segunda-feira, maio 22, 2006

22 de Maio

A humildade define-se como a qualidade do que é humilde; sentimento proveniente do conhecimento da própria fraqueza; submissão; modéstia; inferioridade.
Aos olhos de Deus é uma qualidade bastante importante e quem a possuir será agraciado com todos os seus cuidados. Sem esta evidência dentro de nós é impossível servir a Cristo, tendo por isso uma extrema importância naqueles que procuram a salvação junto do Senhor. E quem melhor que Ele para exemplificar o que é a verdadeira humildade, deixando o Reino dos Céus para servir e morrer pelos pecadores?
Este sentimento faz-nos ver ver nada somos e que todos os nossos actos devem ter como principal fim e objectivo a glorificação do Senhor.
"Não façam nada por mero interesse pessoal ou por desejo de ser elogiado, mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmo."
Não devemos julgar que para ser humilde basta apenas pensar que não somos ninguém, como muitos erradamente o fazem. Ser verdadeiramente humilde implica não só mostrar mas também ter um enorme interesse no que os outros nos contam e transmitem. O primeiro passo a dar nessa direcção será reconhecer e compreender de que de facto somos orgulhosos.

Que o exemplo de Cristo seja observado e que humildemente possamos lavar os pés uns dos outros, como Cristo fez com os seus discípulos.

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará."

DCM

8 Comments:

Blogger NaSacris said...

A humildade na perspectiva do lava-pés (serviço) supõe calar o ímpeto ruidoso da vaidade, qual camihno rápido para o poder, sem amor.

5:11 da tarde  
Blogger Tiago said...

Ouvi entretanto, depois do post que aqui publiquei, que os Amigos são a forma de Deus cuidar de nós!
E, realmente, assim é. Além da companhia ensinam-nos ou relembram-nos todos os dias qualquer coisa plena de significado.
Na humildade, na honestidade, na simplicidade e no amor são, grande parte das vezes, os mais sábios que podemos ouvir(os bons amigos, claro está).
Gostei do seu post, cumprimentos em Cristo, TAM

8:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ladainha da Humildade :
Ó Jesus, manso e humilde de coração, ouvi-me.
Do desejo de ser estimado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser amado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser conhecido, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser honrado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser louvado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser preferido, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser consultado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, ó Jesus.
-Do receio de ser humilhado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser desprezado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de sofrer repulsas, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser caluniado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser esquecido, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser ridicularizado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser infamado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser objeto de suspeita, livrai-me, ó Jesus.
-Que os outros sejam amados mais do que eu, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros sejam estimados mais do que eu, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros possam elevar-se na opinião do mundo, e que eu possa ser diminuído, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros possam ser escolhidos e eu posto de lado, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros possam ser louvados e eu desprezado, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros possam ser preferidos a mim em todas as coisas, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros possam ser mais santos do que eu, embora me torne o mais santo quanto me for possível, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.

11:27 da manhã  
Blogger xana said...

A humildade.. esse dom de se preferir ser pequenino..para ser verdadeiramente grande!

um abraço.

1:03 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

DCM, obrigado por mais esta pérola que nos deixas... não conhecia e vou guardá-la com amizade. Um grande abraço!

AVC

11:14 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Xana... belas palavras, essas! Também as levo! Um beijinho,

AVC

11:15 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Tiago, bonita maneira de distinguir o modo como o Pai actua em nós... através dos amigos! Concordo, AMIGO! Um abraço em Cristo,

AVC

11:16 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Pe. Pedro... obrigado por mais estas palavras, concisas e acertadas, como se quer :)
Um abraço,

AVC

11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home