24 de Março
Penso que a maior missão do diabo é perturbar-nos o entendimento das coisas. É que a mentira não lhe é assim tão favorável, porque é algo fixo e consistente que um dia, mais tarde ou mais cedo, faz com que procuremos o seu fundamento, até descobrirmos que é mentira e depois procurarmos o que é a Verdade! Por isso, ele actua primeiro perturbando-nos o entendimento com um nevoeiro que lhe convenha, depois faz-nos distrair do assunto e perder o interesse por tal tema, e assim já nos faz tomar aquela confusão como certa na nossa cabeça e faz com que tenhamos um pensamento confuso, enganador e estereotipado sobre tudo. Por isso, no Evangelho de hoje pode-se ouvir Cristo a pedir-nos para abrirmos o coração ao Seu Amor. Isto é, interessarmo-nos pela Sua Palavra, que é não mais que a Verdade!
AVC
12 Comments:
well, diria que gosta pouco do Diabo, estarei certo? Tem razão, mas peço-lhe que aprofunde mais, o tema bem o merece.
Saudações abrasivas pello seu post.
hmm... hã... isso, podes explicar um pouquito mais, AVC?
Ficarei à espera...
merci...
Caríssimos amigos Xana e Anónimo!
Muito obrigado pelo desafio, pelo interesse e pela sempre presente simpatia nos vossos comentários.
Vou tentar explicar-me de uma maneira menos confusa, reconheço que o postal está um bocadinho abstracto demais.
Penso eu que o pior inimigo da Verdade (Deus de Amor) não é a mentira, mas sim o desinteresse pela Verdade. Digo isto porque considero que uma mentira, mais tarde ou mais cedo vai ser questionada, com alta probabilidade de ser descoberta como mentira e não como a Verdade que pensávamos ter. Ora, depois de descoberta a mentira, resta-nos ir à procura da autêntica Verdade, e assim acontece, encarreiramos no Caminho para Deus.
Como a mentira é algo sólido para se questionar, não sei se será esta a maior aliada do diabo! Prefiro apostar noutra tese: O diabo é amigo da confusão, certo? Então, usa a confusão para nos "perturbar o entendimento" das coisas, deixando-nos com uma névoa de ideias baças sobre a Verdade. Nesta confusão de ideias cria-se um espaço que só é fértil para que surjam ideias erradas sobre a Verdade, ideias essas facilmente manipuladas pelo que nos "dá mais jeito" e por estereótipos em que o diabo é mestre em nos meter na cabeça.
Depois da confusão instalada na nossa cabeça, o diabo tenta-nos distrair o pensamento com outras coisas, fazendo-nos desinteressarmo-nos por aquilo que estava em causa: a suma Verdade! Com este desinteresse, ficamos com uma suposta "cabeça arrumadinha" sobre esse assunto, e tomamos como Verdade aquilo que estava tão confuso... ou seja, é Verdade aquilo "que nos dá jeito"!
Para mim, se Deus é a Verdade, o Diabo veste-se não de Mentira, mas sim de Desinteresse. O desinteresse pela Verdade é para mim mais grave que a mentira. O que me dizem?
Ah, digo só mais uma coisa, se me permitem! O diabo é desinteresse... mas não se desinteressem pelo diabo, é que assim ele até agradece! Dizia Thomas Morus que a maneira melhor de afungentar o diabo de nós era nem mais nem menos que escarnecer dele! Gozar com ele, porque ele não suporta que riam dele, ou não fosse ele um espírito de orgulho! Quem é o orgulhoso que gosta que riam dele?
Com um forte abraço para cada um e a expectativa da Vossa resposta,
AVC
Existe o diabo ou o estado diabólico? São coisas distintas :)
Caro Nuno Branco, agora sou eu que peço para partilhares connosco um pouco mais! O que nos queres dizer com isso? O diabo aqui veste o papel das tentações, dos desinteresses, do afastamento do Senhor. Não defendo (mas também não deixo de defender!) a imagem de diabo tal como estamos habituados a ver em livros e filmes, encarniçado, com hastes na cabeça e cauda em ponta de seta. Falo sim do espírito de orgulho que ele é e que nos tenta, TENTAndo afastar-nos do Pai. Que me dizes? Com curiosidade e um abraço,
AVC
Concordo contigo, AVC
Com a tua explicação, percebi bem melhor a tua ideia..e sim.. concordo com esse "perturbar de entendimento".
Um espiríto de orgulho... isso, bem pensado..
Obrigado Xana... estava de facto confuso! Um grande beijinho,
AVC
AVC, obrigada por me teres dado a oportunidade de ir com mais 40 peregrinos assim em união.. mesmo que seja dentro de um guião...
Eu nunca tinha ido assim em peregrinação!
Vês.. por isso eu...
eu ...
eu é que te / vos agradeço!
A sério..
de coração!! :)
Merci, AVC
fiquei feliz.
Xana, obrigado nós, que tanto ganhámos com os textos que nos deste! Foi mesmo bom e ajudou imenso a aquecer-nos o coração durante o Caminho! E podes ter a certeza que tiveste a nossa oração ;)
Um beijinho!
AVC
merci....
pela oração.
Que permaneçamos
sempre em união!
Por nós... combinado!
AVC
Enviar um comentário
<< Home