quinta-feira, setembro 28, 2006

29 de Setembro

"Amar é repartir o que tenho e o que sou." Tão simples e tão acessível. E o que nos impede de nos dar? Senhor, dai-me graça para que eu me possa dar, como assim Tu te deste por cada ser humano.
PBP

28 de Setembro

Quando recebes alguém de quem gostas imenso e que não vês há muito tempo, qual é a sensação? Não interessa muito, é um turbilhão tão grande e tão confuso de sentimentos... o melhor que há a fazer é abraçar a novidade e escutar o que Deus nos traz nas palavras e nos gestos de quem vem. Depois, a pouco e pouco é que vais descobrindo a tua reacção prudente. E tudo o que possa acontecer tem um recado de Amor de Deus para nós.
AVC

27 de Setembro

Muitos de nós já viveram grandes experiências espirituais, de grande profundidade no pensamento, conhecimento de nós mesmos e uma intimidade fantástica com Deus. Peregrinações, orações individuais, orações partilhadas, acampamentos, encontros, reuniões, conversas a 2, a 3, a muitos... todos são momentos propícios à oração e um grande convite a melhorarmos a nossa relação com Deus e com os outros. São ocasiões a incentivarmos e a explorarmos, sem dúvida. Mas não te esqueças que todos os dias tens hipótese de continuar esse Caminho, com as pessoas que contigo se cruzam no dia-a-dia e indo à Missa. Aliás, com todas as experiências espirituais que possas viver... não há nada mais tocante que uma Missa bem vivida e aproveitada em todo o seu esplendor. Ir à Missa é assistir e participar no milagre renovado a todo o momento do Amor de Deus por nós.
AVC

terça-feira, setembro 26, 2006

26 de Setembro

Madre Teresa de Calcutá disse, um dia: "O que não se dá apodrece!" E tenho dado comigo a pensar nisto... No fundo, em nós, que, muitas vezes, tanto damos e tão pouco nos damos.
Ouso, então, pedir a graça da entrega. Pedir a Deus que, n'Ele, nos saibamos entregar; que, na nossa pequenez, saibamos dar pequenos "nós" a cada um dos “outros” que connosco se cruzam. Por tanto sentir que sou a mistura de todos os que tive a sorte de receber, por saber que é nesta troca que se cresce.. Por saber que tantas vezes não sabemos (ou não queremos) lutar contra as nossas próprias barreiras à entrega.
Não só às pessoas, mas a ideias, tarefas, valores, causas, estudos e credos. A essas e a todas as coisas que merecem toda a nossa dedicação, porque só com esta farão sentido.
E, essencialmente, a Deus que a nós entregou o Seu Filho, que se entrega a cada momento a cada um de nós, de quem tanto recebemos e que acredito ansiar por nós, sempre, de braços abertos.
Peço, então, a graça da disponibilidade, para que nos saibamos entregar (sentidos, com sentido e num só sentido)ao que nos faz maiores.
Ao bom jeito Pensar Cristo, MMC

segunda-feira, setembro 25, 2006

25 de Setembro

Tenho pensado na palavra "confidente". O amigo confidente é aquele que vemos como confiável, que normalmente sabe um ou alguns segredos nossos. Mas, se olharmos bem para a palavra, podemos tirar daqui mais alguma coisa. Confidente. Com-fide-ente. Um ente (familiar ou amigo), com fide (de onde vem fé e fidelidade). O confidente é um amigo especial, pois partilha de uma fé, na amizade que tem, por exemplo, e é fiel ao amigo, que reciprocamente também o é. Mas, só "fé na amizade" apesar de bom, parece poucochinho. Há que partilhar uma Fé maior, no que mais importa na vida, enfim, em Deus. Uma amizade assim, confidente, é uma amizade a três, com Deus e em Deus, por isso entusiasmada (entusiasmo = en Theos = em Deus). Deus, por exemplo, é o nosso maior confidente. Vamos ser confidentes de Deus?
AVC

24 de Setembro

Setembro é o mês da Bíblia, e é-nos proposto dar uma Bíblia a um amigo, a um vizinho ou a um colega de trabalho. Dar uma Bíblia é uma bela maneira de fazermos Missão, nos outros e em nós!
Diálogo entre dois Missionários que não se viam há anos:
- Então, converteste muitas Almas?
- Não sei, mas converti mais um bocadinho da minha, e isso já é muito bom!

Vamos agarrar este desafio? Mesmo que não saibamos se o tal amigo, o vizinho ou o colega vão ler a Bíblia que damos, é um gesto de Amor que fazemos por Deus e pela Verdade. E cada gesto de Amor que fazemos, é mais um bocadinho da nossa Alma que entregamos a Deus!
AVC

23 de Setembro

Cristo veio para servir e não para ser servido. Ele nunca excluiu ninguém. E apesar de saber desde sempre, que Judas o iria trair (porque Ele é omnipotente), não hesitou e escolheu-o como Apóstolo. E porquê? Não sei responder a esta questão! É um mistério, pois a sabedoria divina não se compara à sabedoria finita humana. Confiemos Nele, que sendo Deus, se fez homem por nós.
PBP

sexta-feira, setembro 22, 2006

22 de Setembro

Faltam 100 dias para o fim do ano. 100 boas oportunidades para acordares e lutares por um dia mais feliz, mais perto de Deus e dos outros. 100 ocasiões onde podes fazer o dia de alguém diferente, nem que seja com um gesto simples. 100 dias para encerrares o ano em beleza. Força nisso, cara(o) amiga(o)! Hoje, quem por aqui passar, reze comigo por esta intenção. Um abraço a cada peregrino,
AVC

21 de Setembro

Já olhaste bem para o dia de ontem? Onde é que estiveste bem? O que podes melhorar? Hoje, posso fazer deste dia um dia mais feliz, mais cristão?
AVC

20 de Setembro

Hoje é dia 20. E que tal parares 20 minutos para rezar e pensar em alguém que já não vês há muito tempo, telefonas-lhe e partilhas com ela(e) tudo aquilo que rezaste sobre a vossa relação naqueles 20 minutos? No fim, desliga e agradece ao Pai o dom de termos amizades assim.
AVC

segunda-feira, setembro 18, 2006

19 de Setembro

Na celebração da Eucaristia, comemos de dois Pães: o Pão da Palavra e o Pão da Vida. Quantas vezes vamos à Missa apenas na ânsia de Comungar e vir embora? Muitas vezes até chegamos atrasados...! Pois a Palavra é também muito importante de Se ouvir: directamente do Evangelho e depois através da explicação do sacerdote que profere a Homília, embuído do Espírito Santo que o ilumina. É a Palavra que dá sentido ao que se segue... é como o aperitivo que tomamos antes do grande banquete que é Comungar o Corpo e o Sangue de Cristo. Como dizia São Paulo, Amar a Palavra é Amar o próprio autor da Palavra, que é Deus. Vamos tentar, caro amigo, não perder esta oportunidade de Amar.
Senhor, dai-nos a perspicácia de ver e agarrar todas as oportunidades que temos para Te Amar, Servir e Louvar.
AVC

domingo, setembro 17, 2006

18 de Setembro

Não há nada que fortaleça mais uma amizade do que um projecto erguido em oração e ao serviço dos outros, e por isso de Deus. Não percas tempo, há tantas propostas que te esperam! Convida um amigo e vai... ide e anunciai a boa-nova!
AVC

sábado, setembro 16, 2006

17 de Setembro

Há pessoas que passam pela nossa vida de raspão e, mesmo assim, sem uma conversa séria, grande e profunda nem um conhecimento grande que só se ganha com a convivência, tocam-nos no coração e são exemplo de alegria e maneira de estar cristã entre os outros. Porque são rápidas passagens, são como postais carinhosos que Deus nos manda para nos dar um sinal do Seu Amor. Aproveita esses postais e guarda-os no coração! Pode ser que quando te cruzes outra vez com uma dessas pessoas, esse postal se transforme numa grande carta com uma valente lição de amizade, abençoada pelo Pai.
Obrigado Senhor por todos aqueles que de raspão tanto valorizam o nosso Caminho...
AVC

16 de Setembro

“Sabes, na verdade nunca consigo rezar um Pai-nosso até ao fim. Aliás, não consigo sequer passar da primeira frase… há tanto de grandioso em cada palavra, tanto de inatingível para mim, tanta profundidade em cada expressão, que não me sinto digno nem de acabar de pronunciar a primeira palavra.”

Sempre que vou à missa lembro-me da história deste homem muito sábio, que imagino cheio de uma fé inabalável e de uma consciência admirável da sua pequenez. E sinto-me pequena também, indigna de pronunciar palavras tão cheias de sentido: “Meu Senhor e Meu Deus” “(…) não sou digna que Entreis na minha morada, mas Dizei uma palavra e serei salva”. E quantas coisas digo eu ao longo dos meus dias sem depositar nelas tudo o que de Deus há em mim, tudo aquilo que eu posso, n’Ele, ser? Quantas orações recito quase de cor, ou digo “sim, sim, é claro que gosto de ti” quase como rotina?

Se é certo que palavras leva-as o vento, e que (muitas vezes) mais vale um gesto do que mil palavras, é também muito verdade que às vezes uma palavra consola, conforta, e pode de facto ajudar a transpor montanhas. Peço, hoje, o dom de por Deus em tudo o que fizer, e de me abrir a Ele, deixando que pela graça do Espírito Santo Ele possa brotar de mim e fazer-me ser n’Ele para os outros.

RCC

sexta-feira, setembro 15, 2006

15 de Setembro

Ao conhecer a vida de Madre Teresa, deparei-me com este parágrafo que agora transcrevo:
"Ele revelou-lhe(à Madre Teresa) a Sua dor pelo modo como os pobres eram negligenciados, a Sua aflição diante do desconhecimento que estes têm d'Ele, e o seu anseio-a Sua sede- do amor deles. Pediu-lhe: "Minha pequenina, vem, vem leva-Me aos buracos dos pobres. Vem, sê minha luz. Eu sozinho não posso. Eles não me conhecem, portanto eles não Me querem. Tu vem, vai para o meio deles. Leva-Me contigo dentro deles. Como anseio entrar nos seus buracos, nos seus escuros e infelizes lares!."
PBP

14 de Setembro

Hoje, queria pôr aqui uma frase, da Beata Madre Teresa de Calcutá, que esteve ao serviço dos mais pobres dos pobres: "Jesus é Tudo em Tudo." O que seria se nós deixássemos que Jesus fosse Tudo em Tudo em nós? Alegra-me esta possibilidade.
PBP

13 de Setembro

Qual é o medo da palavra "fundamentalista"? Hoje em dia quere-se à força confundir fundamentalismo com fanatismo. Ser fanático é adoptar uma visão fechada e doentia sobre uma ideia, doutrina, religião. Fundamentalismo é uma postura coerente que se tem na vida face a um conjunto de valores nos quais acreditamos e que aceitamos como certezas, sendo por isso fundamentais para nós. Ora, se o Deus em que acreditamos é fundamento da nossa fé, qual é o medo de sermos... fundamentalistas? Não há perigo em acreditarmos cada vez mais, não corremos o risco de pôr bombas nem de passarmos a ser intolerantes para com aqueles que não acreditam. Antes pelo contrário, Deus que conhecemos é Amor, e n'Ele encontramos a verdadeira Paz. Como pode isso dar mau resultado? Deus é fundamental para ti, para mim, para todos. Por isso, não tenhas medo de te chamar "fundamentalista".
AVC

12 de Setembro

Com facilidade, levantamos durante a vida bandeiras aparentemente inofensivas e boas como a Sinceridade, que é a virtude que supostamente combate a Hipocrisia. Sou contra a sinceridade em toda a sua potência. O valor da autenticidade é quanto a mim maior. "Sou sincero na minha maneira de ser" é o que por vezes se diz e que significa um "Sou como sou" conformista e ao mesmo tempo orgulhoso. Já o desejo de ser autêntico leva-me a reconhecer aquilo que sou, é certo, mas dá-me o espaço para procurar ser melhor sem alterar a essência da minha personalidade e onde o valor da verdade deve imperar. É difícil? Sem dúvida, mas o desafio de ser cristão também passa por aí: reconhecer que Deus nos ama tal como somos, e se soubermos como somos e formos coerentes no Caminho de Santidade que pretendemos percorrer, estou certo que descobrimos mais sobre a nossa relação com o Pai. Se nos conhecermos, sabemos também o que de melhor podemos dar aos outros. Não te esqueças que toda a sabedoria que adquires não serve para te insuflar o ego... serve para servires os outros com Amor, pois só assim retribuímos a Deus um pouco do Amor que Ele nos dá.
AVC

11 de Setembro

Esta é uma data fatídica para a História recente do Mundo. Recordamos um dia de terror nos ares e na terra, onde o nome de Deus foi usado como capa para fazer sujeira. Quantas vezes não somos terroristas assim? Quantas vezes não nos "servimos" do nome de Deus para conquistar um amigo sem sermos completamente verdadeiros na forma de O usar? Sabemos que não devemos querer "usar" Deus, mas sim d'Ele fruir? O que posso fazer hoje para O levar de uma forma mais autêntica a todos?
AVC

10 de Setembro

Jesus não precisava de ser baptizado para ser Filho de Deus nem para ganhar alguma Graça especial. Mesmo assim, teve a humildade suficiente para se reduzir à sua (também) humanidade e dar o exemplo. Deste episódio podemos tirar uma lição: muitas vezes achamos que não precisamos de isto ou aquilo, e por isso não o fazemos. Então, mas e se mesmo assim for bom? E se o fizéssemos pelos outros? E se perdessemos o medo de dar o exemplo?
AVC

quinta-feira, setembro 14, 2006

9 de Setembro

Qual é a vantagem de oferecer o dia a Deus de manhã e agradecer-Lhe à noite? Bem, para já lembras-te d'Aquele que te acompanha em cada passo e decisão da tua vida... e depois dás-Lhe a alegria de ver que tomaste consciência que tudo o que fazes é para Deus, com Deus e em Deus, e que o sucesso das tuas espectativas criadas só depende do Pai! Hoje, peçamos a Deus a humildade de que precisamos para reconhecer a todo o momento a nossa condição humana, e por isso limitada. Ao mesmo tempo, pedimos a Deus a coragem e a força para que esse facto não nos impeça de querermos ser melhores!
AVC

8 de Setembro

Na vida, somos seduzidos por várias coisas, em que umas nos afastam de Deus e outras d'Ele nos aproximam. Como distingui-las e reconhecê-las? Muitas vezes a tarefa é difícil, mas chega-se lá rezando bem sobre o assunto. Normalmente, as seduções mundanas são gritantes e parecem urgentes, por exemplo quando estamos com fome, e não descansamos enquanto não comermos. No fim, quando comemos, ficamos satisfeitos até que passem umas horas e nos apeteça comer outra vez. Já as seduções divinas (vamos chamar-lhes assim) são aquelas que precisamos de estar mais atentos para as captar, uma vez que são mais discretas e nos sussurram ao ouvido, quase como se de um sopro se tratasse... mas a recompensa é grande porque se alinharmos com Deus, realizamo-nos. Não devemos pôr este problema no campo da escolha entre uma e outra sedução, até porque há seduções mundanas necessárias para a nossa sobrevivência, como é o caso do exemplo dado da comida. As seduções divinas, por outro lado, são essenciais para a nossa vivência. É certo que também se aconselha e é bom comermos, mas o ponto não é esse. O ponto da questão é que nem sempre equilibramos aquilo que nos satisfaz e aquilo que realmente nos realiza. Temos que optar cada vez mais por aquilo que nos realiza, para melhor O servir e amar.
AVC

7 de Setembro

Olhar para o infinito é a solução anestesiante que por vezes encontramos para nos abstrairmos dos problemas. Parece bom, relaxa e muitas vezes sabe bem... mas no fim, voltamos à realidade e os problemas estão na mesma ou piores (sim, porque normalmente tendem para crescer). Muitas vezes encaramos Deus como O infinito. É certo, Deus é infinito em muitas coisas, mas não é só isso. Se olharmos para Deus como olhamos para o infinito (onde encontramos um nada quase nirvânico que pouco resolve), estamos só a considerar uma potência de Deus quando a Ele nos dirigimos, e logo uma característica que sozinha é deveras prejudicial ao bom exercício da nossa liberdade. Deus quer que encares os problemas de frente, e ajuda-te a vencê-los. Força, não tenhas medo! Confia no Pai. Em vez de "olhar para o infinito", experimenta antes rezar.
AVC

6 de Setembro

Porque buscas Deus tão longe? Olha para dentro de ti, olha para dentro dos teus próximos... não O vês a actuar em Vós, sempre que a Ele se abrem? Quando te viras para dentro, precisas de silêncio. E que maravilha é mais bonita que a Palavra de Deus saída do silêncio?
AVC

quarta-feira, setembro 13, 2006

5 de Setembro

Após 3 dias procurarem Jesus, José e Maria encontram-no no templo. Depois de algum diálogo, o Senhor diz-lhes: " Não sabeis que devo ocupar-Me das coisas de meu Pai." Por vezes, as coisas momentâneas fazem-nos esquecer as eternas. Não nos esquecemos daquele que nunca nos abandonará, que nunca nos decepcionará e que deu, dá e dará o melhor de Si.
PBP

terça-feira, setembro 12, 2006

4 de Setembro

Quando o Senhor ia a caminho do Calvário, apesar de ferido, consolou as mulheres que choravam pelo caminho. Mesmo sofrendo e na agonia, o Senhor tem compaixão daquelas mulheres. Que amor tem o Senhor por nós.
PBP

domingo, setembro 03, 2006

3 de Setembro

Porque rezamos a Nossa Senhora tanto, se Ela é "apenas" e "só" a maior de entre os Santos? Não é nenhuma Deusa, no entanto erguem-se-Lhe altares e templos em Sua honra. Com toda a razão, é o que respondemos! E a prova disso está num verso daquela bonita música que é a "Minha Mãe", quando diz "Nunca soube ninguém, amar como amavas o Teu Filho, minha Mãe..."
Maria, como todos os Santos, é um exemplo de Caminho de como podemos chegar ao Pai, e por isso Lhe pedimos a intercessão junto de Deus, ao lado do Qual está sentada. Mas Nossa Senhora, por ser Mãe de Jesus, experimentou um amor fortíssimo, mais forte do que o que podemos um dia sentir... mas não faz mal aspirarmos a tal, por isso A seguimos também como exemplo de Amor e Entrega pelo Seu Filho, e também como Amiga que nos ajuda a estar com Deus. Conhecemos melhor Jesus (e por isso, Deus) através da Virgem Maria e de São José, tal como conhecemos melhor um outro nosso amigo se lhe conhecermos os pais. Por isso, de que esperas? Atreve-te a conhecer melhor Maria, atreve-te a conhecer melhor José! Atreve-te a querer conhecer cada vez mais Deus!
Santa Maria, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Pai Santo, aumentai a nossa Fé!
AVC

sexta-feira, setembro 01, 2006

2 de Setembro

À dias ouvi uma homília que achei engraçada: "Se te dissessem que amanha o mundo acabaria, o que farias?" É certo que deixariamos de fazer futilidades. Ninguém pode ter a certeza de que amanha, esteja por cá. E como não sabemos os últimos instantes da nossa vida, vivamos cada instante da nossa vida com Amor. Pelos outros, por Deus, assim como Ele deu exemplo.
PBP