terça-feira, fevereiro 28, 2006

1 de Março

Muitas vezes, sofremos o mal! Lembro-me de um assaltante...Na altura, fiquei muito magoado! Sem dúvida que a sua acção foi má, e ele não devia ter feito tal coisa...Mas depois pensei: Será que esta pessoa recebeu tanto como eu?? De certeza que não! E quantos tem uma vida muito complicada, quer a nível social, quer a nível familiar, etc. Outros, recebem outro tanto, mas perdem-se. Contudo, a cada um, Deus pedirá contas, de acordo com os talentos que deu a cada pessoa...
Não contes com este pecado dele, Senhor...Leva-o até Ti...Rezo por ele.
"Todos com o Papa, por Maria, até Jesus."
PBP

28 de Fevereiro

Que amor tem Nosso Senhor por nós..Dá-nos a possibilidade de O receber na Eucaristia. Num pedaço de pão, está o seu Corpo...sujeito a qualquer maldade humana...indefeso...Quantas vezes Ele fica sozinho no sacrário, à nossa espera, para Lhe dizermos um "olá!", para Lhe fazermos companhia...E tudo isto, por nós...porque nos ama!
Amo-te, Senhor!
PBP

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

27 de Fevereiro

Pensai na necessidade de sermos humildes, sinceros e bons. São características que devem qualificar um bom Cristão. Fazei aos vossos irmãos aquilo que O Pai nos ensinou: a vida, e o mundo onde ela decorre, será melhor!
Aproximemo-nos de Deus e, se tiverdes dúvidas, olhai para as crianças e renovai o vosso conhecimento na sua bondade e sinceridade naturais.

«Deixai vir a Mim as criancinhas»

TAM

domingo, fevereiro 26, 2006

26 de Fevereiro

Pode um Católico brincar e divertir-se no Carnaval? É uma questão que várias vezes se coloca, principalmente na época de carnaval(que estamos a viver). Pois bem, segundo o meu conhecimento da Palavra de Deus, não se pede que um Católico viva triste, nem que transpareça trizteza aos seus Irmãos. O rosto deve ser "limpo", demonstrando um semblante digno de ser filho de Cristo. Alegre e humilde, satisfeito e comedido. Porém, são de evitar os excessos carnavalescos, que nada têm de aceitável e digno.
Divertir, sim, no entanto, não extravasar para actos que possam interferir com a vontade do outro de se divertir também. Sejamos Dignos até no Carnaval e divertamo-nos como Bons Cristãos.

O Amor de Deus por nós é infinito.

TAM

sábado, fevereiro 25, 2006

25 de Fevereiro

Hoje os nossos Amigos, os verdadeiros Pensar Cristo, lançaram-se à aventura e iniciaram a Peregrinação rumo ao Santuário de Fátima. Eu, sem saber como, fiquei a substituí-los(se é que são substituíveis) até ao seu regresso.
Bem, proponho-me hoje reflectir sobre o Valor da Oração. A Oração, que constitui um dos mais fortes elos de ligação com o nosso Deus, é tantas vezes esquecida, até mesmo pelos Católicos, julgando, as pessoas, que basta presenciar a Eucaristia uma vez por semana, ou por mês, para estar em Graça, na Graça do Pai Celeste. Na verdade, é necessário bem mais do que isto: a quem anseia por Viver em Cristo, na Verdade e na Luz pede-se que Reze, a Deus Nosso Senhor, aos Santos e à Virgem Maria, por si e pelos seus Irmãos. Esta Oração deve ser uma Comunhão diária, uma aproximação sentida e sincera, humilde e total, seja para agradecer seja para conversar, ou mesmo para pedir algo de Superior.
Proponho-vos que reflictam sobre a relevância da Oração na vossa vida. E rezemos pelos nossos Amigos que partiram em Peregrinação, num caminho de Purificação e Entrega a Cristo.

TAM

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

24 de Fevereiro

A dada altura, já olhámos para a Eucaristia como aquela obrigação semanal, como aquele rito que se tem a cumprir. Descuidadamente, assim a vemos ainda algumas vezes. O desafio para hoje é ires à Igreja ou Capela mais próxima e encontrares-te com Jesus na Missa, encarando a celebração como se de uma Oração tratasse, talvez a mais bonita de todas e seguramente a mais completa...
A Paz de Cristo esteja connosco!
AVC

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

23 de Fevereiro

Deus deixou-nos os sacramentos. Cada sacramento tem as suas ajudas próprias. Os sacramentos são graças/ajudas que Deus nos dá. Aproximam-nos Dele. Não os desperdicemos.
Deus quere-nos!
PBP

terça-feira, fevereiro 21, 2006

22 de Fevereiro

O que é tradição e costume, muitas vezes é bom e não precisa de ser mudado porque funciona bem assim. No entanto, há vícios em nós que não nos trazem um bem especial que realize. Na defesa da tradição, esses vícios devem ser postos de parte para não haver confusões. Vê o que te vicia, pois o vício é falta de liberdade! Pensa nisso e conversa com o Senhor sobre o que podes fazer para seres mais livre.
Deus de Amor, Tu que nos deste a liberdade de escolher, ajuda-nos a não vendermos essa liberdade aos vícios que nos tentam...
AVC

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

21 de Fevereiro

Antes, pensava que o Júlio de Matos era um "hospital para malucos"! Agora, sei que é um lugar onde Jesus me espera. Ele mesmo o disse. Sempre que alguém for visitar um preso, cuidar de um doente, dar um copo de água a quem tem sede,..., "foi a Mim que o fizestes". Não é verdade que quando damos o nosso tempo a pessoas com doenças profundas, damos pouco e recebemos muito! Deus paga sempre deixando-nos endividados de generosidade.
Amo-te, Senhor!
PBP

domingo, fevereiro 19, 2006

20 de Fevereiro

Ser cristão hoje em dia é ser rebelde. É ousar ser diferente! À nossa volta, no mundo anestesiado que nos rodeia, tudo parece puxar-nos para onde Deus nos quer tirar... Nós cristãos, temos a obrigação de sermos despertadores com alarido! Para ganhar forças, às vezes, temos que nos afastar do barulho e da confusão para escutar Deus no silêncio que nos sussurra. Mas a nossa Missão é no mundo, então voltamos com mais força para levar a Verdade a quem não a conhece ou simplesmente a quem a esqueceu, aos que adormeceram anestesiados pelas coisas do mundo...
Senhor, ajuda-nos a ser Teus instrumentos no mundo!
AVC

sábado, fevereiro 18, 2006

19 de Fevereiro

Quando há uns anos atrás, o Real Madrid visitou o Papa João Paulo II, Luis Figo disse aos jornalistas que "sentiu uma grande paz interior"! Não é de admirar! Assim o é, quando temos Deus dentro de nós e à nossa volta, respectivamente.
Sejamos simples, pois o Reino dos Céus é daqueles que se fazem como crianças,...simples, que confiam plenamente no Pai (como as crianças abandonam-se e confiam nos seus pais).
Que cada um de nós tenha Deus, dentro do seu coração!
PBP

18 de Fevereiro

Quando encontrares alguém pela frente que precise de ajuda, tem cuidado na maneira de proceder. Podes ficar emocionado e até pores algum do teu sentimento no que fizeres, mas condoeres-te não é boa ideia. Quando ajudares, nunca o faças por pena, faz acima de tudo porque sabes que é o que está certo fazeres. Muitas vezes, quem precisa de ajuda é aquele que nos ofendeu e é difícil não o castigares. Se ele pede misericórdia e a dás com pena dele, não é bem feito. Sê clemente! Fá-lo por teres a consciência que o que fazes é bem feito e portanto para Deus, nada mais!
Senhor, dai-nos a graça da Clemência!
AVC

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

17 de Fevereiro

Um dia, alguém me disse a seguinte frase:" O egoísmo é intrínseco ao ser humano". Fiquei triste. Ainda que muitos tenham apenas como horizonte ganhar dinheiro, quer por negócios, quer pela batota, muitos tem valores e princípios cristãos! E nós temos de estar neste grupo. O que dá a felicidade não são os bens materiais. Recebemos a felicidade, sempre que damos algo de nós! Sempre que amamos...
Deus nos acompanhe!
PBP

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

16 de Fevereiro

Quando tropeçares na vida, não te esqueças que o Pai está sempre com a Sua mão estendida para nos amparar. Agarra-te à Verdade Divina, e que não seja preciso caíres para a descobrires... Deus está sempre para nós, mas não parece bem recorrermos a Ele só quando estamos aflitos! Ele é o nosso melhor amigo, porque não retribuímos entregando-Lhe toda a nossa vida e não apenas os momentos de dificuldade? Entrega-te, tal como Ele o fez por nós!

"Pai Santo eu Te adoro, Te ofereço a minha vida, como eu Te amo..."


AVC

15 de Fevereiro

Hoje quero falar de um episódio bíblico. O jovem rico. Cristo queria dar-lhe uma felicidade ainda maior. Contudo, ele preferiu ficar com o seu conforto e com os seus bens. E nós? Estariamos dispostos a deixar tudo e dizer "Sim" a Deus? Hesito em responder a esta questão...Sei que sou demasiado pequeno e muito débil. No entanto, quero dizer "sim" em todas as pequenas tarefas que Ele me confia durante cada dia..., pois, eu nunca estou só. Deus, todos os Santos, o meu Anjo da Guarda e os Anjos do Céu me acompanham!
O Senhor é o meu pastor!
PBP

terça-feira, fevereiro 14, 2006

14 de Fevereiro

O compromisso que temos para com Deus e para connosco mesmos é muito grande, mas hoje gostava de pensar convosco sobre o compromisso que temos para com o outro. O meu pecado afasta-me de Deus, mas não é só a mim, afasta também o outro, que vê em nós um exemplo: bom ou mau, mas um exemplo. Se um sorriso contagia, a tristeza e o pecado também o fazem. Somos parte de um meio ambiente onde todos contam, e no que depender de nós, vamos assumir o compromisso de ser cristãos também pelo outro. Se fico tão triste por ver um amigo pecar e fazer mal a alguém, o que sentirão os meus amigos quando sou eu que peco?

AVC

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

13 de Fevereiro

Que maravilha é a "Santa Pureza"! A Santa Pureza é ordenar a sexualidade. É antónimo de egoísmo!! Penso que nunca saberemos nesta terra, os danos espirituais que nos causa a ausência desta virtude na nossa vida. Pensa comigo: A impureza é egoísmo, o egoísmo é contrário ao Amor, Deus é Amor!
É preciso ser-se humilde para pedir esta virtude ao Senhor!
Senhor, faz-nos puros, assim como é Nossa Senhora!
PBP

sábado, fevereiro 11, 2006

12 de Fevereiro

Tocas-me por dentro, Senhor
Em tudo o que faço e não faço
estás presente
E milhões de vezes mais que estas
sentir-Te-ia, meu Deus
Não tivesse eu um coração com partes tão duras...
Entrego-me a Ti, Senhor,
conquista o que de pagão há em mim!
Desafio para hoje: Depois de conversares com o nosso Amigo e com a Sua (e nossa!) Mãe, deixa-te ficar um bocadinho, sem dizer nada, faz-Lhe só companhia... e depois, lança-te ao dia que te chega, com esta Força que nos renova!
AVC

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

11 de Fevereiro

O amor vê-se nos pormenores. Por vezes, custa-me prestar um favor a alguém, por cansaço. Mas quando o faço, sei que dei uma parte de mim a essa pessoa, porque estando cansado, fiz-lhe o favor! Cristo pediu ao Pai para que, se fosse possível, afastasse o cálice da paixão. No entanto, bebeu-o, até à última gota, por Amor de nós.
Abençoado sejais, Senhor, meu Rei!
PBP

10 de Fevereiro

E quando tens uma grande conversa e ficas entusiasmada(o)? Aplica-a na vida, não deixes o balão esvaziar-se! Vê bem o que podes fazer para agarrar a força dessa conversa e guardá-la para a aplicar. Partilha com Deus, se a conversa que tiveste não foi com Ele! Deus sabe tudo, claro. Mas fica contente por partilhares com Ele o que passou, e a ti faz-te bem!

Senhor, obrigado por me ouvires sempre...

AVC

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

9 de Fevereiro

Gostaria de citar aqui, palavras de um Santo, São Josemaria Escrivá, que são as seguintes: "Se não puderes louvar, cala-te." Por vezes é necessário criticar, por uma questão de fraternidade, de rectificar o próximo..Mas quantas vezes criticamos, insinuando que somos os maiores e fazemos troça?
Deus nos dê humildade!
PBP

terça-feira, fevereiro 07, 2006

8 de Fevereiro

Por vezes sentes-te tão cheio por dentro que falas sem parar, sem pensar sequer na outra pessoa. Se calhar a outra pessoa precisa de se sentir ouvida, já pensaste nisso? Para falar bem, é preciso jeito e sabedoria. Para saber quando se deve estar calado e ouvir o outro, nem que seja o seu silêncio, é preciso ter virtude.

Senhor, peço-Te a virtude de saber quando falar e quando estar calado, para melhor servir o próximo e assim, melhor Te servir!
AVC

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

7 de Fevereiro

O que seria da humanidade se Nossa Senhora tivesse dito não a Nosso Senhor? Certamente, não seriamos salvos..não estariamos com Ele. O sim da Virgem Maria valeu a nossa redenção. Quanto valerão os nossos sims, pequenos, do dia a dia..Quanto bem pode Deus fazer por meio de nós..
Deus está connosco!
PBP

domingo, fevereiro 05, 2006

6 de Fevereiro

Sem Deus, nem metade das maravilhas eras capaz de fazer. Os aplausos que recebes, não os tomes para ti, são para Deus. O sucesso não é teu, mas sim d'Ele. Somos instrumentos da Sua verdade e contra isso não devemos ir. Não tentes ir contra Ele! Estar com Deus é quentinho, confortável. Aconchega-te no Seu Amor!

AVC

5 de Fevereiro

Todos os dias fazemos sempre disparates. Uma boa maneira de eliminar esses disparates da nossa vida e, desta maneira, aproximarmos de Cristo, é fazendo um "exame de consciência" no final do dia. Ao examinarmos, veremos o que fizemos bem e o que fizemos mal durante o dia. E propomos uma meta para o dia de amanha, afim de eliminar um dos nossos defeitos. Muitos Santos assim procederam.
Deus está connosco!
PBP

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

4 de Fevereiro

As chatices às vezes são inevitáveis. E por vezes, não nos perdoamos uns aos outros! Mas lembremo-nos do Papa João Paulo II. Foi alvejado com três tiros, e...perdoou!! Creio que nenhum de nós será alguma vez alvejado! E então? Continuaremos a não perdoar as faltas que tiveram para connosco? Sigamos este exemplo, que é outro Cristo/Santo.
Cantemos as misericórdias do Senhor!
PBP

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

3 de Fevereiro

Hoje quero falar da morte! O que é a morte? Para muitos é o fim. Para nós, é outra passagem. A morte não é mais do que a ida até Deus. Muitos Santos desejaram ir ter com Deus, pois estavam conscientes das maravilhas de estar com Ele. Sabiam que podiam ajudar-nos mais, estando junto Dele. Muitos deram a vida, em vez de negá-Lo. Nesta vida, apenas escolhemos se queremos ou não estar com Ele para sempre! Tudo o resto é passageiro..
Sei o que é perder um ser querido. Agora, sei que ele está junto de Deus, e que me espera por mim, ...para toda a eternidade, para estar com Ele, que é Tudo.
Senhor, eu creio em Ti!
PBP

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

2 de Fevereiro

A publicidade tem de facto os seus benefícios. Confirmei esta verdade num supermercado. Dois produtos semelhantes, dois preços. E eu tendia para o mais caro! Muitas vezes a publicidade não mede os meios para chegar aos fins, e utiliza meios não cristãos. Quem fala de publicidade, fala também do tema de conversa(do ambiente). De facto, Cristo não está em todos os ambientes. Se não cuidarmos a nossa vista e os nossos ambientes, tenderemos a afastar Dele. É uma verdade que adquiri com a experiência...
Deus está connosco!
PBP

1 de Fevereiro

Quantas oportunidades de caridade não aproveitamos durante o dia? Muitas, diria eu! Infelizmente, existe mendigos, a quem uma palavra simpática e de conforto de alguém, que daquela multidão que passa todos os dias por ele, valeria ouro! Para não falar dos deficientes, onde nós damos muito, mas...recebemos muito mais! Porque Deus paga a nossa generosidade sempre deixando-nos endividados de generosidade.:-). É verdade que muitos se aproveitam e abusam da boa vontade das pessoas... Contudo, temos sempre os anjos da guarda. Podemos confiar-lhes, por exemplo esta oração: "Ocultai-me dos meus inimigos e de todo o mal". Ele nos ouvirá.
Para além destes casos, a caridade também se pode manifestar cumprimentando o condutor do autocarro ou retribuindo às pessoas que nos prestem um serviço, com um sorriso. Faz toda a diferença.
Senhor, que eu vá ao Teu encontro!
PBP