fé, sempre iluminado pelo Espírito Santo, mesmo que seja contrário àquilo que pensávamos. Se ainda assim a questão nos dá "voltas ao estômago", não te preocupes, não és menos Igreja por isso! Continua a falar com um padre e cultiva a Humildade e a Obediência perante aqueles que conhecem bem o problema, e que decidiram com a ajuda do Espírito Santo. No entanto, sê discreto e pensa que podes estar a incorrer num erro se fizeres alarido. Pensa naqueles que não se aproximam da Igreja por nos acharem divididos em questões polémicas! Não estamos. Estamos unidos pelo Amor de Cristo.
Senhor, dai-nos a Humildade para melhor em Ti confiarmos!
AVC

segunda-feira, maio 22, 2006

23 de Maio

Quem é que possui a verdade total? Penso que ninguém. Leiamos a vida e as obras de Santos, que são modelos de caminhos até ao Caminho. Leiamos também obras espirituais que nos sejam referenciadas por alguém de crédito! Reflictamos e peçamos luz a Deus para irmos até Ele. É necessário cultivarmos mais e mais, para que não nos calemos por ignorância... para aproximarmos os outros de Cristo.

PBP

22 de Maio

A humildade define-se como a qualidade do que é humilde; sentimento proveniente do conhecimento da própria fraqueza; submissão; modéstia; inferioridade.
Aos olhos de Deus é uma qualidade bastante importante e quem a possuir será agraciado com todos os seus cuidados. Sem esta evidência dentro de nós é impossível servir a Cristo, tendo por isso uma extrema importância naqueles que procuram a salvação junto do Senhor. E quem melhor que Ele para exemplificar o que é a verdadeira humildade, deixando o Reino dos Céus para servir e morrer pelos pecadores?
Este sentimento faz-nos ver ver nada somos e que todos os nossos actos devem ter como principal fim e objectivo a glorificação do Senhor.
"Não façam nada por mero interesse pessoal ou por desejo de ser elogiado, mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmo."
Não devemos julgar que para ser humilde basta apenas pensar que não somos ninguém, como muitos erradamente o fazem. Ser verdadeiramente humilde implica não só mostrar mas também ter um enorme interesse no que os outros nos contam e transmitem. O primeiro passo a dar nessa direcção será reconhecer e compreender de que de facto somos orgulhosos.

Que o exemplo de Cristo seja observado e que humildemente possamos lavar os pés uns dos outros, como Cristo fez com os seus discípulos.

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará."

DCM

domingo, maio 21, 2006

21 de Maio

Deus é a Luz, a Verdade e a Vida; É o Sol do Mundo e, consequentemente, do Homem. Disto, creio, não há dúvidas. E, para e pelos que as têm, devemos Orar. A novidade surge, em certa medida, quando vemos que O Pai considerou, como Mandamento fulcral para a Vida, o Amor aos outros: aos outros e a si(nós), desde que os irmãos sejam amados da mesma forma que cada um se ama e respeita a si próprio. O Amor é o Grande Mandamento Divino!
Ousemos ser diferentes dos que, actual e infelizmente, nos rodeiam: «Ama a Deus sobre todas as coisas e aos Outros como a ti mesmo».
Nem em momentos de preocupação nos esqueçamos do Salvador, se nos tentarem Desanimar( Des/Animar= tirar a Alma) sejamos fervorosos na nossa Fé e rebatamos: posso não ser experiente e mestre, porém, quantos sorrisos já conseguistes vós esboçar na face do vosso Irmão?
Cristo só nos pediu que cuidassemos uns dos outros depois de nos ter Criado à Sua Imagem e Semelhança. Em troca desse inqualificável acto de Amor, deu-nos ainda a Graça, a sua Graça.
Pediu-nos Amor... e deu-nos bem mais que tudo.

«Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei

TAM

sábado, maio 20, 2006

20 de Maio

O que pede o "Mundo"? Amor e Paz... Felicidade! As coisas de sempre. Deus é Amor, n'Ele encontramos a Paz e com Ele somos Felizes. O homem precisa de Deus, e no entanto é Ele que inecessantemente nos busca e é Ele nos quer a toda a hora... Todos pedem Deus, e muitos sem saber que o fazem! Mais, todos o buscam e muitos nem se apercebem que Ele está bem perto de nós... dentro de nós, até! Abramos pois os nossos corações a Cristo, e ajudemos outros a abrir os seus corações a Deus que é a Verdade e a Vida!
"Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam..."
AVC

19 de Maio

Mortificação! À primeira vista, parece contracenso esta palavra. Porque razão uma pessoa mortifica-se? Reflecti um pouco neste tema. Muitos santos mortificaram-se. Penso que ao fazerem tal acto, é algo de si que dão forçosamente a Deus, pedindo a Sua atenção para as suas preocupações, apostolado, etc. É igualmente uma maneira de controlar o corpo, pois somos senhores do nosso corpo, e não vice versa. Existem mortificações muito simples. Retardar a bebida nas refeições, sorrir perante uma conversa enfadonha, etc. Com discrição, são sempre oportunidades de querer ter Deus, mais presente em nós.
PBP

quinta-feira, maio 18, 2006

18 de Maio

Nós somos Igreja. Nesta Igreja, somos parte dela. Mas esta Igreja que somos, não é a "nossa" Igreja! Ou melhor, só é "nossa" na medida em que levamos Cristo em nós... porque esta Igreja, é a Igreja de Cristo! Não foi feita para ser uma fácil proposta de vida... foi feita para ser a Verdadeira proposta de Vida, a Vida de Santo, a Vida de Cristo! Por isso, a Igreja é de Cristo, e só pode ser "nossa" se O levarmos cá dentro no dia-a-dia, tansportando-O também para fora de nós... Levar Cristo em nós é um desafio de Amor e de Alegria, com muito entusiasmo! Aliás, a palavra entusiasmo vem de "en Theos", que quer dizer "em Deus"! Por isso, permaneçamos em Deus... entusiasmados! E assim, sermos cada vez mais maiores cristãos da Igreja de Cristo!
AVC

quarta-feira, maio 17, 2006

17 de Maio

Qual a diferença entre cristãos e não-cristãos? Os não-cristãos, muitos deles, são pessoas de grande carácter, com valores e capazes de fazer muitas coisas que os cristãos fazem (ou deveriam fazer), como acção social, sim porque na caridade não há barreiras, qualquer pessoa o pode fazer. Mas a diferença que existe entre os não-cristãos é que nós, cristãos, temos o privilégio de ter uma relação íntima com Deus, que nos faz sentir amados por Ele. Esta relação torna-se possível através do nosso Baptismo.
"Este é o meu Filho muito amado, no qual pus o meu encanto!"

MHA

segunda-feira, maio 15, 2006

16 de Maio

O que é o Céu? Como será o Céu? Quando era mais novo, pensava eu que era um paraíso, como um vasto jardim, onde estariam os "amigos de Deus". O Céu é estar com Deus. Podemos já ter o Céu aqui mesmo, na Terra, dentro do nosso coração. Porque é exactamente no nosso íntimo, que Deus quer fazer a sua morada.
Quanto nos ama Deus! Não te faz sentir tão bem esta verdade?
PBP

15 de Maio

Ainda sobre os vícios. Já reparaste que nem todos os vícios têm um princípio mau em si? Mais uma razão para "orarmos e vigiarmos"! Por exemplo, o vício da droga: é mau em si, porque por mais pequena que seja a dose tomada, vai fazer sempre mal (mesmo quando usada para fins medicinais, embora cure também faz mal) porque afecta sempre o corpo que se habitua e se degrada, tal como a mente que também sai afectada. Por outro lado, temos por exemplo o vício do sexo: este já não é mau em si, até parte de um princípio bom. As relações sexuais são um dom que Deus nos dá para nos darmos com sentido ao outro, com todo o Amor. São portanto um bom princípio. Mas, se abordarmos este dom de uma forma desordenada no coração, se o usarmos sem ser bem sentido, pensado e rezado, se for consumado fora de tempo e na dose errada, e principalmente se não fizermos Deus totalmente presente neste "presente" que Ele nos oferece, temos um vício à espreita. Como vemos, até aquilo que é bom em si, se for abordado de forma desordenada, torna-se um vício tão difícil de se sair como outros que já são maus de princípio. Aliás, como acontece em todos os vícios, entrar neles é fácil, sair deles é difícil! Mas com a ajuda do Pai, nunca é impossível... há que ter sempre Esperança!
Pai Santo, ajudai-nos a discernir a toda a hora o "Bem" da "falta de Bem" e da "falta de Bem disfarçada de Bem"!
AVC

14 de Maio

Todos os vícios começam com uma tentação, à qual aderimos consciente ou inconscientemente. Por isso, tem atenção! Tanto os vícios do corpo como os vícios da alma, são perda de liberdade. E como Deus é a Verdade e a Vida que nos liberta, a oração é uma poderosa arma para combateres os vícios e as tentações que te assaltam! Como Jesus pediu aos discípulos no Monte das Oliveiras, "Ora e Vigia"!
AVC

sábado, maio 13, 2006

13 de Maio

Ser cristão... é aceitar a autoridade completa de Jesus sobre as nossas vidas, isto é, tudo o que nós fazemos devemos olhar Jesus como nosso Mestre, pondo sempre a Lei e a Vontade de Deus acima de tudo, custe o que custar, por mais quedas e fraquezas, inconscientes e/ou subconscientes que se tenha, sob pena de não ser considerado Seu discípulo, ou seja, digno filho de Deus, herdeiro do Céu... Mas também a cada um é pedido não mais que as suas reais possibilidades e capacidades, devemos assim, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, e a mais não somos obrigados para completar estes objectivos, porquanto o mais virá por acréscimo, isto é, por gratuidade, misericórdia e providência de Deus.

"Aquele que Me renegar diante dos homens, também Eu renegá-lo-ei diante do meu Pai que está no Céu"
DCM

12 de Maio

Uma das coisas que gosto tanto de ver nos Cristãos, é a comunhão fraterna de orarmos uns pelos outros. Não deixemos de falar com Deus, por aquela pessoa que precisa da sua luz, por um pobre, por um colega, etc.
PBP

quinta-feira, maio 11, 2006

11 de Maio

Deus tem um carinho muito especial pelos pequeninos... já Jesus dizia "vinde a Mim os pequeninos porque deles é o Reino dos Céus!". Esta ternura existe porque entre muitas particularidades, as crianças são puras e ingénuas, ao ponto de frequentemente bastar uma palavra para acreditarem logo! Nós só ganhamos em ser mais "pequeninos" e acreditar melhor na Sua Palavra sem duvidar da Sua Verdade. A oração das crianças é tão simples, terna, directa... só temos a aprender com elas! Deixo aqui uma breve oração que tanto gostava e tanto gosto:
Ó meu menino Jesus
Descalcinho pelo chão,
Metei os vossos pézinhos
Dentro do meu coração!
Quem quiser partilhar mais orações de "pequeninos" engraçadas, faça favor de deixar a caixa de comentários a abarrotar pelas costuras! Um bom dia para vós! Abraço,
AVC

quarta-feira, maio 10, 2006

10 de Maio

Existem dois tipos de amor: O amor que se dá, do que se procura a felicidade do outro (amor oblativo) e o amor possessivo e ambicioso. Na realidade, o amor oblativo e o amor possessivo nunca se separam completamente um do outro. No início, há a tendência para que os homens vivam no amor possessivo, depois, à medida que se aproximam um do outro e começam a conhecer-se realmente, cada um procurará sempre mais a felicidade do outro. Claro que como seres humanos que somos, não podemos apenas viver desse amor oblativo, temos que também ter a nossa própria fonte. Quem dá, também deve receber. Tal como Jesus fez.
MHA

segunda-feira, maio 08, 2006

9 de Maio

O que o esforço pode fazer? Não foi fácil ao Senhor ser homem e sofrer a paixão. Ele pediu ao Pai para afastar Dele este cálice. Apesar desse pedido, Ele também disse que se cumpra a sua vontade. Acredito que tudo o que é bom, custa esforço, que é contrário a comodidade. Podemos fazer tanto, tanto, se não formos comodistas! E daqui, nascem sonhos...para a glória Dele.
PBP

domingo, maio 07, 2006

8 de Maio

Sê persistente. Luta contra os vícios, mesmo que eles te pareçam monstros invencíveis. És português e tens a sorte de poder olhar para a História do teu país e ver um de muitos grandes exemplos de persistência: a passagem do Atlântico para o Índico!
Um monstro invencível: o Adamastor. Com persistência e "sem medos" (o que não quer dizer "sem respeito"), vencemos o obstáculo. Com a vitória e sem medos, desmistificámos por completo o pesadelo, dando espaço à realidade que nos faz sonhar. Abrimos novos horizontes, cheirámos a liberdade! O medo foi substituído pela confiança. Os gritos dos nossos vícios foram abafados por valores mais altos que se erguiam, sendo eles a Fé e a Esperança, que nos possibilitam practicar uma melhor Caridade!
São pois a Fé, a Esperança e a Caridade três virtudes teologais que só ganhamos em aplicar como vectores dirigentes da nossa vida. O primeiro passo é, como disse no princípio, o da persistência. Persistir em combater os nossos vícios e medos que nos limitam como o Adamastor. Persistir em transformar as nossas "Tormentas" em "Boas Esperanças"!
Ajuda-nos a tentar Pai Querido, porque em tudo na vida, só tentando é que se consegue...
AVC

7 de Maio

O que é para cada um de vós o Amor verdadeiro? Para mim, é deixar-me amar por Deus e assumir-me como uma pecadora amada e perdoada… Ele anseia por nós e a melhor maneira de O amarmos e deixar que Ele nos ame, pois a partir daí, tudo é possível. Esvaziarmo-nos de nós próprios e enchermo-nos d’Ele. Se todos os dias caminharmos para Ele, n’Ele e com Ele renovamos sempre este Amor e somos capazes de sermos para os outros um bocadinho daquilo que Ele consegue ser para nós.
Que tal pensarmos numa palavra que resuma aquilo que Ele foi, é e será para nós? Acabando como comecei, numa palavra, Deus, para mim, é AMOR.

[Este postal foi escrito pela convidada especial para hoje, à qual agradecemos e expressamos o quão honrados nos sentimos por acolher o nosso convite: Obrigado, Maria Alarcão]

sexta-feira, maio 05, 2006

6 de Maio

Muitas vezes somos abordados na rua por missionários fora da Igreja Católica. Creio que são almas muito generosas, que, infelizmente, não professam a Esposa de Cristo, a Igreja Católica! No entanto, estas situações estão previstas no Novo Testamento, pois Cristo advertiu-nos delas. Oremos por essas pessoas e peçamos a Deus luz para que essas almas se dirijam até à verdade
PBP

5 de Maio

Imaginar é reproduzir uma imagem na nossa cabeça. Imaginar não é só ver o que não existe! Muitas vezes é ver o que existe mesmo. Imagina então que Cristo vai contigo durante o dia, sempre ao teu lado. Imagina-o a andar no meio da rua, a atravessar contigo na passadeira, sentado contigo na mesma mesa de trabalho, sentado contigo à mesa das refeições... sentado contigo agora, ao computador! Sempre ansioso para que fales com Ele e Lhe contes o que te vai na Alma! Ele sabe bem o que te vai na Alma, melhor que tu até. Mas isso não serve de desculpa para não lhe falares, pois Ele ama-nos como ninguém e gosta muito de nos ouvir, mesmo que digamos só disparates. Tenta imaginar o Amor d'Ele por nós e a ternura com que Ele nos consola e dá força! Tenta levar Cristo durante o dia e parar um segundo ou dois para Lhe ofereceres tudo o que vais fazendo, quando te lembras... como Ele nunca se esquece de nós, tenta lembrar-te d'Ele o mais possível! Sê coerente, não sejas esquizofrénico(a) ao ponto de só te lembrares do Pai um momento antes de te deitar (e às vezes nem isso!) e o resto do dia esqueceres-te d'Ele...
Ser cristão é tentar levar Cristo sempre que podemos. Vamos "imaginar-nos" Santos?
AVC

quinta-feira, maio 04, 2006

4 de Maio

Quando achares que tudo te corre mal e que tudo está a tomar um rumo que não querias, por favor não desanimes! Vai buscar forças à oração, pede ao Senhor que te ajude e, acima de tudo, entrega o rumo dos acontecimentos a Deus! Sem medos, Ele pode TUDO e é o nosso melhor Amigo! Deixa que o teu plano de vida seja o do Pai e vais ver que tudo corre de maneira diferente. E com esta confiança extra em ti e em Deus, tudo se ultrapassa bem melhor...!
"Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!" - João Paulo II
AVC

terça-feira, maio 02, 2006

3 de Maio

Muitas vezes temos alguma dificuldade de perceber aquilo que Deus nos pede: Os deveres da nossa comunidade/família, as nossas obrigações, a nossa Missão! Nestes casos, o melhor que temos a fazer é Rezar e tentar escutá-Lo no silêncio dos nossos corações, pois por estranho que pareça, o silêncio, considerado muitas vezes perturbador e incómodo, é a melhor forma de O ouvir! Ele que nos ama mais que ninguém, quer sempre o nosso bem e a única coisa que temos a fazer é ser receptivos àquilo que Ele nos pede!
"Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer
Sozinho eu não posso mais viver, sozinho eu não posso mais viver!"
MHA

2 de Maio

De:"O Principe e a Lavadeira", de Padre Nuno Tovar de Lemos, da Edição de Tenacitas.
"É difícil ver as coisas que estão longe. Mas ainda é mais difícil ver aquelas que estão mesmo perto. Até já pensei que talvez seja por causa disto que é difícil ver Deus, não porque esteja longe de nós mas, pelo contrário, por estarmos muito perto Dele, talvez mesmo dentro Dele, como o peixe e o mar".


"Talvez a felicidade seja uma destas coisas que estão demasiado perto para que as consigamos ver facilmente... Ou talvez a pergunta certa nem seja a da felicidade mas a da MISSÃO. Às vezes penso isso, que a felicidade é matreira e que só a encontra quem procura a dos outros, quase fingindo que para si não quer nada ou nem tem tempo para pensar no assunto.Há quem tenha vivido assim...".

Sempre tão perto, pertíssimo, batendo às portas do nosso coração, para O deixarmos entrar...O segundo texto lembra-me logo Cristo, meu Rei e meu Senhor, que veio ao mundo por mim, e pelos restantes homens, para podermos ser Filhos de Deus.
PBP

segunda-feira, maio 01, 2006

1 de Maio

Quem já foi a Fátima a pé, viu a maneira como as pessoas no caminho tratam o Peregrino. Com amabilidade, serviço, caridade, sempre dando força e por vezes oferecendo géneros para além do sorriso com que nos presenteiam e que já é tão bom de receber. Fazem-no porque sabem que vamos para Fátima em conversa com Deus e Maria, e que assim também as levamos connosco na oração! A experiência é fantástica e todos ganham nesta manifestação do Amor de Deus em nós. O desafio para hoje é fazeres dos teus destinos do dia (local de trabalho, supermercado, casa) a tua Fátima, para que as pessoas que encontras no Caminho possam ter a mesma experiência de Caridade contigo, à semelhança daquelas que se encontram no caminho para Fátima! Leva-lhes a Alegria de ser Cristão e verás como isso trará frutos a ti e a muita gente!
Senhor, quero anunciar-Te com palavras e com exemplos!
AVC