terça-feira, fevereiro 07, 2006

8 de Fevereiro

Por vezes sentes-te tão cheio por dentro que falas sem parar, sem pensar sequer na outra pessoa. Se calhar a outra pessoa precisa de se sentir ouvida, já pensaste nisso? Para falar bem, é preciso jeito e sabedoria. Para saber quando se deve estar calado e ouvir o outro, nem que seja o seu silêncio, é preciso ter virtude.

Senhor, peço-Te a virtude de saber quando falar e quando estar calado, para melhor servir o próximo e assim, melhor Te servir!
AVC

7 Comments:

Blogger xana said...

Exemplar, AVC. Simplesmente exemplar!

11:08 da tarde  
Blogger xana said...

Tu, por exemplo, consegues sempre saber qd falar, quando calar?

11:09 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caríssima Xana, muito obrigado pelo comentário!
Sou mais ouvinte que falador, normalmente. Mas às vezes entusiasmo-me e falo, falo, falo sem parar e sem ver se o que digo é útil ao outro!

Não sei sempre quando falar e quando calar, mas penso que isso é importante e devemos ter alguma atenção para isso! Vejo tanta gente com as bochechas a estalar de vaidade ao falarem de coisas, a mostrarem "como sabem imenso"... e ao mesmo tempo vejo os verdadeiros sábios a escutar o próximo e a dar umas achegas à conversa, dirigindo-a para onde ela faz realmente bem a quem a tem...!

Tenho consciência que às vezes sou como os primeiros, com falsas peneiras e vaidades inúteis que assassinam uma conversa... e quero ser como os segundos, os sábios, mais "ouvinte das achegas"...

A minha ideia das senhoras e senhores velhinhos de quem ouvimos histórias à lareira e com os quais nos sentimos bem e confortáveis, é a ideia que são as melhores pessoas para termos conversas e aprendermos. Quero ser velhinho, assim! É a melhor maneira de fazermos apostolado, digo eu!

Um grande beijinho e que Ele te acompanhe...

AVC

3:33 da tarde  
Blogger Nuno Branco, sj said...

Boa! Aquilo q tas a dizer precisa realmente de uma afinação constante. É realmente verdade. Saber ouvir. Saber falar. O critério parece-me que deve ser sempre o outro, aquilo que melhor o ajuda a crescer. O que é que aquela pessoa mais precisa, neste momento? Falar ou ouvir?
Um abraço "pensar cristo"

5:43 da tarde  
Blogger xana said...

Nuno,
"O que é que aquela pessoa mais precisa, neste momento? Falar ou ouvir?"- sim..isso.. parace-me bem! ver o que o outro precisa e deixá-lo conduzir.

Gostei de te "ouvir" dizer isto. Merci!


Pensar Cristo,

estas tuas palavras são valiosas e vou guardá-las com todo o carinho!
Mil abraços gratos e felizes.,

9:22 da tarde  
Blogger MSV said...

Este post fez-me realmente pensar muito e tem um significado especial porque dentro de dias vou começar um projecto em que vou visitar uma velhinha todas as semanas. Peço todos os dias ao Pai estar a altura deste novo desafio e aprender a simplesmente saber estar, saber ouvir e ser um bocadinho de Jesus e do Seu Amor para esta senhora. Mais uma vez, renovo aqui e na minha oraçao aquilo que tento fazer sempre...Acreditar, Confiar e Entregar!
Obrigada sempre...
beijinho da Maria

9:40 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

O Nuno diz tudo... é mesmo isso, obrigado Nuno! A afinação constante é mais possível com a ajuda da Missa, o que achas?

Maria, Força, Força, Força! Hoje, em vez de gastar as energias de Domingo a torcer pelo meu clube de futebol, faço antes claque com o nosso Amigo por ti! Força nesse compromisso!


AVC

10:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home