terça-feira, janeiro 02, 2007

Pensar Cristo

Meu Amigo que nos lês:
Para começar, peço-te desculpa por te tratar por "tu" desde o princípio. Foi apenas uma maneira de te mostrar como queria e podíamos ser cúmplices. E fomos, e somos! Pelo menos assim o sinto. Graças a Deus e graças a ti.
O "Pensar Cristo" foi este projecto que vês e que começou há exactamente um ano com o Pedro e eu próprio. Pretendiamos lançar um desafio diário a quem por aqui passasse e nos lesse. Sim, porque a oração é muitas vezes um desafio. Todos os dias uma oração, todos os dias um pensamento por Cristo. Deus é Amor, e "Pensar o Amor" é por vezes difícil. O Amor é tão mais fácil de sentir... Mas pronto, missão para um ano, missão comprida, missão cumprida!
Percebi melhor que preciso que Deus tenha lugar na minha vida diária, mesmo nos dias que à partida não me apetecia ou não dava jeito escrever. Percebi que não vale a pena ter preguiça para rezar, às vezes é só um não nos querermos confrontar. Confrontar-nos é bom, mas mesmo que não queiramos, não precisamos de fugir à oração. Uma excelente oração pode ser simplesmente fazeres companhia a Jesus, sem mais nada, apenas estando ao Seu lado, respirando e saboreando o mesmo ar.
Depois da oração, que nos alimenta, porque não levar Cristo no trabalho e no estudo? Porque não fazê-Lo presente entre os nossos amigos? Porque não ir ao encontro d'Ele no desconhecido que precisa sempre de nós? Penso que assim se transforma uma vida de oração na oração que é a vida. Todos somos chamados à Santidade, muitas vezes repetimos ao longo deste ano de 2006 que passou. Mas não é nada impossível, está mesmo à mão de nos semearmos... e de nos cultivarmos!
O Caminho. Este Caminho de Santidade é feito de pequenos passos que damos todos os dias, se quisermos, e de grandes saltos que às vezes damos. Um Amor que se constrói na Fé e na Razão. Uma inecessante busca da nossa autenticidade, daquilo que somos e daquilo que queremos ser. É um pesquisar de onde vimos e um permanente querer a Deus, notando que Ele nos acompanha. É ir à Missa e fazer a Missa estender-se por toda a semana, não a restringindo apenas àquela hora de Domingo. É perdoar e saber pedir perdão, humildemente. É comungar Jesus com o Mundo inteiro, abraçando o Seu Corpo com o nosso, que por momentos se torna Sacrário. É saborear as maravilhas do Mundo sem esquecer que o Céu anseia por nós. O Céu espera-nos, por isso esperemos também o Céu. E esperar não é ficar de braços cruzados, é lutar por isso! Lutar com Paz, e pela Paz. Com Fé, Esperança e Caridade. Cumprindo os Mandamentos e agindo em consciência e sentindo.
Não é assim tão difícil, nós somos naturalmente bons e conseguimos chegar lá. Felizmente, temos a Igreja que nos ajuda a perceber melhor o Caminho. Não percas muito tempo a duvidar da Igreja, se te apetece duvidar não precisas da Igreja para isso. A Igreja é Santa, o que nos poupa a muitas dúvidas. Os Santos às vezes erram, claro, mas sabemos que o seu Caminho vai dar a Deus. És membro da Igreja, fazes parte de um corpo Santo. Como vês, também dentro da Igreja és chamado a ser Santo!
Meu Amigo, racionalizar o Caminho é bom, mas não deve ser em demasia, para não deixares de sentir, que é tão bom. Consola conhecer e perceber Jesus, mas consola ainda mais sentir Jesus. Para isso tens de te abrir a Ele. Digo-te que o encontro muitas vezes em ti. Sim, em ti! E também nas maravilhas da criação, que é como que a impressão digital de Deus no meio de nós. Como tantas vezes me ouviste repetir, em cada pedacinho de criação, há um recado de Amor de Deus para nós! No silêncio e nos sorrisos, no barulho e nas tristezas, encontramo-Lo sempre se tivermos a graça de estarmos atentos.
"O viajante que transpõe a montanha, seguindo a direcção de uma estrela, se se deixar absorver em demasia pelos problemas da sua escalada, arrisca-se a esquecer a estrela que o guia."
Antoine de Saint-Exupéry, Carta a um Refém
Este foi o projecto "Pensar Cristo", que acaba hoje e aqui. Muitos agradecimentos são devidos e gostava de posteriormente os personalizar. Os comentários que aqui nos deixaram são autênticas pérolas de sabedoria e amizade. Também as pessoas que convidámos aqui merecem a nossa oração e o meu aplauso agradecido, deste que vos admira. Mas o meu agradecimento agora é para ti, meu grande amigo Pedro. Um Caminho que fizemos aqui e que continuamos a fazer na vida a sério. Sem a tua presença, este lugar seria muito menos mágico! Obrigado por tudo, a ti que tantos tesouros devo, sendo o maior o de esta Amizade em Cristo que tanto prezo.
Obrigado agora, outra vez a ti meu amigo que me lês agora. Rezo por ti, que Deus te abençoe nos teus projectos e sonhos. Quanto a mim, outros projectos virão e estou certo que me encontrarás noutros recantos da Internet, e espero que também na vida, que é ainda melhor! É um prazer "Pensar Cristo" contigo!
Um abraço apertado para ti, querido amigo que levo em (c)oração,
António
Deixo o meu e-mail para quem quiser contactar: antvcruz@hotmail.com