quarta-feira, novembro 29, 2006

30 de Novembro

Caro amigo que me lês, conheces os teatros de sombras chineses? Funcionam assim: na parte da frente do palco, tens um pano branco. Na parte de trás, tens um foco. E no meio, passam figuras recortadas de papel que, ao serem projectadas pela luz no pano, ganham formas e dimensão. Quanto mais perto estiverem as figuras de papel do foco de luz, maiores são as suas sombras no pano. Os espectadores, então, só vêem as sombras das figuras a passear no pano, enquanto a história é contada. Está confuso? Então volta a ler este parágrafo, não faz mal. Eu escrevi-o com carinho.

Percebeste como funcionam os teatros chineses? É que, esses mesmos chineses, têm um ditado que diz assim: “O medo é um tigre de papel”. Mas que raio de ditado, podes pensar. Mas se reparares, eles até têm razão. A ideia é a seguinte: tens um problema que te atormenta. Começas a ficar ansioso. Tens medo. Não importa, é normal. Mas o medo vai crescendo, sem razão nenhuma, exponencialmente ou devagarinho, depende dos casos. Mas é sempre um medo. Nem o queres enfrentar. Esse medo é um tigre enorme e monstruoso na tua vida, com dentes afiados e garras enormes, prontas para te magoar (na melhor das hipóteses). Começa a ficar insuportável, então, decides enfrentar o medo. Ganhas coragem. Para ganhar coragem, ou rezas ou bebes umas imperiais. Aconselho vivamente a primeira hipótese. Inspiras bem fundo e, com coragem, sobes ao palco e olhas para trás do pano. A reacção, normalmente, é qualquer coisa como:

- O quê? Este é que era o meu medo? O tigre afinal é só um papelucho! HaHaHaHa!

Percebes a ideia? Tu contra um papelinho? O papelinho que se cuide! Podes fazer dele o que quiseres. Tens é de perceber que ele não passa de um papelinho insignificante, senão... quem toma conta de ti é ele, o medo. O medo é irracional e é sempre ridicularizável. Normalmente, o medo é um medo da verdade. Às vezes, a verdade magoa. Mas uma verdade contada fora do tempo, magoa mais ainda. A verdade liberta-te, o medo prende os teus movimentos. Só a verdade te pode trazer Paz. O medo é sempre um tigre de papel. Enfrenta os medos! Ah, e sê Feliz! Só em Paz é que consegues ser profundamente Feliz. Encontras a Paz quando enfrentas e os teus medos e assim te desfazes deles. Nos teus amigos, por exemplo, acho que podes confiar. Mas se confiares em Deus, garanto-te que nada tens a temer. Com Deus, podes sempre contar, Ele nunca te falta. Ele protege-te como Filho muito amado que és. Na Sua Paz, repousará o teu coração. Basta que te abras a esta Verdade.

Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!” – Papa João Paulo II


AVC

18 Comments:

Blogger Fátima F said...

Simplesmente inspiracional, simplesmente encorajador, simplesmente linda a mensagem, meu querido AVC.

(Te) Vou lendo e me vou impressionando.

Beijo e abraço no teu coração

12:44 da manhã  
Blogger longe de Ti said...

Vou-me impressionando não!!Impressiono-me de uma só vez!
Está um post de vir as lágrimas aos olhos... muito perceptível, muito explicadinho e muito "agarrável" (no sentido em que te podes agarrar a ele e fazeres exactamente o que diz, embora a prática seja sempre mais dificil).
Mas está muito fácil de nos fazer entender o que é o medo e o que devemos fazer face a este!
Enfrentá-lo com unhas e dentes!
Vamos a isso amigos... e se precisarem de ajuda também concordo que é melhor a parte de pedir a Deus do que beber uns copixos de bebidita alcoólica!
Confias nos teus amigos mas Deus também O é! Vamos lhe pedir ajuda para ultrapassar esses medos!Com a Sua ajuda iremos ultrapassá-los de certeza!
Beijinhos em Cristo

9:51 da manhã  
Blogger Mike said...

;)

Não há nada como começar mais um comment com aquela que é já a reacção comum à tua pessoa: O sorriso!

Começas a ficar ansioso.

O medo é um medo da verdade.

A verdade liberta-te, o medo prende os teus movimentos.

Só a verdade te pode trazer Paz.


Isto é tão "eu"!

Grande Abraço

PS - Devias ter assinado... (hope you get it!)

10:01 da manhã  
Blogger Maria João said...

Palavras para quê?

Já disseste tudo. Parabéns pelo post.


beijos em Cristo

10:38 da manhã  
Blogger CristalizArte said...

Querida Gota de Chuva, não é caso para tanto. Mas agradeço-te o beijinho e o abraço, que retribuo! É sempre um gosto ler-te no Amor de Deus, pois é fácil de O descobrir entre o transparente da Água que aqui trazes. Trazes água que é vida, a este sítio que às vezes mete água... Um abraço muito agradecido pelas tuas palavras simpáticas que tocam,

AVC

1:44 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês, ainda bem que gostaste. Fico mesmo contente por ser "agarrável" para ti. Quem não tem medos? Com a ajuda de Deus, percebemos sempre melhor a real dimensão do perigo que corremos ou não. O medo, normalmente é um exagero.

"Quem tem medo do lobo mau?" Cantavam os 3 porquinhos para afastar o medo. Não conseguiram afastá-lo. Só quando o enfrentaram, protegendo-se e acendendo a lareira! (às vezes aparece o fogão). É outra história que nos fala de enfrentar medos, com a luz de Deus presente no fogo que queima e afasta o lobo mau. Quem acende a fogueira? Nós, os porquinhos. Deixamos que Deus se acenda em nós e enfrentamos o medo. Um beijinho!

AVC

1:50 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Grande Mike, obrigado por mais este comentário. Fico contente por te ter agradado, não é fácil. EhEh. O que só me dá "pica" para tentar fazer melhor! Assistência exigente dá nisto.
Assinado como? I did not get it!
Um abraço!

AVC

1:53 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado Maria João, é óptimo receber-te aqui. De longe que disse tudo. O post fica mais completo com a tua visita e as outras. Um beijinho!

AVC

1:54 da tarde  
Blogger Mike said...

Pena... quando li pareceu-me logo um comentário típico de um herói lá dos mares da China ;)

Se a proposta fosse agradar-me, bastaria uma cheesecake e um copo de coca-cola LOL

Graças a Deus, a proposta é bem maior e partilho da felicidade de estar de acordo contigo... só pode ser Verdade ;)

2:05 da tarde  
Blogger xana said...

De facto, AVC... muito "agarrável" mesmo!

agarrável, agradável, confortável, formidável, ...
e abraçável! ;)))

2:57 da tarde  
Blogger Era uma vez... said...

"Enfrenta os medos!" coisa difícil mas depois deste teu post meu querido AVC, posso começar a enfrentá-los de uma maneira melhor, sem aquela frase: "Não sou capaz!" ou "Não vou conseguir!"

Grd beijinho e cada vez estou mais impressionada com o que escreves... Agora só falta fazer um livro! Do estilo, "Não há soluções, há caminhos!" Não ponhas MESMO esta ideia de parte! Tenho a certeza que terias o apoio de muita gente:P

6:10 da tarde  
Blogger joaquim said...

Mais uma vez António nos enches de paz e serenidade. Obrigado!

«Às vezes a verdade magoa.»

É verdade, sobretudo a verdade sobre nós próprios que o coração nos mostra e tantas vezes a cabeça rejeita, ou quer rejeitar.

Abraço em Cristo

6:14 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Xana, obrigado...
Tenho ido muito ao teu portinho, buscar um bocadinho de abrigo e paz. Tem-me sabido mesmo bem, como sempre. Um beijinho e obrigado pelas palavras e amizade tão boas. Um abraço em Cristo,

AVC

7:59 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Amigo Mike, Coca-cola e cheesecake? Fica registado. :)
Um abraço!

AVC

8:00 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Querida Inês,
Podemos conseguir sempre, basta contarmos com Deus e deixarmos que Ele nos ajude. O livro é sempre um projecto complicado, que precisa de muitos cuidados que obviamente não temos aqui, no dia-a-dia. Mas já prometemos pensar nisso! Um grande beijinho e obrigado por tudo! Força!

AVC

8:04 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Obrigado Joaquim, que bom que gostas. Isso que lembras é importantíssimo. Não nos rejeitarmos, aceitarmo-nos. E depois amarmo-nos para poder amar os outros. E a Deus, acima de todas as coisas! Um abraço! Ler-te é sempre uma oração, sabias? Obrigado.

AVC

8:07 da tarde  
Blogger CristalizArte said...

Por favor continuem a rezar pela nossa Amiga T. ... ela precisa muito das nossas orações. Não sabemos ainda o que tem, mas tudo indica que pode ser mesmo grave. Ela é óptima pessoa, óptima amiga e óptima cidadã. Quem a conhece, gosta muito dela. E faz mesmo falta na nossa vida, e de que maneira. Se puderem, peçam pelas suas melhoras, para que não seja nada de grave, e que o Pai lhe conceda esperança e alegria... que é o que ela sempre teve, e que é o que ela mais precisa neste momento. Obrigado amigos e desculpem a insistência. É mesmo importante. Um abraço a ti, que vais rezar pela T.,

AVC

10:50 da tarde  
Blogger Fátima F said...

Querida T, estás nas nossas orações...estou a pedir por ti minha querida irmã. Que estejas bem, que fiques bem, e que Deus te abrace bem forte.

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home