quinta-feira, novembro 02, 2006

3 de Novembro

Ser santo é fácil porque está ao alcance de todos nós! Mas isto do Amor não deixa de ser complexo. É simples e complexo! E não é simplista, nem é complicado. É complexo porque implica Amor, racionalidade e força de vontade, todas unidas numa complexa e equilibrada teia que tem em vista o mesmo propósito: servir e Amar a Deus. Que é servir e amar o próximo. E a nós em último lugar, no entanto um último lugar que não pode faltar. Enquanto não chega o último lugar, a corrida não fica completa. Sê completo nesta corrida para Deus! Sê cavalheiro, deixa os outros passarem à tua frente. Mostra-lhes o Caminho! Se estiveres aberto a Cristo, tens força para esperar na Terra enquanto Ele quiser e ajudar outros a dar com a "Porta Estreita". A porta é estreita porque o caminho é complexo. Mas o caminho é simples se for levado com Humildade. É simples, porque é "só" aderir a Deus e deixarmo-nos levar como seus Filhos embalados em Seus Braços. É agradecer-Lhe a liberdade que Ele nos dá e pedir ao Espírito Santo que nos conduza na fruição dessa mesma liberdade. Os passáros, símbolos de paz e liberdade, são livres de usar as asas que lhes são dadas. Se as usam, voam pelo Céu, onde encontram a Paz. Como os Anjos que nos acompanham, têm asas e usam-nas. Usemos os nossos talentos, que são as nossas asas para sermos Santos e voarmos para junto do Pai. Somos complexos, sejamos também simples. Ser complicado é enevoar a Verdade e fazê-la mais difícil de entender do que realmente é, e ser simplista é perder parte da essência da Verdade. Tenta fugir à complicação e aos simplismos. Isso sim, desvia-nos do melhor Caminho para a Porta do Céu. Ah, e também não queiras entender tudo, não temos essa capacidade.

Pai Santo, ajuda-nos a descomplicar, a complexificar, a simplificar e a não sermos simplistas! E a sermos Santos conTigo :)


AVC

14 Comments:

Blogger Mike said...

Juro-te que já tinha preparado uma carrada de caracteres que fundamentavam um comentário quase palavra a palavra sobre o que escreveste... apaguei tudo!

Hoje estás obviamente inspirado e não me quero imiscuir na acção do espírito em ti.

Permito-me apenas dizer: Tenta entender tudo! É verdade que nunca serás capaz de o conseguir, mas segundo a lógica do Infinito, apesar disso conseguirás sempre aproximar-te tanto quanto possível d'Ele (segundo Camões, "se a tanto (te) ajudar o engenho (razão) e a arte (acção de Deus em ti)")
Sê audaz!
"Faz-te ao Largo..."!

PS - Também não estou muito seguro do "complexifica"... mas deixo passar :p

2:55 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mike, podias ter escrito tudo! Tenho a certeza que perdemos uma parte do tesouro. Mas continua valioso e muito! Vou tentar responder e não complicar...

Complexifica para poderes simplificar! É um dos lemas que tenho. Significa procurar aprender, entender, crescer...para poder voltar a ser pequenino. Porque pequenino fico maior. Aprender sem peneiras, querer ser maior para ser mais pequeno e só assim ser grande. "Vinde a Mim os pequeninos!" diz o Senhor. Que é como Quem diz... "vinde a Mim os humildes, vinde a mim os fracos!". São Paulo dizia: "Sou forte quando sou fraco". Para mim, ser fraco é saber ser humilde, saber aceitar aquilo que sou. E às vezes é tão difícil! Complexificar, no fundo, é crescer. Mas não esquecer que crescemos para Deus, que chama para junto de Si "os pequeninos"! E crescer com o valor da humildade é crescer na simplicidade, crescer como pequeninos que queremos ser. Parece confuso, mas é só complexo. Só que acho que posso ter escrito de uma forma complicada. Ui, é mesmo difícil falar disto :S

Quanto a tentar entender tudo... sim, mas há coisas que não estão ao nosso alcance perceber. E não devemos desanimar por isso, afinal não somos Deus! Devemos outrossim confiar, Ele só nos quer bem.
Mike, um grande abraço e obrigado por me fazeres pensar Cristo contigo! Ainda vou pensar nisto para casa.

AVC

4:39 da tarde  
Blogger Mike said...

"Quanto a tentar entender tudo... sim, mas há coisas que não estão ao nosso alcance perceber."

Sim, António, mas quais? Acho que através das histórias dos Santos vamos percebendo que Deus se foi revelando, e provavelmente algumas das coisas que incluis nesse "fora de alcance" já foram experimentadas. Se falas do Céu, parece-me óbvio que ninguém nunca vai perceber antes de lá chegar... Mas olha para S. Pio de Pietrelcina e os seus estigmas (como Jesus Crucificado), ou Santa Teresinha e a sua sensibilidade, ou o Beato Pedro Fabro e a sua ordem interior... tocaram Deus, literalmente (ou foram tocados, neste caso é irrelevante).
O Papa (esse homem enorme de quem sou fã, ou como tu dirias, fundamentalista, o que no caso de Bento XVI, dado o seu profundíssimo conhecimento teológico, é a palavra que vem mais a calhar :p) vem-nos lembrar isso mesmo: peçam para conhecer e entender a Deus.

Mas estou para aqui a falar e acho que já percebi o que quisseste dizer... não será tanto um "não tentes entender tudo", mas antes um "não faças depender do facto de entenderes ou não a assunção de Verdade"... será isto?

Quanto ao complexificar... sim, faz todo o sentido se pensarmos o quão difícil é para as pessoas compreender as ideias simples de Jesus. Mas não será isso o mesmo que aprofundar.

Vou-te contar uma história... foi proposto pensar sobre: "No presente, nas contingências do dia a dia - "o que comer, o que beber, o que vestir?" - que significa para mim "... e mediante isto salvar a sua alma."?

Dissertei, dissertei... claro que é importante comer, e andar (bem) vestido, etc... e claro que sei que são preocupações parvas, mas caramba... não me venham dizer que são irrelevantes!
E fiquei com isto na cabeça (confesso que a primeira vez que li a frase só me ria... tentar conjugar o "acordei e vesti-me" ou o "tive fome e comi" com o "mediante isto salvei a minha alma", era de chorar...

Até que houve um belo dia em que acordei bem-dispostíssimo, rotinas habituais, etc... e eis quando senão, dou por mim a olhar para mim a ver o que trago vestido a pensar se já tomei o pequeno-almoço, e então fez-se luz! O texto fez sentido (sim porque entretanto a frase estava enquandrada num texto)! Foi mais do que "percebido", foi experimentado...

Enfim, isto tudo para te explicar que o complexificar me faz alguma confusão quando por vezes percebes que não é complexa a Verdade... se calhar até é demasiadamente simples!

(esticanço...sorry lá!)

5:40 da tarde  
Blogger Mike said...

"Quiçà" simplista, ocorre-me acrescentar!

Enfim, o que sei eu?

5:58 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Caro Mike!
Bem... deixa cá ver se te apanho! Complexo não é antónimo de simples, antes pelo contrário. O complexo e o simples complementam-se muito bem! O contrário de complexo é simplista e o contrário de simples é complicado, e estes contrários é que nos impedem de chegar à Verdade. A Verdade é complexa porque tem uma parte racional que podemos entender através da razão e da lógica, e uma parte sobrenatural à qual chegamos pela fé. "Não queiras entender tudo, não temos essa capacidade" quer dizer isso mesmo, há parte da Verdade que só alcançamos pela Fé, Deus é demasiado grande para caber inteirinho na nossa cabeça. É por isso que confiamos, se soubéssemos tudo sobre Ele já não era um "confiar" genuíno que n'Ele depositávamos. Querermos ser complexos é formarmo-nos como seres racionais e como seres de fé. E arranjar um equilíbrio que nos faça usar de uma e outra ou as duas faculdades consoante a situação! Resumindo, somos complexos e devemos almejar ser mais. Por outro lado, lutar para que essa complexidade não resvale para a complicação. Simplificamos. A Verdade também é simples, como dizes e bem! É simples porque é pura e transparente, como a água viva de que o Pi fala. Também nós, em Comunhão com Jesus que é a Verdade, somos simples e devemos querer ser mais. Mais humildes, mais terra-a-terra. Mais seguidores de Cristo! Mas também temos de ter cuidado para esta simplicidade não cair em... simplismo! Que é simplificar tanto que retiramos conteúdo e essência à Verdade que seguimos. É simples mas é complexo. Espero não ter complicado! É fácil e difícil. Enfim, quase uma confusão! Mike, um abraço e obrigado por esta conversa que me faz crescer,

AVC

10:12 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Mas quanto à história que contas, completamente de acordo! É simples... mas só que foi complexo! Complicar é que é toldar a visão daquilo que é simples. Nada simplista, meu caro! Um abraço,

AVC

10:18 da manhã  
Blogger Mike said...

Resumindo:

Se o complexo vem da certeza que não se explica, mas se sente e experimenta... estou contigo!

Se for outra coisa qualquer, dá-me tempo :p

Grande Abraço

10:24 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Boa! Afinal há uma definição simples de "Complexo" (rir)!! É mesmo isso que queria dizer.

AVC

10:36 da manhã  
Blogger Mike said...

Not so easy gentle boy...

Complexo é algo intelectualmente difícil... a Fé é algo intelectualmente impossível!

Não quero ser maçador, mas existem diferenças. Já não estou contigo outra vez! (Ou talvez não... confirma-se, é complexo!!!)

10:40 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Ena, este post está a dar luta! Ainda bem, faz-me pensar um bocado mais. O Complexo não é a Fé, o complexo é termos a capacidade de admitir que há fé, há razão, e estão ambas interligadas e temos de contar com isso. Há crescimento na Fé que sustenta a Razão e há crescimento na Razão que sustenta a Fé. Há partes de Deus que conhecemos pela Razão, há partes de Deus que conhecemos pela Fé... sem nunca O conhecermos completamente, pelo menos enquanto estivermos na Terra. Mas mesmo assim, há que O conhecer o mais possível! Deus é simples, mas é infinitamente complexo. É que só com Razão e Fé infinitas é que O podemos conhecer em toda a Sua Grandiosidade e Beleza. Como ainda somos finitos, vamos à procura d'Ele o mais possível, sem nos iludirmos a pensar que O vamos conhecer Todo aqui na Terra. Vamo-nos complexificando à medida que descobrimos O Complexo! Somos complexos, mas nunca seremos completamente complexos! E somos simples...
Não sei... o que achas?

AVC

11:02 da manhã  
Blogger Mike said...

Neste preciso momento, e parece-me, plenamente justificadamente, não acho nada...

Mas confio em ti e nas tuas conclusões etimológicas!

Um desabafo: às vezes, quando a Verdade inunda, os "comos", os "porquês" e os "para quês" parecem tão irrelevantes (de tal forma que nem penso neles...), que me leva a pensar se será por aí! Enfim, saudosos momentos esses :)

11:09 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado pela confiança! Mas não sei se sou de fiar. A Verdade inunda-nos, e oxalá fosse sempre assim até morrermos. Mas há momentos de crise, de pôr coisas em causa... e quanto mais complexos e simples formos, mais rocha dura seremos quanto à Fé e à Razão. Um abraço,

AVC

3:20 da tarde  
Blogger Mike said...

Queres mais um pensamento complexo: confio sem perder a capacidade de julgar... sei que parece um contrasenso, mas é mesmo isto!

Como é que se processa... isso agora é, como hei-de dizer: complexo!!!!

Um Abraço simples envolto num Amor complexo para ti :p

3:37 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Mas continua a ser uma grande responsabilidade da minha parte confiares em mim. Mas julgares-me já me descansa um bocadinho. Eheh. Um grande abraço deste amigo que não teve a oportunidade de te agradecer como deve ser tudo o que foste e representaste ser na noite inaciana! Um grande abraço,

AVC

6:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home