sábado, outubro 07, 2006

4 de Outubro

Ia com Ele grande multidão de povo. Jesus, voltando-Se, disse-lhes:" Se alguém vem a Mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até a sua vida, não pode ser Meu discípulo. Quem não leva a sua cruz e não Me segue não pode ser Meu discipulo." São Lucas, 14, 25-27

Certamente que é uma das passagens do Novo Testamento mais difíceis de entender. Nesta página, vem uma nota a dizer que odiar, em hebraismo quer dizer "renunciar ao amor de". Percebo de uma maneira tosca. Um homem ao encontrar um tesouro, vende tudo quanto tem para comprar o terreno onde está esse tesouro. É uma parábola bíblica. Sem dúvida que é difícil de perceber. Senhor, dai-nos luz para irmos até a Ti.
PBP

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Senhor dá-me força e iluminai me com o Espirito Santo de maneira a perceber o que me dizes, a abrir os meus olhos, a ouvir com os Teus ouvidos.

12:47 da manhã  
Blogger Mike said...

Não sei bem se a expressão "vende tudo o que tem" atenua o impacto do "odeia seu pai, sua mãe, suas irmãs" :p ... mas percebi o que querias dizer.

O que quer que seja, só faz sentido em Deus... eu acredito que a parábola "termina" com um: Quem leva a sua cruz e Me segue, é meu discípulo e amará a todos como irmãos (nem mais a uns, nem menos a outros)!

Acho que vejo o ódio (renúncia de amor) como o grão de trigo: é preciso matar os sentimentos pequenos (ainda que aparentemente nos falem de amor) para deixar nascer o Grande Amor de Deus em nós.

Mas lá que é difícil é. Mas as parábolas existem para isso mesmo... não vão os outros perceberem e ser-lhes entregue o Reino dos Céus.

12:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home