sexta-feira, março 31, 2006

32 de Março. Mentira, 1 de Abril !

Como vimos antes, o maior inimigo da Verdade não é a Mentira mas sim o Desinteresse pela Verdade. No entanto, mentir também não é bom! A Verdade é o nosso Deus de Amor, e o primeiro Mandamento (que nos "envia" para o Pai, onde repousamos) da Lei de Deus é Amar a Deus sobre todas as coisas. Por isso dizemos que "a Verdade acima de tudo!", já viram? E cumprimos isso? Mais ou menos? Então vamos levar este propósito na nossa vida, de pregar e trazer a Verdade a todos os que não A conhecem! Hoje, 1 de Abril, é o chamado "dia das mentiras". Bom, damos esse desconto. Mas isso quer dizer que nos outros dias do ano, pelo menos, vamos ser Verdadeiros, isto é, testemunhos da Verdade que é Cristo de Amor!
Pai Santo, dai-me a Graça de poder levar-Te a quem não Te conhece...
AVC

31 de Março

Alegra-me pensar no bem que Cristo poderá fazer a outros, usando a minha pessoa. São Francisco Xavier, viajou até ao Oriente sujeito a perigos. Quantas preocupações...quantas fadigas! E tudo, pelos outros, tudo por Cristo. Morreu esgotado, mas certo de que rendeu muito os seus talentos.
Senhor, eu também quero render os meus talentos. Ajudai-me.
PBP

quarta-feira, março 29, 2006

30 de Março

O Nosso Deus é Aquele que Se humilhou e morreu por nós... Esse que veio ao Mundo como Homem, dar-nos o testemunho do Seu Amor e que é o exemplo que devemos seguir... Este que por nós Ressuscitou e que está sempre de mão estendida para nos ajudar, sempre ansioso por nos entregarmos a Ele em oração ou que com Ele nos encontremos na Eucaristia... há maior Amor que este? Esta é a alegria da Páscoa que aí vem, a alegria de Jesus Ressuscitado! A alegria que devemos cultivar em oração para levarmos nas nossas Missões!
Meu Deus, meu Amor... obrigado por TUDO, nosso melhor Amigo!
AVC

29 de Março

Se dizemos que somos Cristãos, temos a obrigação de ser exemplares. A nossa alegria, a nossa simplicidade e o nosso comportamento, pode ser o primeiro passo para levar alguém a Cristo. Outrora sucedeu o inverso, isto é, membros clericais corruptos foram causa de separação na Igreja. O Protestantismo tem as suas origens nestes maus exemplos..
Senhor, eu quero ser como Tu!
PBP

segunda-feira, março 27, 2006

28 de Março

Nós, cristãos, devemos cumprir os Mandamentos da lei de Deus. Sem dúvida, mas há uma maneira mais simpática e talvez mais verdadeira de olhar para a palavra Mandamento do que a de mandar, ordenar. Mandar, por um lado é ordenar, obrigar. Mas por outro lado, mandar também é enviar, levar. Por exemplo, mandar uma carta é enviá-la, certo? A palavra Mandamento para mim tem o sentido de obrigação moral, concerteza. Mas tem acima de tudo, tem o sentido de nos enviar a Deus, isto é, aproximar-nos de Deus, levar-nos para o pé d'Ele!

Senhor, ajuda-nos a cumprir os teus Mandamentos!


AVC

27 de Março

Há quem possa tocar a nossa vida! Já pensámos se não podemos tocar a vida de alguém? Cristo tocou as nossas vidas. E deu-nos a missão de "ir pelos confins do mundo, anunciar a boa nova". São Paulo dizia: "ai de mim, se não evangelizar". Deus pode pedir-nos coisas grandes, mas dá-nos sempre os meios!

"Eu estarei convosco até ao fim dos tempos." Ele nunca nos abandona!
PBP

domingo, março 26, 2006

26 de Março

Há datas que não se esquecem, principalmente quando as saudades apertam. Agradeço-Te meu Pai, por nos dares a oportunidade de disfrutar desses pontos altos da nossa vida e de prolongar o seu efeito no nosso coração através da memória que nos dá esperança...
Senhor, obrigado pela possibilidade que nos dás de Fé, Esperança e Caridade!
AVC

sexta-feira, março 24, 2006

25 de Março

Deus é nosso Pai. Não nos esqueçamos desta verdade. E como tal, recorramos a Ele, como filhos. Deixemos em cima do Altar as nossas intenções: as nossas preocupações nobres, o nosso trabalho, a nossa luta por irmos ter com Ele,..numa palavra, o nosso Ser.
Ao longo do dia, podemos falar com Ele, dizer-Lhe coisas bonitas, confiar-Lhe o que nos preocupa e pedir a sua intercessão. Também o podemos fazer com a Nossa Mãe do Céu. Quem melhor que Maria para nos conduzir até Jesus! Ela viveu e cuidou Dele Menino.

A sabedoria dos homens dá-nos coisas boas. E a sabedoria divina? Só há uma maneira de o saber. Entreguemos de todo a Deus,...que Ele exista mesmo nas nossas vidas, pois Ele está sempre a nosso lado. Podemos sempre contar com Ele!
Sejamos conduzidos pela Sabedoria de Deus, que nos ilumina o entendimento!
PBP

quinta-feira, março 23, 2006

24 de Março

Penso que a maior missão do diabo é perturbar-nos o entendimento das coisas. É que a mentira não lhe é assim tão favorável, porque é algo fixo e consistente que um dia, mais tarde ou mais cedo, faz com que procuremos o seu fundamento, até descobrirmos que é mentira e depois procurarmos o que é a Verdade! Por isso, ele actua primeiro perturbando-nos o entendimento com um nevoeiro que lhe convenha, depois faz-nos distrair do assunto e perder o interesse por tal tema, e assim já nos faz tomar aquela confusão como certa na nossa cabeça e faz com que tenhamos um pensamento confuso, enganador e estereotipado sobre tudo. Por isso, no Evangelho de hoje pode-se ouvir Cristo a pedir-nos para abrirmos o coração ao Seu Amor. Isto é, interessarmo-nos pela Sua Palavra, que é não mais que a Verdade!
AVC

quarta-feira, março 22, 2006

23 de Março

Muitos Santos deram a vida por Cristo, de várias maneiras. De que maneira tu te dás a Cristo? Cristo deu-Se voluntariamente na cruz, por cada um de nós. Não é verdade que nos apetece seguir exemplos de amor, como S. Francisco Xavier, Santa Teresinha, o Papa João Paulo II, entre outros? O amor alimenta e gera outros amores, por e em Cristo. Como se tratasse do nosso cálice de santidade. E quando o nosso cálice transborda, irá encher os cálices dos que estão à nossa volta.
Senhor, eu também quero brotar outras fontes de amor, nas almas que estão ao meu redor.
PBP

terça-feira, março 21, 2006

22 de Março

Hoje proponho-te pensarmos no seguinte: qual é a maior manha do diabo para nos "levar por maus caminhos"? Eu tenho a ideia de que é perturbando-nos o entendimento... depois digo porquê, mas antes gostava de saber a tua opinião! Vamos pôr a caixinha dos comentários a trabalhar?
Senhor, dai-nos a coragem de dizer NÃO às tentações!
AVC

segunda-feira, março 20, 2006

21 de Março

O Espítito é forte mas a carne é fraca. Existe um grande perigo para a pessoa humana, bem como para o apostolado. Esse perigo é a tibieza. Nós, Cristãos, não podemos ser tíbios. Temos de ser valentes e exemplo para os demais. Deste modo, levaremos, pelo nosso exemplo, mais almas até à felicidade, até à salvação, até Cristo.
Sejamos outros Cristos!
PBP

20 de Março

Às vezes não basta confessar a Deus e pedir-lhe perdão, é preciso também confessar e pedir perdão às pessoas lesadas com os nossos actos. No entanto, não esquecer a Confissão a Deus, que é o primeiro e essencial passo para o reconciliamento.

Senhor, obrigado por estares sempre de mão estendida!


AVC

domingo, março 19, 2006

19 de Março

Hoje, o mundo está muito empenhado nas suas actividades! Muito esforço, diligências, fadigas e por fim o cansaço...e esquecem o Amor de Cristo, que é Tudo. Dá para esquecer este Amor?? Uma pergunta mais difícil: Porque é que eu muitas vezes esqueço-me Dele??? Senhor, Tu és o meu pastor, de Ti, nunca terei desiluções. Tu, em primeiro!
Amo-te, Senhor!
PBP

sábado, março 18, 2006

18 de Março

Hoje proponho-te olharmos para um ensinamento de um dos Doutores da Igreja, Santo Agostinho. Defendia Santo Agostinho nas suas Confissões que a nossa alma permanece numa enorme inquietude até voltar à sua origem, e aí encontra a Paz e repousa. Ora, ao voltarmos ao Pai Criador, encontramos a Paz, e no Seu Amor repousamos!

“O meu peso é o meu amor. Sou levado por ele para onde quer que seja levado.”

Com isto, Santo Agostinho quer dizer que as coisas desordenadas tendem para se ordenarem, e assim ficam em repouso. Cada coisa tende para onde o seu peso a levar: tal como “O azeite deitado na água sobe ao de cima da água, a água deitada no azeite desce para debaixo do azeite: levados pelos seus pesos, procuram os lugares que lhes são próprios.”

Para encontrar a Paz, repousamos no Amor de Deus, que é não só o destino como também o Caminho! Mas, para voltarmos à origem, não precisamos de morrer. Basta levarmos Deus no coração em tudo o que fazemos no dia-a-dia e rezar, estar com Ele… Porque Ele está sempre connosco. Assim O encontramos e repousamos!

Pai Celeste, dai-nos a força do Teu Amor e o repouso na Tua Paz!


AVC

quinta-feira, março 16, 2006

17 de Março

Neste momento, estamos na Quaresma. A Quaresma é o tempo em que se prepara a paixão, morte e ressureição de Cristo. Trata-se de uma época propícia para negarmos a nós mesmos/sermos mais humildes e unirmos ao sofrimento de Cristo, que foi a nossa salvação. Esta união a Cristo pode passar por fazer pequenas mortificações, sempre de cara alegre. A finalidade desta prática, serve apenas para temperar a nosso ser, e benefecia com certeza a nossa saúde. Pequenas renúncias, comer mais daquilo que menos nos agrada, fumar menos, jejuar do alcoól, ter o propósito de ser menos orgulhoso,etc. E, tudo isto, porque se não lutarmos contra nós mesmos, seremos levados pela corrente que domina a nossa comunidade, e bem sabemos qual é a corrente existente no ambiente geral.
Senhor, nós Te queremos!
PBP

quarta-feira, março 15, 2006

16 de Março

Deus está em todo o lado, o que quer dizer que também está em nós. Por isso é que muitas vezes rezamos para dentro, sem som. É que Ele está cá dentro a ouvir-nos! Bem pertinho, mais perto é impossível. E sempre connosco, com a mão estendida para nos amparar nas quedas...
Obrigado Senhor, assim sei sempre que somos amigos íntimos!
AVC

terça-feira, março 14, 2006

15 de Março

Hoje, quero destacar a figura da nossa querida Mãe do Céu, Maria. Nos Evangelhos, Ela está presente nos momentos difíceis do seu Filho. Ela está ausente quando o Seu Filho é louvado em Jerusalém! Que alegria inundava em Nossa Senhora, que não se importava com a glória humana, mas apenas com a glória de Deus. De facto, bem vistas as coisas, a glória pertence apenas a Deus, e não ao homem.
Amo-te, minha Mãe, leva-me até ao Teu Filho.
PBP

segunda-feira, março 13, 2006

14 de Março

Caros amigos, já viram como o racionalismo está entranhado na nossa maneira de pensar e de agir? Cada vez mais, o que nos rege são valores da Terra e não valores superiores. O que importa é ter dinheiro, não como o obter. O que importa é ter poder, não a maneira de o executar. O que importa é ser conhecido, não o ser útil... e por aí fora! Tantas prioridades trocadas, tanto racionalismo, tão pouca ética, tanto homem, tão pouco Deus...
Qual é o maior valor de um Cristão? Para mim, é ser Santo, ser amigo de Deus. Para um racionalista puro, Deus não interessa porque para o racionalista Ele "não é da Terra". Para o racionalista, interessa "aquilo que é", aquilo que pode ser provado cientificamente. São esses os seus valores, aquelas coisas que "são". Para o Cristão, os valores que o regem devem ser os valores daquilo "que deve ser", daquilo que Deus quer para nós. Então aí sim, temos um valor que nos puxa para cima, que nos puxa para Deus, que nos faz querer ser Santos, que nos faz querer ser melhores e fazer um mundo melhor. É essa a nossa vantagem!
Este postal de hoje já vai longo, mas prometo continuar nos próximos dias a pensar sobre isto convosco. Para já, deixo-vos esta para pensar: Apesar de tudo, todos temos um racionalismo já entranhado em nós, como se fosse uma doença. Senão, vejamos, quando concordamos com algo que alguém fez, mais rapidamente lançamos um "Tens razão!" do que um "Concordo contigo!". A primeira frase, mais comum, pressupõe um juízo que fazemos, o que me parece sempre desaconselhável fazer. A segunda frase, menos comum, é mais humilde, pois com isso dizemos que estamos do lado dessa pessoa nesse aspecto e que apoiamos a sua ideia! É sermos solidários e exemplo de amizade.
Contra o racionalismo exagerado, ajuda-nos Senhor!
AVC

domingo, março 12, 2006

13 de Março

As nossas amizades são muito importantes, bem como o nosso trabalho, os nossos compromissos, a nossa família, etc. Contudo, tudo é passageiro! A verdade absoluta que cada um de nós tem adquirida, é que um dia iremos partir para Ele.Poderia dizer que há uma só questão que é essencial por responder nesta Terra: Queres passar a eternidade com Ele? E a esta questão, responde-se pelas obras e pela Fé.
Senhor, eu quero passar a eternidade contigo. "Só Tu tens palavras de vida eterna"!
PBP

sábado, março 11, 2006

12 de Março

Não tentes esfriar as coisas demasiado. Ser muito racionalista é perigoso. Senão, vê: Deus é Amor, Amor é inexplicável, é sentimento, é paixão, não se define de uma maneira só. O Amor d'Ele habita em nós, Deus habita em nós. Então, para quê esfriar? Para quê assentar os pés demasiado na Terra, se nós lutamos pelo Céu? Um pouquinho de loucura e sonho são sempre bons para nos temperar... e se a nossa base é o Amor, então não podemos ser demasiado racionalistas!
Senhor, dai-nos a audácia de sonhar e a coragem de Te levar!
AVC

11 de Março

Na alegria de dar encontra-se a alegria de receber. O cristão dá e recebe, com a alegria própria de quem faz as coisas por Cristo, com Cristo e em Cristo. Na quaresma, o desafio pode passar por darmos aquilo que nos faz falta com alegria. Dinheiro muitas vezes é fácil de dar, e uma moedinha até pode nem nos fazer grande falta. Mas, se vemos alguém que nos impressiona ao ponto de nos querermos afastar dessa pessoa, faz sentido chegar ao pé dela e dar a nossa atenção e ouvir. Custa, mas oferecemos isso a Deus. É tempo que vai, mas damos isso áquela pessoa com esforço, mas também com alegria.
Senhor, dá-nos força para amarmos todos, principalmente aqueles que mais precisam de atenção!
AVC

quinta-feira, março 09, 2006

10 de Março

Na confusão que nos rodeia, nem notas que a tua pessoa vai ficando frágil, vulnerável, com pontos mais fracos. A correria do dia-a-dia e o tempo que tiras ao descanso são eficazes anestesiantes para não pensares muito no que realmente interessa. Interessa rezar, interessa descobrir o verdadeiro sentido de cada coisa que te aparece à frente, interessa veres que o teu tempo de descanso não é só dormir. Descansar também é pensar, ouvir o silêncio, rezar. Um dia perguntaram a Madre Teresa de Calcutá quando descansava, ao que Madre Teresa respondeu algo como... "Descanso no Amor". Pois bem, levar Deus nas acções diárias é também descansar. Rezar é descansar. Ouvir e disfrutar do silêncio é descansar. E dormir bem, pois claro! Uma pessoa forte é aquela que tem uma alma descansada num corpo descansado... em Cristo! No Amor, portanto.
AVC

9 de Março

Há quem me diga que eu não posso dizer que não estou na verdade se eu não conheço as outras religiões! Mas é preciso conhecer as outras religiões, quando o amor de Cristo abrasa-me o coração e que, a minha consciência, que medita e reflecte as questões, vê tudo certo? Tudo tem sentido em Deus! Li uma vez um livro em que um Professor de Teologia Protestante se converteu ao Catolocismo. Recomendo-vos o livro: "Todos os caminhos vão dar a Roma", de Scott e Kimberly Hann, pois é admirável. No entanto, aceito o desafio. A seu tempo, irei conhecer as outras religiões, para ganhar mais certezas, para um melhor apostolado, para a glória Dele. É preciso rezar/falar com Ele, para conhece-Lo melhor! Como numa amizade. Ele ilumina o nosso caminho.
Senhor, que eu seja humilde!
PBP

terça-feira, março 07, 2006

8 de Março

O Amor transporta-nos para Deus. Ser Santo é amar sem limites o próximo, com toda a confiança em Deus e pondo um novo sentido naquilo que nos aparece pela frente. O novo sentido é o da Verdade, muitas vezes revelada pela Igreja, outras vezes já descrita na Bíblia. Confiar no que diz a Igreja Católica, concerteza. Questionar é bom, tentar perceber o fundamento de cada coisa é óptimo. No fim, se a Igreja não responder a tudo, há que rezar e confiar na nossa consciência.
Pai Celeste que nos amas imensamente, dai-nos força de consciência para sabermos discernir o Bem e o Mal!
AVC

7 de Março

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida (abandonando-me), a perderá; e quem perder a sua vida por causa de mim, salvá-la-á. Que aproveita o homem ganhar todo o mundo, se se perde a si mesmo, e se faz dano a si?"S. Lucas, 9, 21-40

Ao longo dos nossos dias, voltamos para casa carregando as nossas cruzes, o nosso cansaço, as nossas preocupações, etc. Muitos querem livrar-se dessa cruz. Se não carregarmos a cruz, nunca estaremos perto Dele, pois, se não lutarmos por ir ter com Ele, o ambiente geral afasta-nos Dele. A cruz é sinónimo de contrariedade. Contudo, a carga do Senhor é leve, pois Ele está sempre connosco. O orgulho é muito traiçoeiro, e se não formos humildes/negarmos a nós mesmos, não O podemos seguir...
Por outro lado, bem-aventurados nós, que damos a nossa atenção, o nosso sorriso, o nosso tempo, o nosso amparo, a nossa vida por os demais, porque o amor está em dar. Portanto, vale a pena perder a vida por Cristo.
Que felicidade darmos aos outros e a Cristo!
PBP

segunda-feira, março 06, 2006

6 de Março

Hoje proponho olharmos para aqueles que vão à Missa e comungam. Já viram que levam em si, cada uma e cada um, o Santo Corpo de Cristo? Levamos Deus em Espírito, sempre. Mas ali vão pessoas com Cristo Homem dentro de si. Não merecem especial admiração? Vamos honrar especialmente o nosso corpo quando temos Cristo em nós...
AVC

domingo, março 05, 2006

5 de Março

Uma grande comunhão que existe entre os Cristãos é na oração! Deus dá-nos a possibilidade de falar com Ele, como um filho trata o seu pai. Que comunhão em Cristo, a nossa, quando rezamos por aqueles que O querem e, também por aqueles que ainda não O procuram...
Eu rezo por vós. Rezai por mim.
Com Deus, nada temerei!
PBP

sexta-feira, março 03, 2006

4 de Março

É tão bonito ver que há pessoas que nos atraem para Deus... são exemplos para nós, pela sua espiritualidade e força. Todos precisamos de força para as batalhas interiores e exteriores que nos vão aparecendo. São aqueles que aplicam a força no devido sentido que ganham a batalha da Santidade, e os Santos que conhecemos são para nós exemplo de Fé. Até aqui, tudo bem. Mas será que podemos dizer que há Santos vivos? Porque não estamos em posição de julgar alguém, a prudência aconselha-nos a olhá-los como exemplos de Fé, como polos que nos atraem pelo seu exemplo para Deus, sem discorrer muito mais sobre o assunto. Mas que há pessoas que cativam, é verdade. Admiramo-los. E tê-los por perto é um privilégio!

Obrigado Senhor meu Deus, por todos aqueles que pões no meu Caminho!


AVC

quinta-feira, março 02, 2006

3 de Março

Toda a gente pode dar a mão ao próximo. Toda a gente pode ser útil aos outros. Antes de algum de nós ter dado a mão a alguém, Cristo deu a Sua mão a todos nós. E Deus paga sempre a nossa genrosidade, deixando-nos endividados de generosidade.
Que eu nunca te deixe, Senhor!
PBP

quarta-feira, março 01, 2006

2 de Março

Acordar com Maria, oferecer a Maria, acompanhar Maria e adormecer com Maria. Tal como a Nossa Mãe faz connosco, muitas vezes sem darmos conta...

AVC