sexta-feira, outubro 27, 2006

28 de Outubro

Temos uma perigosa inclinação a só ver Deus na Missa, no Sacrário, e às vezes nos "pobrezinhos". E então, dedicas-te de corpo e Alma a tudo isso, fazendo prioridade dessas tuas opções. É bom levar banhos de Humildade junto daqueles que aparentemente a vida não lhes tem sido generosa. É óptimo poder ajudá-los. É uma benção necessária ires à Missa, rezar junto do Santíssimo, entregares a Deus as tuas preocupações e euforias. Tudo isso é bom, tudo isso é fazer de Cristo o centro da tua vida. Mas desde que seja feito de forma consciente e, claro, com Amor. Mas um Amor consciente. Não "uses" o teu Deus da Missa* e o Deus que vês nos pobrezinhos** como escape à tua Família, Amigos, Trabalho, Estudos. Deus também está aí, e até de uma forma mais efectiva, pois são os teus próximos que estão e querem estar mais perto do teu coração. São aqueles que gostam mais de ti que são as pontes privilegiadas que Deus usa para chegar a ti. Se deixares. Problemas? Há-os em todo o lado, para quê fugir aos nossos?! Se buscas a Deus, não vás tão longe, que isso ou é engano ou é desculpa. Ele está no meio de nós. Se só te dedicas aos pobrezinhos e gastas o tempo todo nisso, afastas-te daqueles que mais te querem, e um dia, olhas à volta e apercebes-te que criaste uma barreira entre ti e os teus. Não queiras resolver os problemas dos outros sem resolver antes parte dos teus. Encontra um equilíbrio. Deus quere-te equilibrada(o), para melhor O servires e O amares! Conversa com o Pai, pede-Lhe ajuda para entenderes o que Ele sonhou para ti.
AVC
----
* É-nos "mandado" ir à Missa nos Domingos e Festas de Guarda. Não proponho faltarmos a essas Missas, antes pelo contrário. Nem sequer proponho a que faltes à Missa durante a semana, se achares que faz sentido! Para mim faz, e tento ir todos os dias porque me faz falta. É, na minha opinião, a mais bonita oração e a mais completa de todas. E a oração é o que nos alimenta na Missão de dar sentido a tudo o que fazemos no dia-a-dia, e muito mais se pudermos receber a força e Graça de Cristo em Corpo e Sangue. Fantástico! Mas o que digo é que entre ir à Missa e assistir alguém que precisa de nós, principalmente se for um Amigo ou Familiar, deves escolher aquilo que fizer mais sentido e não seres dogmática(o) ao ponto de só "veres" Deus a chamar-te para a Missa. Ele pode muito bem estar a chamar-te com mais urgência para aquela situação. Não te preocupes, depois desforras-te! Se te custa, oferece a Deus! Ele fica contente também por estes pequenos grandes sacrifícios... e o "sacrifício" é um primo do "sagrado" (Sagrado = Sacro --> Ofício Sacro = Sacrifício)!
** Estes "Pobrezinhos" a que me refiro aqui, devem ser entendidos como todos aqueles que precisam de nós, mas que estão lá longe, fora do horizonte que os nossos problemas alcançam. Há "pobrezinhos" a precisar da nossa atenção aqui bem ao nosso lado, dentro de nossa casa... é aí que se faz a verdadeira Missão!

15 Comments:

Blogger Mike said...

Assino e subscrevo!

Grande Abraço

11:20 da manhã  
Blogger Administrador said...

Visita o blog “Só Deus Basta” e opina sobre o referendo ao aborto!

1:54 da tarde  
Blogger joaquim said...

Obrigado por me teres colocado a pensar mais um pouco.
Absolutamente de acordo contigo.
Deus não pode servir de desculpa para não cumprirmos a missão que Ele dá a cada um de nós, na familia, no trabalho, no lazer, etc.
São José Maria dizia que nos devemos santificar no mundo a que somos chamados, ou pelo menos era este o sentido que ele imprimia no que afirmava.
Os "pobrezinhos" levam-nos sempre a pensar nos mais necessitados materialmente, mas tão ou mais importantes que estes, são os "pobrezinhos" espiritualmente.
Abraço em Cristo

7:50 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Um olhar atento e perspicaz sobre um assunto importante :)

9:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela partilha. Puseste em palavras aquilo que vivo.
Abraço em Cristo

9:27 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado, caros amigos. São JoséMaria, como nos lembrou o Joaquim, deixou-nos um importante legado no que toca à santificação através do trabalho. Nesse aspecto e noutros, vale a pena lê-lo e escutá-lo sem preconceitos. Um abraço a todos,

AVC

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente.

Um grande beijinho

J

11:20 da manhã  
Blogger Mike said...

Apenas acrescentar que antes (bastante antes!!!) de S. Jose Maria, outro santo já nos lembrava que uma vida só faz sentido se e só "em tudo Amar e Servir"... o grande Inácio de Loyolla :)

PS - Sem querer ferir susceptibilidades...

9:19 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

J, um grande beijinho e aparece sempre!

12:33 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Não fere nenhuma susceptibilidade, caro Mike! São dois grandes Santos que não concorrem porque remam para o mesmo lado! Seguem a Cristo, que muito antes de um e outro, disse tudo o que precisamos saber! Ainda bem que Inácio e JoséMaria nos ensinam a segui-Lo, e nos mostram que é possível sermos Santos como eles são. São JoséMaria era um grande admirador de Santo Inácio. Oxalá os actuais amigos de um e outro Santo se lembrem que a concorrência dentro da Igreja desune. É bom darem-se todos bem e olhar para exemplos ecuménicos como o de João Paulo II e o do Irmão Roger de Taizé, entre outros! Um grande abraço,

AVC

12:41 da manhã  
Blogger Mike said...

É pena que o que é verdade para os santos o não seja para as suas obras...

"Oxalá os actuais amigos de um e outro Santo se lembrem que a concorrência dentro da Igreja desune."

Isto sim é difícil... é que há com cada amigo de um e de outro... (mantendo a minha de não ferir susceptibilidades, mas não resistindo ao tema)

CONCLUSÃO: VIVA AO GRANDE BEATO PEDRO FABRO (sou particularmente devoto deste, confesso!!!)

10:24 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

E assim fica a ladainha desta caixa de comentários...
São Miguel Arcanjo, rogai por nós!
São Joaquim, rogai por nós!
Santiago, rogai por nós!
Santo António, rogai por nós!
Santo Inácio, rogai por nós!
São JoséMaria, rogai por nós!
Beato Pedro Fabro, rogai por nós!

Aos restantes que não sei o nome, um abraço!

AVC

3:44 da manhã  
Blogger Mike said...

Falta o... San Dokan!!!!!!!

Um Grande Abraço

6:27 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

(rir!)

... e SantaRém!

AVC

9:09 da tarde  
Blogger Mike said...

;)

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home