segunda-feira, janeiro 30, 2006

31 de Janeiro

Cada pessoa tem as razões da sua fé! Hoje gostaria de partilhar as razões que me levam a acreditar em Cristo! Em primeiro lugar, a pessoa de Jesus Cristo está presente em escritos históricos; 2º O milagre de Fátima;3ºCriação do mundo;4ºpara onde vamos, ie, não faz muito sentido esforçar -se por construir a sociedade temporal, se depois vamos partir. Em Cristo, os meus esforços e a minha persistência tem sentido no serviço aos homens e para glória Dele; 5ºOs sem abrigos/deficientes. É injusto eu ter nascido bem, numa família, ter amigos, e outros...nem terem sequer alimento e viverem na solidão. Contudo, Deus pede a cada um de nós de acordo com os talentos que nos deu. Haveria muitas razões ainda a anunciar. Mas a principal delas todas..é a PAZ e o calor que recebo, sempre que comungo...capaz de modificar o mundo presente, começando em mim mesmo, que é o que está mais à mão. Aguardo a vossa partilha na caixa de comentários!
Deus, no nosso coração!
PBP

domingo, janeiro 29, 2006

30 de Janeiro

O que é que podemos dar de melhor uns aos outros? Toda a gente quer a felicidade, se bem que somente Cristo é o "Caminho, a Verdade e a Vida". Os pagãos orgulham-se de pecar. E nós, Cristãos? Recordo-me de umas palavras de um Padre Santo:
"Que a tua vida não seja estéril. Sê útil. Deixa rasto. Ilumina, com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. E incendeia todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levas no coração." São Josémaria Escrivá

Damos Cristo uns aos outros. Falemos Dele uns aos outros, com toda a naturalidade. Não há nada melhor do que estar na Sua companhia.

Eu também Te amo, Senhor!

PBP

29 de Janeiro

Deus é amor. Jesus Cristo é Deus e precisamos de seguir o Seu exemplo enquanto cristãos, então amamos. "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei", sussuram-nos sábias palavras que seguimos. Acreditar não chega! Os demónios também acreditam em Deus... Amar é um passo à frente que temos que tomar, e é a essência de ser cristão!
Senhor, eu amo-Te!
AVC

sexta-feira, janeiro 27, 2006

28 de Janeiro

Disse Santa Teresinha:
"Não é para ficar no cibório de ouro que Jesus desce todos os dias do Céu, mas para encontrar outro Céu que Lhe é infinitamente mais caro que o primeiro: o Céu da nossa alma, feita á sua imagem, o templo vivo da adorável Trindade!..."
Desafio-vos a conhecer esta Santa, que amou e ama muito Deus!
Somos queridos de Deus!

PBP

27 de Janeiro

São Paulo dizia: "Sou forte quando sou fraco". Se pensares bem, este é o desafio de ser Cristão! Mas, muitas vezes só pensamos em Cristo uma vez por semana... não podemos ser esquizofrénicos! Ser cristão só 2 horas por semana, e às vezes nem isso, e o resto da semana ser outra pessoa que nada tem a ver com Cristo, não é ser um bom cristão. Outra vez, São Paulo disse-nos acertadamente: "É Cristo que vive em mim!". Sigamos o exemplo deste grande Santo, cuja conversão foi celebrada antes de ontem. Sejamos Santos. Sejamos Cristo!
Senhor, iluminai-nos para não sermos "esquizofrénicos"!
AVC

quarta-feira, janeiro 25, 2006

26 de Janeiro

O que não é possível neste mundo? Judas Iscariotes, que conviveu com Jesus, que viu os seus milagres e teve o privilégio de ver e de ouvir o que muitos Justos quereriam ver... traiu-O! Perante tal mistério, não nos admiremos do que possa acontecer cá por baixo... O mal existe no mundo! Façamos o mundo mais perfeito, eliminando o mal que possa ocorrer no nosso coração (ver dia 2 de Janeiro).

Faz-nos Vossos, Senhor!

PBP

terça-feira, janeiro 24, 2006

25 de Janeiro

Santa Teresinha definiu em três palavras a essência da nossa existência enquanto cristãos: "Só Deus basta!" Estas palavras não são para cruzarmos os braços, não. Antes pelo contrário! Deus está presente em TUDO o que fazemos, por isso, mãos à obra! Vamos descobri-lo mais hoje, fazendo com vontade as nossas tarefas, recebendo e acariciando com carinho tudo aquilo que Ele nos dá... e no fim do dia, agradecer!
Senhor, "só" Tu bastas...
AVC

segunda-feira, janeiro 23, 2006

24 de Janeiro

Ânimo! Na nossa vida encontraremos sempre obstáculos, sobretudo na nossa vida de relação com Deus. Mas não esqueçamos de uma coisa: Todos os Santos do Céu intercedem por nós. A Nossa Mãe Maria olha sempre pelos seus filhos. E nós somos seus filhos! Dialoguemos com Ela, e Ela nos escutará. Nunca estaremos sozinhos!

Deus é nosso Pai!


PBP

23 de Janeiro

Deus é TUDO na nossa vida, e por isso vem sempre em primeiro lugar. Quando ages ou tomas posições, sozinha(o) ou perto de mais pessoas, deves ter isso em conta! Deus vem primeiro, o Seu Amor e os Seus mandamentos devem ser a nossa prioridade! Como tal, tem cuidado: nem tudo se pode dizer, nem tudo se pode fazer, nem tudo se pode votar! Há certas posições que não são compatíveis com o ser cristão. Ser cristão é tentar ser um novo Cristo, pensa nisso! Quando tiveres dúvidas sobre o que fazer, imagina o que Jesus faria em teu lugar!
Senhor, dai-nos a força de querermos ser como Tu!
AVC

domingo, janeiro 22, 2006

22 de Janeiro

Glória!? Muitos (a maioria) ambiciona a sua glória! Outros dão glória a... clubes desportivos!?? Contudo, tudo passa. E que glória é esta? Uma glória vã. A Glória pertence apenas a Deus, que vive pelos séculos dos séculos!
Toda a Glória a Deus!
Deus é Amor e Suma Misericórdia!

PBP

sábado, janeiro 21, 2006

21 de Janeiro

Se algo te corre bem e os outros reconhecem-no, tens "sucesso". Se para além disso, ofereces a acção e o esforço que dispendeste nela a Deus, então és "bem sucedido"! E se sabes que foi do agrado do Senhor, saboreias a Glória! No entanto, se te limitares ao primeiro passo, fica-te o amargo de boca da Vanglória, que não é mais que uma Glória vã... Não custa, vamos tentar?
Senhor, ajuda-nos a que nos lembremos sempre de ti quando alcançamos "sucessos"!
AVC

quinta-feira, janeiro 19, 2006

20 de Janeiro

Hoje quero falar de alguém que de vez em quando esqueço-me que existe! No entanto, ele está sempre a meu lado, sempre a proteger e a peregrinar comigo nesta minha vida! Só quando morrer, é que irei saber todo o bem que me fez! Leva-me até Deus, e protege-me do mal. Este post dedico a ti e aos restantes, Anjo da Guarda!
Não estamos sós! Temos os Anjos da Guarda, a intercessão dos Santos e a graça do Senhor, que nos levam até Ele.

Deus acompanha-nos!
PBP

19 de Janeiro

Deus transforma-nos por dentro. Cantava o profeta Ezequiel que o Espírito Santo nos desfaz o coração de pedra e nos dá um coração novo, de carne. De carne porque o coração novo sente a experiência de Deus em nós, que nos aquece e consola neste Caminho que vai ganhando mais sentido...
Deus dá-se a conhecer a cada um de nós, e experimentas Deus se deres espaço em ti para que Ele se manifeste. Não olhes só: vê, sente! Deixa que Deus se faça experimentar na tua vida. Tens sensibilidade para isso!
Deus, dá-nos força para abrirmos espaços no coração só para Ti!
AVC

terça-feira, janeiro 17, 2006

18 de Janeiro

Para quê ir à Missa? A Missa é o encontro onde recebemos fisicamente Jesus! Ele é o amigo verdadeiro, o bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas! Dele, nunca nos iremos decepcionar... E as graças/ajudas que recebemos quando estamos com Ele, são imensas!
Além do mais, não estamos todos os dias com os nossos amigos!? E com o o verdadeiro Amigo? Levemo-Lo para o trabalho, para o desporto, lazer e ganhemos mais intimidade com Ele na Eucaristia dominical e diária.
Unamos a Deus, que nos resgatou, mesmo sabendo que muitos O iriam recusar...
PBP

17 de Janeiro

Continuamos no exemplo de São Pedro. A primeira Pedra da Igreja, dizia que a rocha inabalável da Fé foi onde assentou a Igreja de Jesus. Nesta Geologia da Vida, já vimos que a nossa Missão é sermos Pedras Vivas do Amor de Cristo. Mas olhamos à volta e tudo parece puxar para onde Deus nos quer tirar! O Mundo está cada vez mais cheio de tentações de toda a ordem, é o mundo imundo que sedutor se vai insinuando, a cada esquina que dobramos... É pois na rocha inabalável da Fé que devemos assentar a nossa vida na Terra! A melhor forma de fortalecermos a Fé é através da oração, da conversa amigável com Deus, pois é de grandes amigos que a nossa relação muito se trata...
Amigo Jesus, dai-nos cada vez mais e mais Fé!
AVC

domingo, janeiro 15, 2006

16 de Janeiro

Que importante a virtude da humildade! A soberba só ocasiona intrigas, rumores e deixa-nos inquietos. Diria que a soberba é a mãe dos pecados. E quão mais justo e feliz seria o mundo, se os homens fossem humildes...
Jesus é manso e humilde de coração! Que paz...

Deus está sempre presente!
PBP

sábado, janeiro 14, 2006

15 de Janeiro

O Envangelho de hoje diz-te no fim:
Levou-o a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: ”Tu és Simão, filho de João, que serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro ou Pedra”. (S. João, 1, 42)
Sobre São Pedro - a primeira "pedra" - ergueu-se a Igreja. Pensa nisto: Deus pede-te para seres também pedra desta Gloriosa Construção - somos pedras vivas do Seu Amor! Que raio de desafio, é o primeiro pensamento que te ocorre. Mas são as pedras que dão consistência ao edifício, são parte essencial dele. Existem para o edifício se segurar, e o edifício existe por causa delas. Se a Igreja não existisse, éramos simples pedras soltas, sem função alguma, éramos "só parte da paisagem". Como fazes parte da Igreja de Cristo, tens um papel fundamental a desempenhar na Terra, tens uma Missão destinada, de acordo com a tua vocação. Se não sabes bem qual é ou só tens "pistas", pensa nisso hoje!
AVC

14 de Janeiro

Já alguém viu "A Paixão de Cristo"? Um filme muito sensibilizante, com certeza... Eu diria mais. Eu diria que se trata de Deus, que se fez homem (grande contraste), para poder salvar o Homem da escravidão que é o pecado! E salvou-o, obedecendo até à morte. E é possível cada um de nós sermos como Ele, assim como o foi Nossa Senhora! A Santíssima Trindade dá-nos Graça para tal, pois Deus não nos pede coisas impossíveis. É possível!! Basta corresponder a essa Graça... É possível estar com Ele... Que estejamos cada vez mais perto d'Ele.
O que me sensibilizou mais no filme, foi o facto de Ele fazer tudo o que fez por todos nós, e no entanto, ter a consciência do... número de vezes que Lhe virei as costas e das... vezes que ainda Lhe poderei virar... Que grande é o Teu Amor por nós, Senhor! Perdoa as minhas faltas... Ajuda-me a amar-Te cada vez mais e aos outros como a mim mesmo.

"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"
Que o nosso coração seja morada do Deus de Amor!
PBP

quinta-feira, janeiro 12, 2006

13 de Janeiro

Às vezes vêm ter contigo e dizem-te:
- Então e aqueles que vão à Igreja rezar, vão à Missa e depois são os piores "cá fora"? Por isso é que eu não vou! Prefiro rezar por mim, só eu e Deus!

Então, tu respondes:
- É que, os que vão à Igreja e à Missa, são os que precisam de Deus! Têm na Igreja o pilar forte da Doutrina da Verdade e os ensinamentos firmes de quem os estuda, aqueles que receberam o Sacramento da Ordem Sacerdotal das Mãos de Deus. Não te importes com os outros! Pensa em ti: és capaz de te arrogar no pensamento de que não precisas d'Ele? Nós vamos à Igreja e à Missa, mas somos homens e erramos. Porque erramos, precisamos d'Ele. Porque precisamos, vamos à Missa! E rezamos sozinhos, também, pois claro! É bom rezarmos sozinhos mas, no que diz respeito à Fé, não nos podemos contentar só com migalhas, é perigoso...

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

quarta-feira, janeiro 11, 2006

12 de Janeiro

A minha fortaleza é mostrar-me fraco/pequeno diante de Deus.

Deus não nos abandona!
PBP

terça-feira, janeiro 10, 2006

11 de Janeiro

Olhas para o futuro construtivamente, ou olhas para o infinito como barco que anda à deriva? Se és barco à deriva, atraca rapidamente ao porto e pede a Deus que te abra os olhos para veres Ele manifestar-Se, pois é Ele o teu Norte! Assim, orientado, podes seguir viagem, com uma mão firme do leme e com a coragem dos bravos!

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

10 de Janeiro

Se não temos a coragem de nos assumirmos e de nos comportarmos como cristãos no meio do mundo pagão, tenhamos a simplicidade de nos comportarmos e de vivermos como cristãos entre os cristãos! Contudo, não podemos ser cobardes! Quantos O poderiam conhecer e assim salvarem-se, se nós fossemos corajosos!
"Não tenhais medo de ser santos."
Papa João Paulo II
Deus está connosco!

PBP

domingo, janeiro 08, 2006

9 de Janeiro

Pensa no melhor momento de ontem e oferece-o a Deus! Não o guardes só para ti, extende-o a Deus, partilha com Ele a boa experiência que tiveste, conversa com Ele sobre isso, como bons Amigos que são! Agradece-Lhe o que Ele te proporcionou! Que bom que é! Vês? Estás ainda mais Feliz.

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

sábado, janeiro 07, 2006

8 de Janeiro

Eis uma frase de Sta Teresinha de Menino Jesus, que merece a nossa atenção e a nossa reflexão:
"Não é para o primeiro lugar, mas para o último que eu corro".
Deixem os vossos comentários na caixa de comentários.

Deus está connosco!


PBP

7 de Janeiro

Este tempo natalício foi vivido numa azáfama tal de troca de presentes, que me aflige pensar que possamos ter esquecido o principal motivo de toda esta festa, e que é Jesus nascido em Belém há 2006 anos atrás, e várias vezes por ano desde então, desta vez no coração das mulheres e dos homens. Por tradição ou por acaso, uns abrem os presentes recebidos na noite de 24 de Dezembro. Outros, escolhem o dia 25 de Dezembro para trocar presentes entre si. E outros ainda (como em Espanha) , preferem esperar pelo dia dos Reis Magos para fazer tal acto. Hoje, dia 7 de Janeiro despedimo-nos do tempo do Natal consumista, de vez! É aliás por isso que todas as lojas abrem saldos...

Deste presentes a familiares e amigos, recebeste presentes de familiares e amigos. E a pergunta que fica é: E Jesus no meio de tudo isto? Ele, que foi realmente quem nasceu e que deveria ser de verdade o centro das atenções, que presente Lhe deste? Sim, foi Ele que fez anos... Se ainda não Lhe deste nada, ainda tens uma hipótese: o tempo natalício consumista acabou, mas o Natal ainda não acabou como tempo espiritual! Depende só de ti prolongar o seu espírito e tomares uma atitude verdadeiramente natalícia, ao mudares algo que esteja mal e oferecê-lo a Jesus Menino, que é o Deus Filho que nos trouxe a Verdade.
Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

sexta-feira, janeiro 06, 2006

6 de Janeiro

Hoje é o dia de Reis! Que comovente a fé daqueles magos! Não se detiveram a considerar a mala de viagem, possíveis perigos na viagem ou para consultar um mapa... Seguiram logo viagem, seguindo a estrela guia... Faz-me lembrar a fé vibrante de Santa Teresinha do Menino Jesus (séc. XIX), que sentiu o chamamento ao Carmelo aos 15 anos! E como houve resistência por parte do Padre local e do Bispo, fez uma viagem a Roma, a apelar o Carmelo ao Santo Padre, que também lhe pediu que esperasse... Mas Deus atendeu a sua generosidade, e Santa Teresinha entrou mesmo no Carmelo por esta idade. E hoje? Hoje também concerteza haverá Santos(sempre em mimoria...), e peço a Deus que eu também partilhe dessa felicidade eterna!
Que Deus nos dê tamanha fé.

PBP

quinta-feira, janeiro 05, 2006

5 de Janeiro

Época de testes, frequências, exames, orais. A Missão que Deus dá aos estudantes é precisamente... estudar! Façamo-lo com responsabilidade e com gosto, com método e motivação... façamos enfim do estudo, uma Arte! Não para nos enchermos de orgulho e peneiras, não. Para isso não vale a pena. Para servir os outros, isso sim. Com a responsabilidade de quem influencia os outros, porque todos somos exemplos. Bons ou maus exemplos, cada pessoa é exemplo e influencia o que o rodeia! É característico da personalidade humana.

Façamos com Arte esta Missão que Deus deu ao estudante: estudar! Vamos puxar outros conosco, com o nosso exemplo. Vamos pôr-nos diante de Deus e pedir-lhe luz para estudar. "Marrar" e, se correu bem, no fim agradecer-Lhe. Não por uma questão de fé, nem isso está em causa. Por uma questão de boa educação. Se não correu como esperávamos, aceitar e agradecer à mesma, pela lição de humildade que devemos agarrar.

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

quarta-feira, janeiro 04, 2006

4 de Janeiro

Para quê tirar um curso superior? Directas, stresses, fadigas e muitas vezes a contragosto... Quer me esforce quer não, independentemente do que farei da minha vida, irei ter o mesmo destino de quem leva uma vida tíbia... Iremos morrer... Tudo aquilo que irei construir, vale mesmo a pena? Vale! A vida não termina com a morte. Portanto, todos os sacríficios, toda a perseverância que empenharmos a combater a nossa resistência em fazer o bem e o que é devido, para além de nos dar saúde, é um serviço aos homens, e portanto conduz-nos a Deus!

"A todo aquele a quem deres um simples copo de água, em verdade vos digo, foi a Mim que mo destes".

Deus permanece sempre connosco. Permaneçamos com Ele.

PBP

terça-feira, janeiro 03, 2006

3 de Janeiro

Disse Jesus:
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que conduz à vida, e quão poucos são os que dão com ele!" (S. Mateus, 7, 13-14)
Este é o desafio: ter a coragem de ser diferente, renunciar à tentação de negar Deus no relacionamento com os outros, procurando arranjar espaço para Ele nos acompanhar de mais perto. Não é politicamente correcto e incomoda os outros, é certo. Mas também não podemos ser uns "secas" da religião, isso afasta-os de Deus e de nós. Agir com a naturalidade e a força interior que vamos alcançando através da oração, é a melhor maneira de chamar alguém a Cristo: tentar ser o exemplo de Cristão que gostaríamos de ver n'outro. É difícil? Por isso é que a porta é estreita! Mas compensa, conduz-nos à vida...
Deus nos abençoe neste nosso Caminho!
AVC

segunda-feira, janeiro 02, 2006

2 de Janeiro

Um dia pensei na existência do mal: O mal existe no mundo! E questionei-me como poderia por vezes praticar o mal se eu... sou boa pessoa!? A resposta foi imediata! Para eliminar o mal existente em mim e à minha volta, tenho de ser outro Cristo, perfeito... santo! Que grande desafio a santidade!

Bom ano Novo, com muitas bençãos de Deus.
PBP

1 de Janeiro

Com entusiasmo, pensas que este é um bom marco para mudar tudo na vida. Ano Novo, Vida Nova? Esquece. A vida é a mesma e o entusiasmo é passageiro, logo que passa, volta tudo à "cepa torta", deixando-te desiludido pela impotência de não conseguires "mudar tudo". Não queiras "mudar tudo"! Aproveita a força do entusiasmo para melhorares uma coisa na tua vida, uma só, a mais crítica de todas. Fasquias muito altas dão lugar a grandes desilusões. Cada coisa a seu tempo, um objectivo de cada vez. Bom ano!

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC

Pensar Cristo

Este blog é um convite a todos para viajar. O PBP e eu vamos depositar aqui ideias que nos interpelem em relação a Deus, ou simplesmente a consolação de quando O sentimos ao nosso lado. Com este blog pretendemos partilhar as nossas reflexões diárias e convosco Pensar em Cristo, com ideias para cada dia do ano. Somos dois jovens Católicos, mas acima de tudo Cristãos. Procuramos Cristo nos animais e plantas da Natureza, nos actos, nos outros, enfim, em nós e em tudo o que nos envolve. O nosso objectivo é ir descobrindo-O cada vez mais, desvendando o seu Amor, partilhando e também recebendo: ideias, opiniões, experiências. Esperamos que seja da Vossa utilidade, tal como esperamos também crescer convosco em direcção a Deus!

Deus nos abençoe neste nosso Caminho!


AVC