segunda-feira, maio 15, 2006

15 de Maio

Ainda sobre os vícios. Já reparaste que nem todos os vícios têm um princípio mau em si? Mais uma razão para "orarmos e vigiarmos"! Por exemplo, o vício da droga: é mau em si, porque por mais pequena que seja a dose tomada, vai fazer sempre mal (mesmo quando usada para fins medicinais, embora cure também faz mal) porque afecta sempre o corpo que se habitua e se degrada, tal como a mente que também sai afectada. Por outro lado, temos por exemplo o vício do sexo: este já não é mau em si, até parte de um princípio bom. As relações sexuais são um dom que Deus nos dá para nos darmos com sentido ao outro, com todo o Amor. São portanto um bom princípio. Mas, se abordarmos este dom de uma forma desordenada no coração, se o usarmos sem ser bem sentido, pensado e rezado, se for consumado fora de tempo e na dose errada, e principalmente se não fizermos Deus totalmente presente neste "presente" que Ele nos oferece, temos um vício à espreita. Como vemos, até aquilo que é bom em si, se for abordado de forma desordenada, torna-se um vício tão difícil de se sair como outros que já são maus de princípio. Aliás, como acontece em todos os vícios, entrar neles é fácil, sair deles é difícil! Mas com a ajuda do Pai, nunca é impossível... há que ter sempre Esperança!
Pai Santo, ajudai-nos a discernir a toda a hora o "Bem" da "falta de Bem" e da "falta de Bem disfarçada de Bem"!
AVC

6 Comments:

Blogger Tiago said...

Eu diria que um vício dificilmente pode ser bom... talvez no início, e sendo bom de princípio, alguns assumam um carácter positivo, de acordo com a Lei de Deus e a Sua Santa Vida, contudo, nessa altura, ainda não são tidos como vícios, mas antes como "coisas agradáveis", temporárias e raras. Quando assume o carácter de vício torna-se, psiquicamente, nefasto. Assume um papel involuntariamente obrigatório e repetível o que, por si só, é triste de ver em Seres com capacidades superiores porque Criados por um Ser Superior.
Não sei se está bem reflectido, porém tenho-o pensado desta forma.
Um sempre Abraço, com o mesmo Respeito, a mesma Amizade e na mesma linha, TAM

11:00 da tarde  
Blogger xana said...

A "falta de Bem disfarçada de Bem"!...- uma expressão bem interessante!

Olá, AVC!

10:03 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Concordo contigo Tiago, é mesmo isso caro Amigo! Um vício prende a pessoa a algo da terra, subtraindo-o a um Bem maior... no fundo, uma vida sem vícios é aquela vida que usa os bens da Terra em busca de um Bem maior, e nunca usa os bens da Terra como fim último da sua existência...
Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelas tuas valiosas palavras!

AVC

10:26 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caríssima Xana, gostava de saber o que achas sobre isto! O que é o mal senão a "falta de Bem disfarçada de Bem", apetitoso e tentador? Haverá uma luta do Bem contra o Mal ou será que o Mal é algo que não está pleno de Bem?
Beijinho,

AVC

10:30 da manhã  
Blogger xana said...

ok...AVC...ai..tu... ai..tu...
fazes-me cá cada desafio....
Hmm..tá muito bem, eu vou pensando e te responderei!
Entretanto deixo-te já um pequenino prefácio :
"O Bem e o Mal são igualmente contagiantes, mas o Bem é incrivelmente mais luminoso!"

10:40 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Que bonitas palavras, Xana :)
Boa tarde!

AVC

8:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home