terça-feira, julho 11, 2006

12 de Julho

- Olá, sou o Manuel!
- Olá Manuel, eu chamo-me Vasco! Fala-me de ti...
- Falar de mim, como? Queres que te diga onde moro e quem são os meus pais?
- Não, companheiro... fala-me das coisas que te são mais queridas, daquilo que é mais importante para ti. No fundo, quero que me mostres o essencial do teu ser, numa só frase!
- Ena, isso é difícil... olha, tenho uma namorada que adoro, chama-se Julieta, jogo rugby mas agora sou suplente, estudo engenharia... sei lá, tantas coisas!
- O teu essencial é um "sei lá, tantas coisas!" ?? O essencial para qualquer pessoa é saber de onde vem, onde está e para onde caminha!
- Oh Vasco, sei lá! O que me interessa é o presente! E no presente tenho uma namorada gira, um curso catita e jogo um desporto que me dá algum prestígio! Diz lá tu o que é o essencial de ti, oh sabichão!
- Sou Filho de Deus e baptizaram-me como Vasco e por isso assim me chamo. Estou nesta Terra de passagem, por isso não guardo nada para mim, dou tudo o que pussuo, desde os bens ao meu conhecimento. Neste Caminho de Caridade e Amor, vou em direcção ao reencontro com o nosso Pai. Estas são as coisas que me são mais queridas e que mais me interessam! Sabes que mais? É isto o essencial sobre mim!
(Nota: ambos podem ser perfeitamente cristãos praticantes! Todos nós temos vergonha de mostrar o essencial de nós, principalmente quando esse essencial está baseado n'Aquele que nunca muda, e que é passado, presente e futuro!)
AVC

9 Comments:

Blogger carlota said...

Querido AVC quem me dera que todas as conversas fossem assim (tão faceis) como esta :S mas deixou-me bem disposta!

UM ENORME BEIJINHO e obrigada por tudo o que escrevem mas acima de tudo pela vossa partilha!

9:36 da manhã  
Blogger joaquim said...

Pois é, o problema dos "respeitos humanos", das "vergonhas" que cada um vai tendo na sua vida, pelo menos eu confesso que de vez em quando me atacam.
O que é curioso é que há coisas que fazemos e dizemos que nos deviam fazer corar de vergonha e não nos coibimos de fazê-las e se calhar até nos "orgulhamos" delas.
No meu blog, Que é a Verdade, tenho um post no dia 13 de Junho, com o titulo "Confissão de uma fraqueza" que é uma espécie de conto sobre este assunto e que ao escrevê-lo muito "mexeu" comigo.
Abraço em Cristo

11:09 da manhã  
Blogger Era uma vez... said...

"O essencial é invisivel aos olhos!!"

Não sei se me fiz entender... Mas ao ler o fantástico texto só me lembrei desta frase.

Deus é tão essencial para mim, que os outros podem não perceber isso... Daí que pode ser invisivel para uns e não para outros...

1:53 da tarde  
Blogger Senzhugo said...

o diálogo está engraçado, só que o conceito de "essencial" não é o mesmo para os 2.

Se me perguntarem se a minha namorada era ou não essencial, eu diria:
"É pois!"
Se me perguntarem se o meu estudo é ou não essencial, eu diria:
"É pois!"
Se me perguntarem se o meu rugby é ou não essencial, eu diria:
"É pois!"

Jo 10,10

8:53 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado eu, Carlota :) vai aparecendo!

1:41 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro JMexia, vi os comentários que fez em postais anteriores aqui e, tal como este, deixaram-me muito curioso em ir visitar os seus blogs. Vou já de seguida! Um abraço e obrigado por mais estes raios de luz,

AVC

1:43 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Cara(o) Era Uma Vez, obrigado pelo comentário e pela simpatia! Concordo plenamente com essas valiosas palavras, que guardo para mim. Um abraço,

AVC

1:45 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Caro Hugo, o diálogo de facto podia estar melhor, mas o que queria dizer é que o essencial é Aquilo que nunca muda, que é desde sempre e será para sempre; o Único que não acaba e que amorosamente nos acompanha. Deus. E o resto? É importante, importantíssimo! Mas só sem Deus é que deixamos de ser gente. Quando não temos ou perdemos outras coisas importantes da nossa vida, quanto a mim, "só" ficamos mais pobres...
Um abraço e muito obrigado pelo comentário!

AVC

1:50 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Grande post, António! Todas as nossas relações e acções são importantes. Mo entanto, todas elas são passageiras. O essencial é dizer sim a Deus, que é eterno. Eis a finalidade/essência de ser livre: dizer sim ou não a Ele, em todos os momentos aqui na Terra, para depois estarmos ou não eternamente com Ele.
Grande Abraço
PBP

11:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home