terça-feira, outubro 31, 2006

31 de Outubro

Um dia, fui a um lar de idosos no Alentejo. Sentei-me no chão, encostei-me à parte de trás de uma cadeira onde estava uma senhora aquecendo-se à lareira e comecei a falar com a velhinha com quem ia conversar naquele bocadinho, que estava à minha frente a fazer malha sentada numa cadeira. Nestas situações de solidão, gosto de me sentar no chão, abaixo da pessoa com quem vou falar, para ela se sentir um bocadinho mais importante... mas depende do caso! A Dona Almerinda era uma velhinha muito querida, simpática, que falava em verso. Tudo o que ela dizia, rimava!

Mas não é desta senhora que venho falar hoje, talvez noutro dia, já que esta tinha uns versos tão engraçados que até apontei alguns no meu bloco... e vale a pena lê-los! Vou-te falar antes da senhora que estava na cadeira em cujas costas me encostei. Passado uns minutos de eu estar ali sentado, a senhora deu por mim nas suas costas. Apalpou a parte de trás da cadeira com a sua mão esquerda e sem mexer mais nenhuma parte do corpo, até sentir a minha cabeça. Deu um grito enorme e começou a insultar-me violentamente. A pobre coitadinha tinha-se assustado...

Também assustado, afastei-me. E olhei melhor. Aquela senhora, para além de não poder mexer as pernas, era cega. Daquelas cegueiras que fazem impressão de reparar, com os olhos abertos e baços, cinzentos e com feridas. Ganhei coragem e cheguei perto, devagarinho. A velhinha esbracejava para me acertar e continuava a rogar-me pragas, sendo a mais "levezinha"...

- Vá para o raio que o parta!
- Tenha calma, minha Senhora. Assustei-a sem querer, não queria...
- Vai de retro ó demo cornudo!
- Minha Senhora, por favor... deixe-me pedir desculpa. Não fiz por mal...

A Senhora esbracejava ainda, furiosa. A técnica do lar aproximou-se e deu-lhe um raspanete. A Dona Almerinda também a chamava à atenção, só que em verso e rima. E dizia-me para não lhe ligar porque ela tinha mau feitio. Eu não estava nada ofendido, tive mesmo pena do estado daquela velhinha cega. Mas de repente parecia estar outra vez calma. Não quis perturbar-lhe novamente a paz e voltei à minha velhinha das rimas. Rezámos os dois uma Avé Maria pela Paz interior de todos aqueles que mais precisam. Passado um bocadinho, a cega chamou em voz tremida:

- Rapazote!

Confesso que hesitei em ir lá, não fosse eu ser novamente recebido de uma forma algo... hostil. Medos que deitei fora logo, e avancei. A senhora estava comovida. Chorava daqueles olhos cegos, baços de doença e de abandono. Estendeu a sua mão trémula, que agarrei.

- Minha senhora, não é preciso...
- Desculpa meu filho. Desculpa. - E desatou a chorar ainda com mais força.
- Não precisa, minha senhora. A sério! Já passou...
- Mas desculpa-me?
- Sim, claro! Olhe, eu chamo-me António. E a Senhora?
- Rafaela.
- Muito gosto, Dona Rafaela! Olhe, vou passar aqui em Mértola esta semana, e depois volto aos meus estudos em Lisboa. Agora está na hora de me ir embora, estão à minha espera. Mas amanhã gostava muito de vir aqui falar consigo, posso?
- Claro, filho. Até gostava. O menino tem uma mão bonita. Não vejo, mas sinto!
- Obrigado! Mas saiba que a sua mão é que é mesmo bonita!
- Mas já é velhinha, como eu...
- Não é nada velhinha... é jovem há mais tempo! Olhe, podemos rezar uma Avé Maria antes de eu ir? Trago aqui uma imagem de Nossa Senhora.

Para meu espanto, a Dona Rafaela agarrou a imagem com uma mão e a outra continuou a agarrar a minha. Com força! O seu rosto era agora de uma extrema doçura, com um sorriso terno e os seus olhos sempre perdidos naquele nevoeiro... Só me apetecia abraçá-la. Confesso que também eu me comovi. Rezámos uma Avé Maria e um Pai-Nosso, dando todo o sentido a cada palavra que sussurrávamos nas nossas duas vozes tremidas de emoção.

- Até amanhã Dona Rafaela.
- Adeus, filho.

Sempre que lá ia, passava sempre uns 5 minutos que fosse com a Dona Rafaela. Mas ainda tive boas conversas com aquela senhora... no fim de tudo, a técnica do lar chamou-me à parte e agradeceu-me a atenção com a Rafaela.

- Porquê? Não fiz nada que os outros voluntários não fizessem!
- Sim, mas é que a Dona Rafaela já não dizia uma palavra há 3 meses...

Realmente, Deus faz-nos sentir tão especiais quando fazemos as coisas por Ele... e nunca esquecerei aqueles olhos baços a chorar por mim, depois comigo, e desde sempre com Deus. Obrigado Senhor pela vida da Rafaela! Hoje gostava de pedir pela sua vida, se ainda for viva. Ou pela sua Alma, se o seu marcado corpo já morreu. E obrigado por me conservares neste corpo são, enquanto quiseres.

AVC

12 Comments:

Blogger joaquim said...

Deus te abençoe António e te cubra das Suas bençãos.
Obrigado pelo que fizeste por esta nossa irmã.
Rezo agora contigo e com ela mais uma Avé Maria.
Abraço em Cristo

9:34 da manhã  
Blogger Mike said...

Este nosso António é qualquer coisa...

Sempre fui um grande crítico das missões que te levam para longe e se caracterizam por grandes experiências espirituais... não pelas missões em si, óbvio, mas por assistir ao regresso das pessoas e sentir que passados uns tempos (nunca mais de quinze dias) as missões se reduziam a uma experiência bonita e que podia sempre ser revivida em... Mértola!

Acredita que é mesmo muito bom ler o que escreves. E ainda por cima assistir ao teu espírito missionário em Lisboa... mais ainda, na vida!

Mais engraçado do que pensar que Deus te fala também através da Rafaela é pensar que Ele fala à Rafaela através de ti! Não é assim tão comum na vida sentirmo-nos instrumentos e "instruidos" ao mesmo tempo!

10:16 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Não fiz nada de grande. A parte grande é de Deus. É incrível ver e sentir o que podemos fazer em oração, práctica e contemplativa, ambas importantíssimas e uma alimentando a outra. Ao lermos o Hino da Caridade de São Paulo percebemos que um dos desafios do Amor não é fazer imensa coisa. É dar todo valor a cada experiência, a cada promenor. Fazer de promenores, pormaiores. E a grandeza das coisas medem-se pela presença de Deus nelas, ou melhor, pela nossa consciência de que Deus está presente nelas, porque Deus está em tudo, e tudo é grande... É também esse o meu ponto de esforço! Mas nem sempre consigo, longe disso!

António

12:13 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Ah, e um grande abraço ao Joaquim e ao Mike, por ordem de chegada!

12:15 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Este blog é qualquer coisa de especial para as almas. É uma fonte de inspiração para todos os que querem pensar e viver Cristo.
E vocês, meus queridos amigos do Pensar Cristo, são sem qualquer ténue dúvida, anjos. Verdadeiros anjos na terra.
Um sincero obrigada. A vocês e a Deus, por vocês.

12:44 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

António, António, nunca te esqueças:

"Dá o melhor de ti... porque Deus deu o melhor de Si!"

E viva Mértola, e vivam as Missões!

Já estou ansiosa pelas próximas, com um fantástico sub-sub-chefe (ups, não sei se era suposto revelar, mas vamos ser muito bem orientados este ano, ai vamos, vamos)!

=)

2:59 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Admiravél António! Louvo o Senhor por todas as maravilhas que já tive oportunidade de ver, incluíndo esta.
Grande Abraço

Cara Gota de Chuva
Obrigado pelo elogio, mas não sou tanto. Sim, o blog é admiravél. Não é para menos...afinal de contas, o blog é Dele. Obrigado por esta amizade em Cristo, e por todas as reflexões que tens partilhado comigo e com todos nós. Obrigado a todos vós, por serem amigos de Deus.
Beijinho e abraços
PBP

7:32 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Oh Gota de Chuva... que simpática! E nem sei bem o que dizer, visto que vou ao teu blog também, buscar uma paz fantástica que sai daquilo que ali escreves... e é impossível passar lá e não ficar para rezar contigo. Obrigado, cara Amiga da Aldeia! Continua a insuflar-nos com o teu ar fresco campestre! Um grande beijinho,

AVC

3:54 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Inês! Esse tem sido o meu mote de vida este ano! "Dá o melhor de ti... porque Deus deu o melhor de Si!" Obrigado por me lembrares! Um beijinho missionário,

AVC

PS: É muito bom falar assim que também viveu a experiência de Mértola e daquele lar de idosos! Obrigado!

3:56 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Grande Pi, se O quiseres louvar um bocadinho mais, olha-te ao espelho e tens matéria para muita oração em Acção de Graças...

Um grande abraço,

AVC

3:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada!:)
Pelos teus testemunhos!!:)

5:30 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Muito obrigado pela tua força cara anónima :) Um beijinho em oração,

AVC

11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home