segunda-feira, julho 31, 2006

31 de Julho

Àqueles que acreditam que o Mundo vai acabar em breve, o que lhes podemos dizer é que... se nisso acreditam, mais urgente fica a missão de Amar!
AVC

30 de Julho

Temos a tendência de rezar a Deus que "está lá no alto". Sim, pois está, mas nem por isso está distante de nós! Está no alto porque é perfeito em tudo, mas porque é também perfeito de Amor, está sempre ao nosso lado com uma mão estendida para nos ajudar na Vida, consolando-nos e amando-nos como ninguém. Se prestarmos bem atenção, em cada pedacinho de criação que nos rodeia, há um recado de Amor, de Deus para nós...
AVC

domingo, julho 30, 2006

29 de Julho

Ninguém tem que criticar ninguém ou apontar o dedo pelas faltas alheias. Ele sempre esteve de braços abertos para connosco. E quando as faltas são contra nós, estejamos prontos a perdoar. Permitem, que sublinhe mais uma vez estas virtudes da caridade e do perdão, porque...se muitos tivessem-as em conta, haveria muito menos injustiça no mundo.
PBP

sexta-feira, julho 28, 2006

28 de Julho

Felizes aqueles que não Me viram, nem Me ouviram e acreditam. E entanto, podemos vê-lo em tudo, à nossa volta, pois a Terra e as suas criaturas, são obra das Suas Mãos.
PBP

quinta-feira, julho 27, 2006

27 de Julho

A alegria ingénua mas sincera, encontrada no sorriso de uma criança. Há maior Felicidade que esta? A receita para uma vida descomplexada e feliz encontra-se na simplicidade da oração. Temos muito a aprender com as crianças. Sábios aqueles que se lembram que já foram crianças, e felizes aqueles que nem os anos lhes levaram a juventude de espírito!
AVC

26 de Julho

Que dizer da figura de São José? Alguém que disse sim também a Deus. Assumir a paternidade do Deus Menino implicou fugir a Herodes. Ele protegeu o Menino e amou-O. Amemos-O mais que José.Peçamos a São José, que viveu com Ele na mesma casa que nos leve até Ele.
PBP

25 de Julho

"Marta, Marta, tu te ocupas em muitas coisas quando uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte." Faz me lembrar aquelas expressões: não vou à Missa porque não tenho tempo. Tem de haver tempo para irmos ter com Ele. Afinal de contas, estamos a falar da felicidade! Não é uma felicidade momentanea ou enganadora! É a mesmo aquela que só Deus pode dar.
PBP

quarta-feira, julho 26, 2006

24 de Julho

Toda a relação tem de passar por uma fase estrutural que é a de: primeiro, aceitar as diferenças, e em segundo, amá-las. Jesus sugere-nos isso mesmo com o Mandamento do Amor, senão vejamos... Apesar de sermos criados à Sua Imagem e Semelhança, a diferença na perfeição é abismal, porque só Ele é perfeito! Só Ele não peca, e só Ele é 100% sinónimo de Amor e 100% sinónimo de Paz! Com estas diferenças todas entre Deus e nós, Deus ama-nos assim mesmo, tal como somos...
Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei!


AVC

segunda-feira, julho 24, 2006

23 de Julho

"Que a nossa mão direita desconheça aquilo que a esquerda faz." Pela nossa generosidade, acumularemos um grande tesouro para, quando o vermos face a face, lhe oferecermos. E que podemos dar aos outros? O nosso sorrisso, a nossa atenção, o nosso tempo, etc. Tal como Ele o fez, e continua a fazer.
PBP

22 de Julho

"A Messe é grande mas os operários são poucos." Rezemos pelos Sacerdotes e pelas vocações sacerdotais. Eles são uma grande ponte entre nós e Cristo. Na Eucaristia, Cristo toma as suas mãos para que o pão e o vinho se tornam em Corpo e Sangue Dele.
PBP

sexta-feira, julho 21, 2006

21 de Julho

Por vezes as coisas não correm da melhor maneira que pensávamos. E geralmente ocorre o desanimo. Nunca desanimemos! Confiemos no Senhor. Ele não nos abandona. E nunca ouçamos a soberba, pois a soberba só conduz a um estado pior. Sejamos humildes e superaremos essa contrariadade.
PBP

20 de Julho

Estamos no Verão. Penso que é uma altura difícil de continuarmos a ser Cristãos, pois o convite à praia e à diversão, pode falar mais alto que ir à Missa Dominical, e assim, não receber Cristo e as Suas inumeráveis graças. É um paradoxo! Antes de seguirmos o que nos convém, sigamos a nossa consciência, que sabe o que devemos fazer, para nosso bem.
PBP

19 de Julho

Transcrevo de "Atravessar o limiar da Esperança" de João Paulo II, nº17:

"No Evangelho está contido um paradoxo fundamental: para encontrar a vida, é necessário perder a vida; para nascer, é preciso morrer; para salvar-se, há que carregar a Cruz. Esta é a verdade essencial do Evangelho, que sempre e em toda a parte se chocará contra os protestos do homem.

Sempre e em toda a parte o Evangelho será um desafio para a fraqueza humana. Mas, precisamente neste desafio reside toda a sua força. O homem espera, talvez, no seu subconsciente um desafio; há, de facto, nele uma necessidade de se superar a si próprio."

PBP

terça-feira, julho 18, 2006

18 de Julho

Faltam-te as forças? Não tenhas medo, Deus nunca nos abandona. Em ocasião alguma, nem quando O ofendemos! Reza, agradece-Lhe o dom da tua vida, oferece-Lhe o teu estado de Alma juntamente com as tuas alegrias e as tristezas, pede-Lhe força e... faz-te à vida!
Inauguramos hoje aqui no PensarCristo o Banco de Orações: quem precisa, deixa um comentário e quem por lá passa a lê-lo, compromete-se a rezar por essa intenção ou pessoa.
AVC

segunda-feira, julho 17, 2006

17 de Julho

A experiência da saudade dá-nos a capacidade de recordar e fazer viver em nós alguém que nos falta. Se tal sentimento for conduzido de uma forma saudável, é uma boa experiência porque nos diminui a dor da perda ou da falta e aumenta a esperança, pois aumentamos a sua presença no vazio que deixou. Jesus deu a Nossa Senhora e aos Seus discípulos a oportunidade de sentir a Sua falta naqueles três dias entre a Sua morte e Ressurreição. Logo depois e daí em diante até aos dias de hoje, ensinou-nos a conduzir bem a saudade de Si. Como? Através de exemplos de Santos, que se esvaziaram das suas preocupações mundanas e se deixaram encher de Deus e do Seu inquantificável Amor. E claro, através da Eucaristia, onde O recebemos em Corpo. Mas queria pegar no exemplo de "enchermo-nos de Deus" para cuidarmos as saudades que sentimos de pessoas amigas: pois bem, a melhor maneira é não nos irmos abaixo, pedirmos ao Pai em oração que proteja essa pessoa onde quer que esteja, e recordá-la saudavelmente, deixando-a fazer parte no nosso dia-a-dia, tal como fazemos com Jesus.
AVC

16 de Julho

Temos a Graciosa oportunidade de fazermos uma Vida em Cristo. Às vezes penso que tudo era muito mais fácil se fosse tendo mais sinais de que este é o Caminho. Mas logo a seguir reparo que os sinais circundam-nos por todo o lado, e eu é que andei desatento e distraído. Que fazer? Tomar um banho de Humildade e Fé, e concentrar-me na Palavra e na Vocação à qual me sinto chamado pelo Pai. Se levar a Vida em Cristo e chegar à idade de ser avô ou bisavô, então aí olharei para trás e vou-me rir de Felicidade, não só por chegar onde cheguei como também pelo Caminho que percorri em Cristo! (espero!)
AVC

sexta-feira, julho 14, 2006

15 de Julho

"Tens em ti um pedacinho de Deus!" O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Não é verdade que quando fazemos algo, deixamos algo do nosso ser!? Pois bem, cada um de nós tem um pedacinho de Deus. Ele nunca nos deixa só, mesmo quando O desprezamos, porque Ele está sempre a nosso lado, à espera que Lhe abramos as portas do nosso coração.
PBP

quinta-feira, julho 13, 2006

14 de Julho

Ser voluntário é conhecermos e cultivarmos as Graças que recebemos do Pai, e transmiti-las aos outros com vontade e "de graça". Tudo isto, sempre com a alegria de Servir e Amar o próximo, tem graça...! Ainda mais engraçado é que todos nós somos chamados para sermos voluntários em várias oportunidades da vida.
AVC

13 de Junho

Arrepia-me o realismo. A sério! Temos de ser realistas, ouvimos a toda a hora. Então e os sonhos? Ficamos privados de sonhar? Contentamo-nos com o que temos? Conformamo-nos com a realidade? Precisamos de uma pitada de sonho e utopia em tudo, e os nossos valores não têm de ser reais, o importante é que nos puxem para cima. No fundo, que façam que a nossa realidade seja melhor!
O sinal mais (+) da cruz de Cristo recorda-nos exactamente isso... a nossa realidade (horizontal -) a ser puxada para cima por Deus e os nossos valores (vertical ). Se repararmos, a trave horizontal cruza-se com a parte de cima da trave vertical, e não a meio nem em baixo. Pois é... não somos deuses, mas o exemplo de Cristo puxa-nos para cima. E este movimento faz de nós pessoas melhores!
AVC

terça-feira, julho 11, 2006

12 de Julho

- Olá, sou o Manuel!
- Olá Manuel, eu chamo-me Vasco! Fala-me de ti...
- Falar de mim, como? Queres que te diga onde moro e quem são os meus pais?
- Não, companheiro... fala-me das coisas que te são mais queridas, daquilo que é mais importante para ti. No fundo, quero que me mostres o essencial do teu ser, numa só frase!
- Ena, isso é difícil... olha, tenho uma namorada que adoro, chama-se Julieta, jogo rugby mas agora sou suplente, estudo engenharia... sei lá, tantas coisas!
- O teu essencial é um "sei lá, tantas coisas!" ?? O essencial para qualquer pessoa é saber de onde vem, onde está e para onde caminha!
- Oh Vasco, sei lá! O que me interessa é o presente! E no presente tenho uma namorada gira, um curso catita e jogo um desporto que me dá algum prestígio! Diz lá tu o que é o essencial de ti, oh sabichão!
- Sou Filho de Deus e baptizaram-me como Vasco e por isso assim me chamo. Estou nesta Terra de passagem, por isso não guardo nada para mim, dou tudo o que pussuo, desde os bens ao meu conhecimento. Neste Caminho de Caridade e Amor, vou em direcção ao reencontro com o nosso Pai. Estas são as coisas que me são mais queridas e que mais me interessam! Sabes que mais? É isto o essencial sobre mim!
(Nota: ambos podem ser perfeitamente cristãos praticantes! Todos nós temos vergonha de mostrar o essencial de nós, principalmente quando esse essencial está baseado n'Aquele que nunca muda, e que é passado, presente e futuro!)
AVC

11 de Julho

Quando fazemos uma pergunta em público, quantas vezes queremos realmente fazer essa pergunta? Fazemos perguntas para que nos sejam esclarecidas, ou fazemos perguntas para dar nas vistas? Dizemo-nos religiosos em público porque queremos dar um exemplo de Caminho normal e com altos e baixos, ou porque queremos ser admirados? Acho que tenho sucesso e por isso me mostro, ou dou-me tanto aos outros que nem penso se tenho ou não sucesso, tendo aí sim o verdadeiro sucesso? Sou cristão por mim ou sou cristão por Cristo?

AVC

segunda-feira, julho 10, 2006

10 de Julho

Eis uma oração de Santa Teresa D' Ávila que é muito bonita e cujo conteúdo é esquecido ou desconhecido por muitos.

Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta.
PBP

9 de Julho

Hoje, quero recordar as Bem-Aventuranças:

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.

Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus (Mt 5,3-12a).
PBP

8 de Julho

Apesar de até então ser muito ofendido, Deus fica muito contente quando uma criatura se converte e torna-se Seu filho. De facto, Deus ama-nos muito mais que todos os pais juntos podem amar os seus filhos.
PBP

sábado, julho 08, 2006

7 de Julho

O Senhor disse-nos:" Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei!" O Senhor deu-nos este mandamento quando esteve entre nós (como homem), há 2000 anos! E no entanto, este mandamento continua a ser novo! Como seria o mundo se assim o fizessemos!? Melhoramos o mundo, identificando a nossa alma, o nosso ser, com o modelo por excelência, Deus.
PBP

quinta-feira, julho 06, 2006

6 de julho

O Senhor expulsou os vendilhões do Templo, casa de oração, porque eles "fizeram um covil de ladrões." E hoje? Defendamos e protejamos a Igreja , Esposa de Cristo, rezemos por Ela, pelo Papa e demos exemplo, porque os discíplos de Cristo de hoje, somos nós. Peçamos ao Senhor graça. Intimidemos mais com Ele, assim como se conhece mais um amigo, pela intimidade que temos com ele. Pela oração e por estarmos com Ele (se quisermos o nosso coração pode ser morada Dele), levaremos muitos até Ele (pois verão a serenidade no nosso caminhar e também verão os nossos valores, próprios de quem é amigo/irmão de Jesus Cristo), e o nosso coração não vacilará diante da mentira e do engano.
PBP

5 de Julho

Se por um lado Deus censura os fariseus e escribas da época, Deus elogia Natanael, em quem não havia fingimento. Natanael era simples, pois não tinha dupla personalidade. Parece fácil ser-se simples, mas tanto hoje como outrora, a soberba e a cobiça enganam muitos homens. Aproximemos mais de Deus, porque Ele deu, dá e dará o melhor de Si. Dá o melhor de ti.
PBP

quarta-feira, julho 05, 2006

4 de Julho

"De que vale o homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?" Tenhamos uma alma que encante Deus Nosso Senhor, e ofereçamos "um tesouro incorrumptível, onde o ladrão não chega e a traça não roi". Alegra-me pensar em ser mais santo que muitos santos que são muito intímos de Deus. Se eu o deixasse que Ele me conduzisse...Desde agora te peço Senhor, que seja como Tu.
PBP

segunda-feira, julho 03, 2006

3 de Julho

Nem sempre é fácil fazer apostolado. Quando o Senhor anunciou que quem não comesse a Sua carne e bebesse o Seu sangue, não teria a vida eterna, muitos foram aqueles que O abandonram!! E entretanto, já tinha feito muitos milagres...Portanto, se houve quem não aceitasse a palavra do próprio Deus, não admiremos que haja quem (amigos, etc) não nos queira ouvir/tentar entender. É um mistério...
No entanto, Jesus coloca a questão também aos apóstolos: "Também vós quereis ir embora?" E a reposta de Pedro, tem de ser também a nossa, porque Ele nos amou primeiro, e sendo Deus, fez-se homem! E porque? Porque nos ama, porque não há maior amor que dar a vida por alguém.
PBP

domingo, julho 02, 2006

2 de Julho

É de admirar os colaboradores de Deus! Uns pobres pescadores, os pastorinhos de Fátima, o índio Juan Diego, São Paulo( de perseguidor até apóstolo e mártir da Igreja), etc. Na maioria dos casos, Deus apela a pessoas de pouca ciência. Mas a partir deles, Deus fez grandes coisas. Digamos também como os santos:"Aqui estou Senhor, porque me chamaste!"
PBP

sábado, julho 01, 2006

1 de Julho

Não achem estranho que uma vez fui dar um passeio...ao cemitério de Alto S. João! Deu-me muito que pensar na vida! De facto, "o cemitério é um dos locais mais sinceros deste mundo"! A vida, diria que, essencialmente é um sim ou um não a Deus, pois foi por isso que Ele nos deu liberdade. E deu-nos liberdade porque nos ama imensamente.
PBP

30 de Junho

Uma vez disseram-me que "é muito difícil uma alma ir parar ao inferno." E explicaram-me depois: é que Deus é tão, mas tão misericordioso que uma alma só vai para o inferno se assim o quiser (grande mistério esta escolha!!). O bom ladrão, ao arrepender-se no último instante, ...ganhou o Céu!
PBP